Moda do trote violento chega a São Luís
A foto acima é de autoria da repórter fotográfica Flora Dolores, de O Estado do Maranhão, e mostra estudantes recém-admitidos na Universidade Federal do Maranhão(UFMA) sujos com tintas, amido de milho (maizena), ovos e outros produtos. Apelidado de trote, o ato, cometido por alunos veteranos, transforma-se em covardia quando envolve violência.
Foi justamente o que aconteceu esta semana com uma turma do curso de Ciências da Computação. Movidos por mau gosto e senso de crueldade extremos, acadêmicos mais antigos invadiram uma sala em plena aula e passaram a jogar produtos químicos nos calouros. Alguns chegaram a passar mal. O gesto causou reações indignadas de pais e foi condenado pela administração superior da UFMA.
Algumas providências para coibir a repetição desses atos já foram tomadas. Uma delas partiu dos próprios alunos, que decidiram limpar a sala depredada durante o trote. A instituição de ensino também ameaça aplicar penas de suspensão nos autores. Enfim, qualquer iniciativa nesse sentido pode evitar conseqüências mais graves, como ferimentos e mortes ocorridos em universidades do sul do país.
Comentários