Bulcão: “São Luís precisa de uma biblioteca moderna; ‘Benedito Leite’ deve virar museu”
A presença do secretário estadual de Cultura, Luís Henrique Bulcão, em um evento comunitário realizado no último sábado, no Monte Castelo, foi marcada por declarações que, com certeza, repercutirão no meio artístico e até mesmo na seara política. A conversa descontraída, de mais de duas horas, foi entremeada por assuntos de extrema seriedade, alguns até espinhosos. Demonstrando uma franqueza fora do comum, Bulcão declarou que, atualmente, o Centro já não é um local apropriado para a Biblioteca Benedito Leite e que a cidade precisa urgentemente de uma biblioteca moderna, instalada em um ambiente onde não haja a agitação da Praça Deodoro e arredores. O secretário foi duro com o cantor Tutuca, que recentemente se envolveu em uma briga com o compositor Ronald Pinheiro, e criticou a postura política do também compositor César Teixeira por sua atuação partidária em favor do governador cassado Jackson Lago (PDT).
Dividida em tópicos, parte da conversa é reproduzida a seguir:
Biblioteca
“Há muito tempo, o Centro não é um local apropriado para a Biblioteca Benedito Leite. Hoje, aquele ambiente já não serve mais para pesquisas por causa da agitação típica das áreas urbanas. Além do mais, o fato de o prédio ser tombado pelo patrimônio histórico nacional inviabiliza algumas adaptações e reformas que pretendemos fazer no imóvel. São Luís precisa, urgentemente, de uma biblioteca moderna, com recursos tecnológicos, instalada em um local sossegado, silencioso. Quanto à ‘Benedito Leite’, poderíamos transformá-la em uma espécie de museu ou memorial”.
São João
“Apesar das dificuldades financeiras que o governo atravessa neste momento, principalmente por causa da irresponsabilidade da gestão passada, o São João vai sair. É a maior festa do Maranhão e nos empenharemos para oferecer a melhor programação. O governo anterior deixou um rombo de cerca de R$ 20 milhões e teremos que nos desdobrar para realizar não só os festejos juninos, mas todos os eventos da área cultural”.
Tutuca
“Em minha gestão o Tutuca não ganhará nada, está fora. A briga com o Ronald (Pinheiro, compositor) mostrou o quanto ele estava engajado politicamente com o grupo que faz oposição ao nosso. O episódio em que ele agrediu o Ronald, em pleno Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, foi uma prova disso. Sem falar que a música que ele faz é de qualidade duvidosa e poucas são as pessoas que conhecem. Não é igual ao trabalho do irmãos dele, Marcelo (Carvalho, instrumentista), que é um músico de talento inegável”.
César Teixeira
“Considero infeliz a postura do César Teixeira (compositor) no período que antecedeu a cassação do ex-governador. Ele chegou a transformar sua música ‘Oração Latina’ em uma espécie de hino no acampamento batizado de ‘Balaiada’. Se o César tem visão política antagônica ao atual governo, deveria, ao menos, se abster, pois em vários momentos já precisou de ajuda do grupo que costuma atacar. Ou será que ele não lembra da época em que foi amparado por Roseana Sarney, no Rio de Janeiro, quando enfrentava grave problema de saúde, na década de 70?”
Corrupção
“A corrupção foi notória no governo passado. Um dos que mais é responsabilizado pela sangria dos cofres públicos é o ex-secretário de Meio Ambiente Othelino Neto (hoje secretário de Governo de João Castelo). Mas, na minha opinião, as ‘pancadas’ que ele leva da imprensa são desproporcionais ao que ele faturou para si. Na maioria dos episódios em que Othelino aparece envolvido, o maior beneficiário não foi ele”.
Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão
Comentários