Navalha: STJ nega devolução de lancha a Zuleido; Zé Reinaldo aguarda há três anos liberação de carro de luxo

zuleidoA Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou pedido interposto pelo empresário Zuleido Veras (foto), dono da construtora baiana Gautama, na ação penal 534, referente à chamada Operação Navalha, deflagrada em maio de 2007 pela Polícia Federal. O embargo de declaração teve como objetivo, rediscutir pedido para realização de perícia técnica com o intuito de avaliar se a lancha do empresário, apreendida pela Polícia Federal – na ocasião em que a operação foi deflagrada – estaria sendo conservada adequadamente. Assim como Zuleido, o ex-governador do Maranhão e candidato a senador José Reinaldo Tavares (PSB), também preso durante a Navalha, tenta, sem sucesso, a liberação judicial de um veículo Citröen C5 de sua propriedade, apreendido durante a operação, sob a suspeita de que fora um presente do empreiteiro baiano (reveja aqui).

A ministra relatora do caso, Eliana Calmon, afirmou que a lancha foi posta sob a responsabilidade da fiel depositária em 17/05/2007, tendo a alienação do bem sido autorizada em 11/04/2008. De acordo com a ministra, o que se verifica pela leitura dos autos é que a venda do bem não foi levada a termo até a presente data, “em razão da demora do embargante (Zuleido Veras) em proceder à avaliação e da insurgência quanto ao destino do valor arrecadado com a alienação da coisa”. Motivo pelo qual, de acordo com a relatora, a suposta deterioração da lancha não pode ser atribuída a ato da depositária.

Deflagrada em 2007, a Operação Navalha revelou ao país a existência de suposta quadrilha que, contando com o envolvimento de servidores públicos e agentes políticos, promoveu o desvio de recursos públicos da União e dos estados de Alagoas, Maranhão, Piauí e Sergipe. Diz a denúncia que em cada estado a quadrilha aliciava servidores públicos com o fim de obter vantagens ilícitas, fraudando contratos e licitações.

Fonte: www.stj.gov.br

Em convenção, DEM homologa candidaturas e oficializa apoio a Roseana Sarney

Unido e fortalecido, DEM reforçará coligação de Roseana
Unido e fortalecido, DEM reforçará coligação de Roseana

O Democratas oficializou, na manhã desta quarta-feira, a participação do partido na coligação encabeçada pela governadora Roseana Sarney (PMDB). Em convenção realizada na sede do Diretório Estadual da legenda, foram homologadas as candidaturas à reeleição dos seis deputados estaduais e da deputada federal Nice Lobão. No encontro, o ex-prefeito de Imperatriz Ildon Marques, que chegou a ser anunciado como candidato a uma vaga na Câmara Federal, foi escolhido segundo suplente do senador Edison Lobão (PMDB). O presidente regional do DEM, deputado Clóvis Fecury, abriu mão de disputar um novo mandato e será o primeiro suplente do candidato a senador João Alberto (PMDB). Atual vice-presidente do partido no estado, o professor e ex-secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Ricardo Guterres, será o segundo suplente do peemedebista.

Apesar de ter sido um evento reservado, a convenção do DEM foi marcada por entusiasmo. A mesa de trabalho foi composta pelo presidente Clóvis Fecury, pela deputada federal Nice Lobão e pelos deputados estaduais Max Barros, César Pires, Raimundo Cutrim, Antônio Pereira, Chico Gomes e Carlos Alberto Milhomem. Em seus discursos, todos se disseram satisfeitos por poderem participar da coligação de Roseana e afirmaram que o partido jamais poderia ter seguido outro rumo.
    
Mesmo não disputando cargo eletivo diretamente, Clóvis Fecury prometeu envolvimento total na campanha para ajudar a reeleger a governadora e os colegas de partido. “Acredito que posso contribuir com o Maranhão, mesmo sem disputar mandato. Seja em que posição for, sempre estarei lutando pelo nosso estado”, declarou. Ele destacou ainda que o DEM se fortaleceu após a crise que deixou o partido sob a ameaça de não aderir à chapa governista. “Tivemos uma trajetória política muito difícil nos últimos meses. Cometemos erros e temos humildade para admitir isso. Mas hoje fico satisfeito porque, após superarmos os obstáculos, nosso partido tornou-se ainda mais forte e hoje está coerentemente coligado em uma aliança histórica que deve ser preservada”, assinalou.

O deputado estadual César Pires disse que a indefinição quanto ao rumo do DEM no próximo pleito causou inquietude em todos os membros do partido. Para ele, ao decidir pela adesão à coligação liderada por Roseana, a agremiação deu um importante passo rumo a um bom desempenho na eleição. “Estamos onde sempre deveríamos estar”, ressaltou. O deputado Carlos Alberto Milhomem afirmou que nunca teve dúvida sobre a participação do DEM na aliança em torno da governadora. “Essas querelas políticas sempre existiram e sempre existirão. Felizmente, o desfecho foi o melhor para todos”, pontuou.

A deputada Nice Lobão fez um discurso emocionado. Ela destacou a força que sempre teve para vencer as dificuldades e conclamou outras mulheres a ingressar na política. Os deputados Max Barros, Raimundo Cutrim, Antônio Pereira e Chico Gomes também enfatizaram o ganho político que a adesão à chapa governista trará para o partido. “Jamais poderíamos subir em outro palanque que não no da governadora Roseana Sarney. Tomamos uma decisão coerente, que foi resultado do equilíbrio e do bom senso do nosso presidente Clóvis Fecury e de aliados como os senadores José Sarney e Edison Lobão e a governadora Roseana Sarney”, assinalou Max Barros.

Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão

Post alterado às 22h para retificação de infomação

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima