Prefeitura faz proposta, mas agentes e guardas municipais confirmam paralisação para esta quinta

Em reunião realizada hoje, na sede da Procuradoria do Município, com representantes da Prefeitura de São Luís, dirigentes dos sindicatos de agentes de trânsito e de guardas municipais confirmaram para amanhã o início da paralisação de 48 horas das duas categorias. As 7h, os grevistas se concentrarão em frente à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Em seguida, sairão em passeata rumo ao Palácio La Ravardíere, sede do Executivo municipal. Durante o percurso, eles prometem realizar uma série de atos, que interromperão o trânsito nas avenidas Daniel de La Touche, dos Franceses, Getúlio Vargas e na área do Centro.

Na reunião, que teve a participação das secretarias municipais de Trânsito, Segurança e Administração, foi apresentada aos agentes e guardas municipais uma proposta de implantação, em regime de urgência, de estatutos próprios com previsão de ganhos financeiros para as duas categorias.

Sobre os requerimentos aprovados pela Câmara Municipal de São Luís concedendo aos servidores gratificações de risco de vida, insalubridade e pelo exercício de atividades de trânsito, os representantes da Prefeitura alegaram ser inviável oferecer as vantagens neste momento em que o exercício financeiro de 2009 já está no fim.

Com a confirmação da paralisação pelos líderes das categorias, o procurador-geral do Município, Francisco Coelho Filho, avisou que a prefeitura tomará as medidas judiciais cabíveis para que os servidores retornem ao trabalho.

Vereadores aprovam volta do circuito Deodoro/Madre Deus

deodoroA Câmara Municipal aprovou, na sessão desta quarta-feira, a reativação do circuito Deodoro/Madre Deus no Carnaval de 2010. A votação foi marcada por intenso debate entre vereadores que defendiam a volta do circuito e os que são contra a apresentação das brincadeiras carnavalescas naquele trecho.

A proposta de reativar o circuito Deodoro/Madre Deus foi apresentada pelo vereador Astro de Ogum (PMN). Em 2006, acatando proposição do ex-vereador Abdon Murad (PMDB), foi proibido o desfile de grupos carnavalescos nos trechos que incluíam as ruas do Passeio, do Norte e São Pantaleão. A alegação era que os cortejos da folia atrapalhavam a rotina dos hospitais localizados naquelas vias, a exemplo da Santa Casa de Misericórdia e do Socorrão I (Djalma Marques).

A apreciação da proposta em plenário foi marcada por um debate acalorado. Além de Astro de Ogum, colocaram-se a favor da reativação do circuito os vereadores Chico Carvalho (PSL) e Ubirajara Ramos (PSC), este último com algumas ponderações. Os três argumentaram que a eliminação do trajeto trouxe prejuízos ao Carnaval de rua de São Luís. Contrário à proposição, o vereador Barbosa Lages (PSC) defendeu o ponto de vista de Abdon Murad, sustentando que, pela localização dos hospitais, a área é imprópria para apresentações de manifestações típicas da folia momesca.

Aprovado em segunda votação, o projeto irá, agora, para apreciação do prefeito João Castelo (PSDB).

Foto: arquivo/O Estado do Maranhão

Drama e descaso em áreas de risco

jardson vilaA cada dia mais apreensivos devido à aproximação do período chuvoso, moradores de áreas de São Luís que apresentam risco de deslizamento e desmoronamento estão agindo por conta própria para evitar o pior. Cansados de esperar pelas intervenções prometidas pela Prefeitura, algumas comunidades estão gastando dinheiro do próprio bolso em obras na tentativa de amenizar o drama.

Na foto que ilustra este post, de autoria do repórter fotográfico Douglas Jr (O Estado do Maranhão), o morador Jardson Sousa mostra o muro erguido no topo de uma barreira com a ajuda de vizinhos na rua São Raimundo, na Vila Lobão. Embaixo, vê-se várias casas que, apesar de ameaçadas, continuam sendo ocupadas por famílias que não têm para onde ir.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima