Presidente do PT condena greve de fome de Dutra e diz que apoio do partido a Roseana é irrevogável

eduardo dutraO presidente do PT nacional, José Eduardo Dutra (foto), condenou a greve de fome do deputado Domingos Dutra e do militante histórico Manoel da Conceição, que protestam pelo apoio oficial a Roseana Sarney (PMDB) no Estado. Segundo Dutra, a manifestação, que acontece desde sexta-feira, é “absurda” e não mudará a orientação do partido. “O apoio a Roseana é irrevogável”, garantiu Dutra ao site iG (www.ig.com.br).

Na última sexta-feira, o Diretório Nacional do PT anulou o apoio à candidatura do deputado Flávio Dino e aprovou o endosso à reeleição da governadora Roseana. A decisão foi tomada por 43 votos a favor a 30 contra, com duas abstenções, revertendo a posição adotada anteriormente pelas instâncias regionais da legenda.

No quarto dia da greve, o deputado federal prepara, junto com Flávio Dino (PCdoB), uma petição para ser entregue à Justiça e reverter a decisão da direção nacional. Por conta da estreia do Brasil na Copa do Mundo, a idéia é entrar com o pedido até quinta-feira. No final de semana, o PT do Maranhão marcou encontro para definir o vice de Roseana. No entanto, o deputado Dutra quer barrar o encontro.

“Precisamos convocar a militância para impedir isto”. “ Se a Justiça não responder, vamos para o pau”, completou Manoel, que, aos 75 anos, disse que irá lutar até o final. Os grevistas receberam a visita de Flávio Dino e Ivan Valente, do PSOL.

Em reunião com Roseana, dirigentes do DEM sinalizam acordo para compor coligação governista

O presidente regional do Democratas, deputado federal Clóvis Fecury, e o secretário geral do partido, Ricardo Guterres, se reuniram, na manhã desta terça-feira, no Palácio dos Leões, com a governadora Roseana Sarney para discutir a participação da sigla na coligação governista na eleição de outubro. Disposta a chegar a um entendimento para ter o DEM em seu palanque, Roseana conversou por mais de uma hora com os líderes da legenda, que agora dependem do aval da Executiva Nacional para ingressar na chapa que deverá ter PMDB, PT, PV, PTB, entre outras agremiações.  

O teor da conversa foi mantido em sigilo. O presidente regional do DEM limitou-se a dizer que a reunião foi o primeiro passo em busca de um entendimento entre Roseana e o partido. Amanhã, Clóvis Fecury terá novo encontro, em Brasília, com o presidente nacional, Rodrigo Maia. Na ocasião, apresentará os termos da negociação propostos pela governadora. Caberá a Maia dar a palavra final sobre a participação ou não da sigla na coligação governista.

O DEM agendou sua convenção estadual para o próximo dia 27, na sede do partido, no bairro São Francisco. O evento terá caráter reservado, já que depois da dissolução dos 143 diretórios municipais do partido, por determinação da Executiva Nacional, pouco mais de 60 membros permaneceram com direito a voto.

Jackson confirma convenção para o dia 26

O pré-candidato ao governo pela coligação formada pelo PDT, PSDB, PPS e PTC, Jackson Lago, informa, por meio de sua assessoria de comunicação, que a convenção para homologar oficialmente seu nome ao Governo do Maranhão está confirmada para acontecer no dia 26 deste mês (sábado).

De acordo com o jornalista Jorge Vieira, membro da coordenação da campanha de Jackson, o evento será realizado no Grêmio Lítero Recreativo Português, no bairro do Anil, a partir das 8h da manhã.

Mais de 2 mil filiados, vindos de vários municípios do Maranhão, além de lideranças políticas, prefeitos, vereadores, deputados, simpatizantes que apoiam a candidatura do pedetista, são esperados para participar do ato.

Após a convenção, uma nova coordenação da campanha do ex-governador deve ser anunciada, com nomes do PSDB, do PTC, do PPS e das outras siglas da coligação.

Homenagem descabida

Weverton (à esq.) e Ivaldo: aliados incondicionais na política
Weverton (à esq.) e Ivaldo: aliados incondicionais na política

Se alguém não merece qualquer tipo de homenagem por conta de sua atuação na vida pública, essa pessoa é o ex-secretário estadual de Esportes e Juventude, ex-assessor do Ministério do Trabalho e pretenso candidato a deputado federal, Weverton Rocha. Porém, em uma atitude no mínimo duvidosa, o vereador pedetista Ivaldo Rodrigues propôs e obteve o aval dos demais colegas da Câmara Municipal para entregar, em cerimônia marcada para a manhã desta quarta-feira, uma placa de honra ao mérito a Weverton, atribuindo-lhe feitos que nem de longe correspondem à verdade.

O ex-secretário será homenageado sob a alegação de supostas ações em favor da juventude maranhense, a exemplo de um tal ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã, de cuja execução teria sido o mentor. Ao propor tal distinção, Ivaldo talvez tenha esquecido que Weverton é réu em processo que tramita na Justiça Federal justamente por suspeita de malversação de recursos do programa, durante o governo Jackson Lago. Também é provável que o vereador não recorde que o correligionário foi indiciado e será julgado por ter pago R$ 5 milhões adiantados a uma construtora pela reforma do Ginásio Costa Rodrigues, obra que não passou da fase de demolição. 

A decisão de Ivaldo Rodrigues de homenagear Weverton é até compreensível. Ambos são do PDT e militam juntos desde o movimento estudantil, época em que presidiram, em mandatos marcados por uma série de denúncias de irregularidades, a União Municipal de Estudantes Secundaristas (Umes). As trajetórias dos dois se entrelaçam até mesmo quando o assunto envolve problemas com a Justiça. O vereador e o ex-secretário são réus em uma ação movida há quase 10 anos pelo Ministério Público, que os acusa de formação de quadrilha, apropriação indébita, estelionato e outros crimes durante suas passagens pela Umes, esquema que teria resultado em um rombo de R$ 2 milhões nas contas da entidade.

Diante dos fatos expostos acima, a conclusão é que a homenagem, além de descabida, compromete gravemente a credibilidade do parlamento municipal.

Foto: Flora Dolores/O Estado do Maranhão

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima