Maranhão ignora Semana Nacional de Trânsito
Até o momento, nenhum órgão público do Maranhão anunciou a realização de atividades alusivas à Semana Nacional de Trânsito, aberta nesta quinta-feira, em todo o país, com o tema “A Criança e o Trânsito”. Ao contrário de outros estados, onde haverá vasta programação, com palestras, blitze educativas e caminhadas, no Maranhão, de forma inexplicável, a semana aparentemente passará em branco.
O Departamento Nacional de Trânsito criou uma página específica com informações sobre o evento em todo o Brasil (http://www2.cidades.gov.br/renaest/inicio.do). O site traz notícias sobre ações em vários estados, menos o Maranhão. No Piauí, por exemplo, será lançado um vídeo educativo e até o próximo dia 30 haverá encenação de peças teatrais, palestras, panfletagens, entre inúmeras outras atividades. No Pará e no Tocantins, a programação também será extensa.
Na contramão do resto do país, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), vinculada à prefeitura da capital, não informam em suas páginas na internet nenhuma atividade alusiva à semana. E o que é pior: os dois órgãos só têm ganho destaque na mídia por episódios negativos, como conflitos durante exames de direção, panes em semáforos e pelo aumento assustador do número de acidentes.
Envolvidos muito mais em sucessivos problemas administrativos e, no caso específico do Detran, em denúncias de irregularidades, os dois órgãos perdem a oportunidade de melhorar a imagem desgastada que vêm cultivando.
Comentários