Confirmado: Deivison deixará a Semdel; substituto já foi indicado por Pereirinha

O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), já fechou questão: o secretário municipal de Desportos e Lazer, Deivison Franklin Sousa (foto), deixará mesmo o cargo, em mais uma etapa da reforma administrativa que vem sendo processada de forma gradativa pelo chefe do Executivo municipal. Coube ao presidente da Câmara de Vereadores, Isaías Pereirinha (PSL), indicar o substituto, que será ninguém menos que seu chefe de gabinete, Carlos Silva Goiabeira.

Emplacado no cargo pelo deputado federal Cléber Verde (PRB), Deivison Franklin vem sendo incluído sucessivamente em todas as listas de auxiliares a serem demitidos por Castelo. Da mesma forma, comenta-se insistentemente nos bastidores as supostas manobras de Pereirinha para reassumir o controle da Semdel, pasta que chefiou na gestão do ex-prefeito Tadeu Palácio. 

Como prêmio de consolação, Deivison deverá assumir o comando do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), comando até agora por Guilherme Abreu.

Notas

Castelo chorou

O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), foi às lágrimas durante solenidade em homenagem ao Dia do Funcionário Público, realizada na última quarta-feira, na Associação Comercial do Maranhão. Recordou os tempos difícieis de juventude, quando, aos 16 anos, após a perda do pai, já trabalhava como auxiliar na Prefeitura de Caxias, sua terra natal.  Nada mais nobre, mas não custa lembrar ao prefeito que o atraso dos salários de 2.300 servidores contratados pela Prefeitura é digno da mesma comoção.

Influência?

Acaba de assumir como secretário adjunto de Administração e Finanças da Secretaria Municipal de Saúde o jovem Rafael Mendonça Oliveira, de apenas 23 anos. Ele substitui Helder Rodrigues, demitido em meio a acusações de desavenças com credores da pasta. Nos bastidores da gestão municipal, Rafael é apontado como a mais nova indicação da deputada estadual Gardeninha Castelo (PSDB), que seria tia da sua namorada. Na foto, tirada em um momento de descontração, há quatro meses, ele aparece ao lado da parlamentar e da sogra.

Licença

O vereador Albino Soeiro (PSC) deverá se licenciar do cargo por 120 dias para tratamento de saúde. Em seu lugar, assumirá o primento suplente, Dr. Ubirajara Ramos, que já acionou seus assessores para comunicar que ocupará a cadeira na Câmara Municipal a partir da próxima terça-feira. Em conversações com Albino, Ramos garantiu que, uma vez empossado, seguirá a mesma linha do titular.

Cobrança indevida

Mais uma trapalhada da Procuradoria do Município. O órgão, que recentemente ganhou destaque negativo na mídia por divulgar de forma equivocada a informação de que São Luís ultrapassara a casa de 1 milhão de habitantes por causa de uma decisão da Justiça Federal, agora está envolvido em um imbroglio com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Cobra da estatal na Justiça o IPTU de uma obra que está sendo executada por um consórcio de empreiteiras na área do Porto do Itaqui. Em um de seus despachos, a 7ª Vara da Fazenda Pública, onde tramita o processo, salientou que a cobrança é indevida, já que o pagamento do tributo cabe ao grupo de construtoras, não à Emap.

Contestação

A última movimentação do processo em que o ex-governador José Reinaldo Tavares é acusado de usar dinheiro público para reformar um apartamento no Calhau, onde morou logo após deixar o governo, em 2007, informa que ele apresentou suas contestações à denúncia feita pelo Ministério Público. Para orientá-lo na tarefa de explicar o que até então parece inexplicável, ele contratou o advogado Américo Botelho Lobato Neto, ligado ao escritório de José Antônio Almeida.

Toma lá, dá cá

O vereador Ivaldo Rodrigues deverá ser recompensado por causa do seu empenho em favor da nomeação do ex-presidente do PDT em São Luís, Júlio França, para o cargo de secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, concretizada no início deste mês. Candidato a assumir o comando do diretório pedetista na capital, ele contará com o apoio incondicional de França para atingir seu objetivo. Nos bastidores, a vitória de Ivaldo já é tida como certa, apesar de a eleição acontecer apenas na segunda quinzena de novembro. Só para recordar: a ascenção de Júlio França ao cargo se deu à custa de uma trama na qual ele e um grupo de aliados fritou o então secretário, José Ribamar Luso Sousa, que vem a ser seu cunhado.

Eleitor maranhense terá que usar impressão digital para votar

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão lançará oficialmente, no dia 4 de novembro, o Recadastramento Biométrico no Maranhão, às 15 horas, no Auditório Ernani Santos,  sede deste Tribunal.

Os municípios que participarão deste procedimento, primeiramente, serão Paço do Lumiar e Raposa onde a Justiça Eleitoral recadastrará cerca de 66 mil eleitores pelo novo sistema de identificação biométrica, utilizando a impressão digital e a fotografia do eleitor.

A Justiça Eleitoral terá um dos mais avançados e precisos bancos de dados do planeta. Por meio desse sistema, o Estado terá, não só uma votação mais informatizada, como também a mais segura, já que não haverá dúvidas quanto à identidade de cada eleitor.

Assim, no dia da votação, após a apresentação dos documentos pelo eleitor, a sua identidade será ratificada por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital, excluindo, assim, a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando inviável a fraude no procedimento de votação.

O lançamento será realizado pela Presidente do TRE/MA, Desa.Nelma Sarney e pelo Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, Des. José Joaquim Figueiredo dos Anjos.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima