Junho sangrento: São Luís registra 26 homicídios em 17 dias

homicidio.jpgAtenta ao notiário policial, uma fonte deste blog alerta que foram registrados 26 homicídios em São Luís entre o dias 1º e 17 deste mês. Com forte ligação no meio policial, o informante se diz preocupado com a onda de assassinatos e cobra providências urgentes das autoridades.

A preocupação é mais do que justificada. Ao extrairmos a média, temos como resultado a ocorrência de 1,5 homicídio por dia na região metropolitana de São Luís.

Coincidência ou não, a onda de assassinatos ocorre justamente durante a greve de policiais civis, iniciada há 22 dias, período em que agentes e escrivães têm se recusado a registrar ocorrências nas delegacias.

Sabe-se que a segurança ostensiva não é trabalho da Polícia Civil. Portanto, em primeira análise, não há relação entre os sucessivos homicídios e o movimento grevista. Porém, é inegável que ao tomar conhecimento da paralisação de uma força policial, os bandidos sentem-se estimulados a agir com mais freqüência e maior grau de violência.

Outro fator que não pode ser descartado é o remanejamento de parte do efetivo da Polícia Militar das ruas para garantir a segurança no Complexo de Pedrinhas, uma vez que os agentes penitenciários também estão de braços cruzados.

A ausência da guarnição que antes permanecia diariamente na avenida Camboa, local onde é registrado alto índice de criminalidade, tem sido vista como conseqüência da priorização da segurança penitenciária em detrimento do combate à violência nas ruas.

Enfim, o banho de sangue tem suas razões e as autoridades sabem quais são.  

Tentativa de fuga em Pedrinhas ganha repercussão nacional

A tentativa de fuga registrada na madrugada de hoje no Complexo Penitenciário de Pedrinhas ganhou repercussão nacional. O site de notícias G1, do globo.com, deu destaque à notícia. Confira a seguir:   

Detentos tentam fugir de presídio em São Luís

Presos quebraram celas de bloco do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Policiais Militares notaram movimentação e conseguiram impedir fuga.

Do G1, em São Paulo, com informações da TV Mirante

Presos de uma das unidades do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, tentaram fugir na madrugada desta quarta-feira (18). Segundo agentes penitenciários, por volta das 4h, os detentos quebraram as celas de um dos blocos do presídio e pretendiam libertar os outros presos.

Policiais Militares notaram a movimentação e conseguiram impedir a fuga. Um preso foi ferido pelos próprios detentos e levado para um hospital da capital maranhense. A situação no Complexo Penitenciário está controlada.

O presídio é vigiado por militares. Agentes e policiais civis de São Luís estão em greve há 22 dias.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima