“Empresários pressionam por aumento de passagens de ônibus”, diz secretário de Transportes
O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Ribamar Oliveira (foto), revelou que os empresários do setor rodoviário urbano e semi-urbano de São Luís estão exercendo forte pressão para que a Prefeitura conceda reajuste da tarifa de ônibus. Ele afirma que esse propósito está por trás da intransigência do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) em negar reposição salarial a motoristas, cobradores e fiscais, que devido à recusa dos patrões iniciarão uma greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 19.
Apesar da pressão, Oliveira está irredutível e assegura que a tarifa do transporte coletivo continuará a mesma praticada há cinco anos. “A pressão é enorme, mas não podemos penalizar a população por causa de um conflito entre patrões e empregados”, assinala. Em relação à greve, ele informa que a SMTT se empenhará para que haja um acordo entre as duas partes para evitar a greve. “Se isso não for possível, faremos todos os esforços para manter o percentual da frota garantido por lei, a fim de amenizar os transtornos à população”.
O secretário classificou como inoportuna a reivindicação de reposição salarial feita pelo Sindicato dos Rodoviários, argumentando que neste período de crise o foco deve ser a manutenção dos empregos. “Não é hora de falar em reajuste de salários, pois o Brasil e o resto do mundo atravessam profunda recessão econômica. A entidade deveria estar lutando, sim, pela manutenção dos empregos, pois muitos postos de trabalho já desapareceram”, observou.
Foto: Flora Dolores/O Estado do Maranhão
Comentários