Superintendente de Polícia da Capital quer trocar segurança pela magistratura

hagamenon.jpgO superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Hagamenon de Jesus Azevedo, quer trocar de carreira. Ele foi um dos aprovados na primeira etapa do concurso de juiz promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, cuja lista de classificação foi divulgada hoje. No cargo desde a ascensão de Eurídice Vidigal ao comando da segurança, ele já passou por momentos difíceis na conturbada gestão da chefa.

Coube a Hagamenon, por exemplo, mediar a crise provocada pelas denúncias de má aplicação de recursos da pasta, feitas pelo ex-delegado-geral da Polícia Civil Jefferson Portela. Desde que estourou o conflito, o superintendente mostrou-se solidário ao colega. Mesmo assim, foi mantido no cargo, por sua eficiência e por gozar da confiança da secretária.

Oriundo da turma de delegados que ingressaram na Polícia Civil do Maranhão em 1997, no primeiro mandato de Roseana Sarney, Hagamenon Azevedo já exerceu outras funções importantes na área da segurança. Já integrou a equipe da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) e chefiou a Delegacia Regional de Imperatriz. Também presidiu o inquérito que investigou a morte do prefeito de Buriti Bravo, João Leocádio, ocorrida em 2005.

Sua tentativa de ingressar na magistratura abre a possibilidade de perda de um dos profissionais mais bem preparados da segurança do Maranhão. Além disso, é um indício de que ele não se sente à vontade para atuar em uma gestão marcada por sucessivos desacertos, como a de Eurídice Vidigal.       

Chico Leitoa deixa cargo no governo Jackson e é substituído pelo próprio filho

leitoa1.jpgO ex-prefeito de Timon Francisco Rodrigues de Sousa, o Chico Leitoa (foto), deixou a direção geral do Departamento Estadual de Infra-Estrutura de Transportes (Deint) e foi substituído por ninguém menos que o seu filho, o ex-deputado federal Luciano Leitoa (PSB).

O novo diretor-geral assumiu oficialmente o cargo no último dia 1°, como informa a edição do Diário Oficial do Estado do dia 28 de novembro. Derrotado pela prefeita Socorro Waquim (PMDB) na última eleição em Timon, Luciano Leitoa não vinha ocupando cargo público algum até herdar o posto do pai.

Órgão estadual com atribuição de recuperar e construir estradas, entre outras obras rodoviárias, o Deint tem orçamento superior à maioria das secretarias do governo Jackson Lago. Com a troca de comando entre pai e filho, esses recursos continuarão sendo geridos como se fossem o capital de um negócio familiar.         

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima