14 de outubro de 2009
3 Comentários
O procurador-geral do Município, Francisco Coelho Júnior (foto), convocou uma entrevista para a tarde de hoje na qual pretende esclarecer a polêmica causada pela divulgação de que São Luís atingira a casa de 1 milhão de habitantes por conta de uma decisão proferida pela Justiça Federal em favor da Prefeitura São Luís. A princípio, Coelho Júnior concederia uma entrevista coletiva, mas, posteriormente, a Secretaria Municipal de Comunicação informou que ele atenderá cada veículo individualmente, o que causou estranheza nas redações.
Não se sabe que argumentos o procurador apresentará à imprensa em sua tentativa de esclarecer a situação. Mas, certamente, terá que trazer dados convincentes para desfazer a impressão de que cometeu uma trapalhada ou de que agiu de má-fé. Isso porque o prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva, foi taxativo ao dizer que as informações prestadas por ele à imprensa são falsas.
Na entrevista que concedeu ontem, Luís Fernando esclareceu que a decisão judicial que elevou o montante destinado à Prefeitura de Ribamar pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) não envolveu a inclusão no território ribamarense de bairros limítrofes antes considerados como pertencentes a São Luís. Assim, enfatizou o prefeito, com a nova decisão, não houve alteração do número de habitantes da capital, seja para mais, seja para menos.
Assessoria
Uma fonte com trânsito livre nos principais gabinetes da prefeitura atribuiu ao ex-superintendente regional do IBGE, Pedro Guedelha, a informação de que houvera aumento populacional na capital. Nomeado assessor especial do prefeito João Castelo, Guedelha teria orientado o procurador a repassar as informações. A mesma fonte acusa o ex-superintendente do IBGE de nutrir antipatia pelo prefeito de São José de Ribamar, o que o teria levado a agir dessa forma.
A polêmica está só no começo, mas os interesses que a movem começam a ficar visíveis. O desenrolar dos fatos revelarão a real motivação do conflito.
Foto: arquivo/O Estado do Maranhão
Comentários