Mesmo demitido, cunhado de Telma Pinheiro continua dando as cartas na Secid
Mesmo depois de ter sido exonerado por força da súmula vinculante aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) proibindo a contratação de parentes de membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o ex-superintente de Habitação da Secretaria de Cidades e Infra-Estrutura (Secid), Marcelo Nagai, continua mandando e desmandando no órgão.
Cunhado da secretária Telma Pinheiro, ele mantém forte influência no órgão, principalmente no que se refere à aplicação de recursos para construção de casas populares. Matéria publicada semana passada por este blog revelou o rompimento, pela Secid, de dois contratos que previam a construção de 526 unidades habitacionais para famílias de baixa renda em São Luís. O assunto é de competência exclusiva da área até pouco tempo chefiada por Nagai e os problemas no processo demonstram que a situação no setor não anda bem.
A versão oficial é de que a construtora contratada havia descumprido a lei de licitações, que prevê o rompimento de contratos dessa natureza em caso de não execução total ou parcial obras públicas, de não cumprimento de cláusulas ou seu cumprimento irregular e por atraso injustificado da obra, serviço ou fornecimento. Mas, uma uma fonte com trânsito livre no órgão informou que em alguns contratos desse tipo a Secid simplesmente tem deixado de dar sua contrapartida financeira à verba destinada pelo Governo Federal.
A ação de Nagai tem incomodado donos de construtoras supostamente pretedidas em contratos para execução de obras custeadas pelo Governo do Estado. Este blog já recebeu várias denúncias de favorecimento de um pequeno grupo de empreiteiras, agraciadas com contratos milionários na pasta comandada por sua cunhada.
As denúncias de desmandos de Marcelo Nagai na Secid vêm desde a época em que Telma Pinheiro assumiu o cargo. Além dele, a secretária emprega o irmão Raimundo Santos Pinheiro (chefe de gabinete), a irmã Zilmar Pinheiro Rodrigues (assessora especial) e a sobrinha Isabelle Cristhine Pinheiro Rodrigues (secretária executiva). Da família, foram nomeadas também Débora Porto Pinheiro e Ana Helena Pinheiro Gomes.
Comentários