Após ser barrado no Ceprama, Boi da Maioba não se apresentará mais em arraiais patrocinados pelo Governo do Estado

maioba.jpgO presidente do Boi da Maioba, José Inaldo Ferreira, decidiu cancelar todas as apresentações que a brincadeira faria até o fim da atual temporada junina em todos os arraiais patrocinados pelo Governo do Estado. José Inaldo ficou indignado porque o boi foi impedido de se apresentar no Ceprama, na madrugada do último domingo, por ter chegado atrasado ao arraial.

A apresentação do Boi da Maioba estava marcada para 1h e encerraria a programação daquela noite, no Ceprama. Antes, o presidente decidiu que a brincadeira dançaria por meia hora no Arraial da Liga de Bumba-Bois, no Aterro do Bacanga, distante poucos metros dali.

Preocupado com a apresentação seguinte, o dirigente enviou um emissário ao Ceprama para informar que a brincadeira já estava a caminho. Terminada a breve apresentação no Arraial da Liga, a Maioba seguiu com sua multidão de adeptos para o local do outro compromisso, mas, ao tentar adentrar o espaço, o boi se deparou com os portões fechados e com o som desligado.

Irredutível aos apelos do público, da diretoria e dos brincantes da Maioba, a pessoa que se apresentou como responsável pelo arraial chegou a afirmar que a ordem de probir a entrada do batalhão partira do secretário estadual de Cultura, Joãosinho Ribeiro. Depois, descobriu-se que a iniciativa foi dos próprios organizadores do terreiro.

A ausência do Boi da Maioba nos arraiais do Estado, com certeza, será lamentada, já que o batalhão é, incontestavelmente, o mais popular do Maranhão, capaz de arrastar milhares de brincantes por onde passa. Se o clima nos terreiros juninos patrocinados pelo governo já não tem sido dos mais animados, imagine agora, com a exclusão do grupo folclórico de maior peso do São João maranhense.  

Sem o brilho do principal batalhão de bumba-boi do estado, o São João da Maranhensidade, expressão cunhada pelos especialistas em cultura do governo Jackson Lago para denominar o desmonte da festa mais popular do folclore local, consolida-se como o fiasco da temporada.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima