Othelino ainda é o “cara” na gestão de Castelo

Satisfeito, Othelino sorri e bate palmas na posse do aliado Paulo Matos
Satisfeito, Othelino sorri e bate palmas na posse do aliado Paulo Matos

Apesar de não fazer mais parte da equipe de auxiliares do prefeito João Castelo (PSDB), o ex-secretário municipal de Governo Othelino Neto parece manter a influência que lhe deu a fama de homem forte da gestão do tucano. A prova mais recente de que Othelino ainda dá as cartas em diversos setores da prefeitura foi a nomeação, ontem, de Paulo Matos, presidente regional do seu partido, o PPS, para o cargo de secretário municipal de Orçamento Participativo, em substituição a Eduardo Braide, que afastou-se para disputar a eleição de outubro.

Othelino parece privar da mais profunda intimidade de Castelo, que lhe dedica mais atenção do que a qualquer membro de sua gestão. E isso ficou demonstrado na posse de Matos. Assim como nos tempos de secretário, ele postou-se ao lado do prefeito na solenidade que marcou a nomeação do novo titular do Orçamento Participativo. A exemplo de quando comandava a poderosa pasta de Governo, deixou escapar um leve sorriso no momento em que o prefeito assinava o ato de posse do aliado, como se comemorasse uma vitória pessoal.

Resta descobrir a que se deve tamanho prestígio. Até onde se sabe, Othelino não é nenhuma liderança política de destaque. Pelo contrário, seu histórico de homem público não é nada favorável, pois em todas as vezes que disputou eleição saiu derrotado das urnas. Não fossem suas nomeações para o cargo de secretário estadual de Meio Ambiente, nos governos José Reinaldo Tavares e Jackson Lago, e depois para o posto de secretário de Governo pelo próprio Castelo, ele seria uma figura ainda mais apagada.

Este blog está disposto a desvendar esse mistério e aceita contribuições.

Corregedoria instaura processo administrativo para apurar fraudes no cartório de Timbiras

O esquema de emissão fraudulenta de registros de nascimento no cartório de Timbiras será alvo de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) a ser instaurado pela Corregedoria Geral da Justiça. Este é o principal teor de uma das portarias assinadas na manhã desta quinta-feira, 29, pelo corregedor Antonio Guerreiro Júnior.

No segundo documento, ele indica a tabeliã Gabriella Dias Caminha, titular da Serventia Extrajudicial de Igarapé Grande, como interventora do cartório de Timbiras.

Gabriella Dias Caminha irá assumir as funções da notária Léa Nunes de Melo e Alvim, titular da serventia de Timbiras, e do seu filho e substituto, Luís Antônio Nunes de Melo e Alvim.

Ambos foram afastados ontem (quarta-feira), preventivamente, por período de 90 dias, prorrogáveis por mais 30, de acordo com artigos da Lei nº 8.935/94 e da Lei Complementar nº 014/91.

Os juízes auxiliares da Corregedoria, Kleber Costa Carvalho e José Jorge Figueiredo dos Anjos, irão conduzir o PAD. O procedimento visa a apurar irregularidades detectadas pela Polícia Federal no cartório de Timbiras. Fatos e imagens da operação foram trazidos a público na última segunda-feira, 26.

Guerreiro Júnior requisitou oficialmente da Superintendência Regional da Policia Federal as provas coletadas na diligência, com o objetivo de fundamentar a apuração da Corregedoria. Por indicação dele, o assessor-chefe da Assessoria Jurídica, Flávio Assub, foi ao órgão tratar do assunto.

Fonte: Corregedoria Geral de Justiça

Rodrigo Maia quer vaga de senador para o DEM no Maranhão

rodrigo maiaO presidente nacional do Democratas, deputado federal Rodrigo Maia (foto), condicionou a aliança com o PMDB no Maranhão à participação do partido na eleição majoritária. A intenção do DEM é indicar o peemedebista Mauro Fecury ou um nome da própria legenda para disputar a segunda vaga ao Senado, ao lado de Edison Lobão. A determinação foi dada pelo líder partidário em reunião ontem, em Brasília, com o presidente regional do DEM, deputado federal Clóvis Fecury, e o secretário-geral da sigla no Maranhão, Ricardo Guterres.

Rodrigo Maia deixou clara a intenção da Executiva Nacional de buscar a maior participação possível do partido no grupo que apóia a reeleição da governadora Roseana Sarney, que já foi comunicada das diretrizes repassadas ao diretório regional. “Em hipótese alguma, admitiremos que nosso partido fique de fora da chapa majoritária”, assinalou. Ele avalizou, no entanto, a indicação de Mauro Fecury como candidato ao Senado com total apoio do DEM.
 
Para Rodrigo Maia, é preciso que haja equilíbrio na participação dos partidos da base governista no Maranhão. “Para que tenhamos uma composição justa, deve ser dado espaço ao PMDB, ao PT, mas também ao DEM”, observou.

Reproduzido de O Estado do Maranhão

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima