Possível erro no censo pode trazer risco governamental para São Luís
O alerta foi feito pelo presidente da União Brasileira dos Municípios (Ubam), Leonardo Santana (foto), e vale para São Luís. Em caso de erro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na contagem populacional, várias prefeituras perderão fatias significativas de repasses constitucionais, o que poderá comprometer as respectivas gestões.
A estimativa divulgada no último dia 14 pelo IBGE revelou que a capital maranhense tem 997.098 habitantes, contrariando a expectativa predominante de que o contingente populacional da cidade já havia atingido a casa de 1 milhão. O número contrariou políticos e vários outros segmentos da sociedade, que passaram a questionar os métodos de contagem adotados pelo órgão.
Preocupado com a situação, o presidente da Ubam advertiu que se não houver a revisão do censo, muitos municípios perderão receita e estarão sujeitos ao risco governamental. Em outras palavras, será difícil para os prefeitos custear todas as despesas de suas administrações, o que refletirá diretamente na qualidade de vida dos habitantes.
Leonardo Santana aponta a revisão da estimativa feita pelo IBGE como único meio de reverter eventuais prejuízos ocasionados por uma contagem equivocada às gestões municipais. Seguindo o conselho, a Prefeitura de São Luís já entrou com uma ação pedindo a rechecagem dos números.
Comentários