Lula tem viagem agendada ao Maranhão para o próximo dia 28
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou para o próximo dia 28 sua segunda viagem ao Maranhão em menos de três meses. Dessa vez, participará da solenidade de inauguração de três unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), antigo Cefet. Em 5 de maio deste ano, o presidente esteve em São Luís e sobrevoou alguns municípios do interior do estado atingidos pelas enchentes. Na ocasião, anunciou recursos para a recuperação das áreas inundadas.
As três escolas, localizadas em São Luís, Zé Doca e Buriticupu, já estão em funcionamento, abrigam quase 1.400 alunos e têm em sua grade cursos voltados para o trabalho na refinaria premium que a Petrobras instalará em Bacabeira.
Oficialmente, a assessoria do presidente confirmou que ele marcará presença na inauguração da unidade do IFMA de Zé Doca. De lá, comandará, por teleconferência, as solenidades que marcarão o início das atividades dos núcleos de Buriticupu e São Luís, este último localizado no Centro Histórico.
A nova viagem do presidente ao Maranhão é resultado de uma articulação feita pelo reitor do IFMA, José Costa, que há mais de um ano vinha se empenhando, por meio de contatos em Brasília, para fazer com que o presidente inaugurasse pessoalmente as primeiras três unidades maranhenses da instituição de ensino tecnológico.
Convênio
Por meio de sua Assessoria de Comunicação, o IFMA informou estar pleiteando a assinatura de um convênio com o Governo do Estado com vistas a oferecer cursos específicos para as diversas atividades que serão desempenhadas na refinaria da Petrobras. Com esse objetivo, já finalizou um projeto, que aguarda financiemento.
A concretização do convênio depende do aval da administração estadual. Segundo a assessoria do IFMA, já sinalizaram positivamente à iniciativa os secretários estaduais de Planejamento, Gastão Vieira, e de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão.
Foto: Biaman Prado/O Estado do Maranhão
Comentários