Othelino Neto demite a mãe da chefia de gabinete da Sema
O secretário estadual de Meio Ambiente, Othelino Neto, demitiu a mãe, Yolete Maria Gomes Alves, do cargo de chefe de gabinete da pasta. A exoneração foi motivada pela Súmula Vinculante nº 13, aprovada em 29 de agosto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com a qual a mais alta Corte do Poder Judiciário brasileiro pretende exinguir o nepotismo da administração pública.
Além da mãe, Othelino exonerou Wallace Alves Oliveira, que, pelo sobrenome, provavelmente mantém laço familiar com o titular da secretaria. Em substituição à mãe, Othelino nomeou chefe de gabinete Érika Oliveira Maia Pontes, que antes exercia o cargo de Auxiliar de Serviços na Sema.
Othelino Neto é o mais novo membro da atual gestão a exonerar um parente. Antes dele, os secretários Aziz Santos (Planejamento), Telma Pinheiro (Cidades e Infra-Estrutura) e José Azzolini (Fazenda) e o próprio governador Jackson Lago haviam adotado a mesma medida, pressionados pela súmula anti-nepotismo.
As sucessivas exonerações mostram que a determinação do STF promoverá uma verdadeira varredura no governo Jackson. Ao que tudo indica, a devastação está só começando.
Comentários