Dutra desmaia de fome no plenário da Câmara
De Andreza Matais, da Folha.com
O deputado Domingos Dutra (PT-MA) desmaiou na manhã desta sexta-feira e foi levado ao departamento médico da Câmara onde está sendo atendido.
Ele completa hoje uma semana de greve de fome em protesto à decisão da direção nacional do PT de fazer intervenção branca no partido no Estado para garantir apoio à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB).
O militante petista Manoel da Conceição, que o acompanha na greve de fome, também passou mal e está recebendo atendimento médico.
Manoel, de 75 anos, decidiu não ingerir líquido também, o que agravou sua situação. Dutra cortou alimentos sólidos. No Maranhão, a ex-deputada Terezinha Fernandes também está em greve de fome pelo mesmo motivo.
A direção nacional do PT não se manifestou oficialmente sobre o protesto até agora. O comando do partido decidiu apoiar Roseana em prol da aliança nacional com o PMDB em torno da candidatura da presidenciável petista Dilma Rousseff.
O PT do Maranhão, historicamente contra os Sarneys, havia definido pelo apoio a Flávio Dino, que é do PC do B, partido que também apoia Dilma.
Dutra e Manoel estão acampados no plenário da Câmara desde a última quinta-feira, quando iniciaram uma vigília e no dia seguinte a greve de fome.
Os dois dormem no local em colchões infláveis e prometem sair de lá apenas no dia 30 quando se encerra o prazo para a definição das alianças. Eles prometem recorrer à Justiça contra a direção nacional do PT.

A foto exibida neste post, enviada pela assessoria do pré-candidato ficha suja Jackson Lago, mostra o pedetista ladeado por petistas contrários à aliança PT/PMDB no Maranhão. Na intenção de externar um sentimento de resistência, o máximo que o grupo conseguiu foi compor um cenário melancólico, em que todos os personagens amargaram o dissabor da derrota e da frustração dos seus projetos de poder face à decisão do TSE que estendeu os efeitos da lei que torna inelegíveis políticos condenados pela Justiça àqueles que foram punidos antes da publicação da norma no Diário Oficial da União.
Comentários