Poluição sonora: 22 notificações e uma prisão em flagrante em plantão

Quarenta incursões em diversos pontos da capital, 22 notificações contra proprietários de estabelecimentos comerciais, entre bares e restaurantes, além de uma prisão em flagrante. Este foi o resultado do Plantão especial de repressão qualificada à poluição sonora realizado, neste fim de semana, em toda a Região Metropolitana de São Luís. A ação foi coordenada pela Superintendência de Polícia Civil da Capital.

A iniciativa visa desenvolver ações de prevenção e repressão à poluição sonora e crimes relacionados a essa prática delituosa, como tráfico de drogas, comercialização de bebidas alcoólicas e prostituição infantil.

O plantão teve início, na sexta-feira (30), e se estendeu até o domingo (2), no horário compreendido entre as 20h e 4hs da madrugada em pontos estratégicos da capital, onde apresentam as maiores incidências criminais, de acordo com levantamento policial.

Foram alvos da fiscalização os Bairros de Fátima, Areinha, Coroadinho, Bom Jesus, Sacavém, Anil, Maiobão, Cidade Operária, Janaína, Santa Clara, Olho d’Água, Ponta d’Areia, Lagoa da Jansen, Litorânea, Monte Castelo, Madre Deus, Caratatiua, Vila Embratel e Anjo da Guarda.

Prisão

Em uma das localidades, na feira do Bairro do Bom Jesus, ficou constatado pelo perito criminal, integrante da equipe de fiscalização, ruído acima do permitido legal, chegando a 83 decibéis. O permitido, em localidades residenciais ou com vocação comercial são de 55 decibéis. Na ocasião, João da Cruz Santos foi preso em flagrante delito e toda a aparelhagem de som, instalada em seu veículo Fiat Strada, de cor vermelha, apreendida.

Representantes da Associação de Bares e Lanchonetes do Viva Maiobão estiveram, nesta segunda-feira (3), na sede da Superintendência da Capital, na Secretaria de Segurança Pública, a fim de agradecer ao delegado Sebastião Uchôa, o trabalho da polícia. Dirigentes da entidades aproveitaram, ainda, para reforçar a parceria da Polícia Civil com a comunidade no enfrentamento a esses crimes.

Segundo o superintendente Uchôa, a Polícia Civil em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, a Blitz Urbana e a Guarda Municipal, darão continuidade aos trabalhos no próximo fim de semana em diversos pontos da capital.

“Vamos massificar a idéia do respeito ao próximo e à Lei do Silêncio trazendo assim uma diminuição considerável de ocorrências policiais que envolvem essa prática, promovendo assim a sensação de segurança a toda população”, disse o superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchôa.

Todo o planejamento estratégico da ação é montado segundo informações que são repassadas para polícia através do telefone 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), do Disque Denúncia (3223 5800) ou do próprio Plantão Especializado (3214-8652/8653), localizado na Delegacia de Costumes e Diversões Públicas.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Weverton assume nesta terça vaga de Brandão na Câmara e confirma indicação de Júlio França a vice de Castelo

Weverton e Ivaldo dão as cartas no PDT pós-Jackson

O suplente Weverton Rocha (PDT) assume nesta terça-feira a vaga do deputado federal Carlos Brandão, que cumprirá licença de 120 dias. Diferente do que tem sido publicado em alguns blogs, o atual presidente do PSDB no Maranhão não deverá assumir cargo, pelo menos por enquanto, na Prefeitura de São Luís. Nos bastidores, comenta-se que Brandão poderá ser o coordenador da campanha à reeleição do prefeito João Castelo.

Uma fonte bem situada no PDT reiterou ao blog que o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Júlio França, ganha cada vez mais força como o nome a ser indicado para compor a chapa de Castelo como candidato a vice-prefeito.

Ungido por Weverton Rocha, pelo vereador Ivaldo Rodrigues e outras figuras de proa do PDT nesta era pós-Jackson Lago, França pode aglutinar o apoio que Castelo tanto almeja para disputar a eleição em condições de enfrentar o favorito Flávio Dino e demais nomes que despontam no cenário que antecede o pleito municipal do ano que vem.

Resta saber que compensação o prefeito ofereceu a Carlos Brandão para que o deputado abrisse mão do mandato de forma tão resignada.

Sebastião Albuquerque fica no DEM; partido não abrirá mão de mandatos de vereador

Guterres: DEM enquadrará dissidentes na Justiça

Seguindo orientação da Executiva Nacional, que prega o fortalecimento do partido na eleição do próximo ano, o Diretório Estadual do DEM informa que não admitirá a desfiliação de vereadores em nenhum município maranhense. O presidente da legenda em São Luís, Ricardo Guterres, disse que, se for o caso, a sigla ingressará na Justiça para reivindicar os mandatos dos eventuais dissidentes.

“Nosso Diretório Estadual, presidido pelo senador Clóvis Fecury, já bateu o martelo: não abriremos mão de nenhum mandato de vereador. No caso daqueles que desejarem se desfiliar, recorreremos à Justiça para que a legislação eleitoral seja cumprida”, ressaltou Guterres.

Sobre o caso específico do vereador de São Luís Sebastião Albuquerque, cuja desfiliação vem sendo dada como certa por alguns órgãos de imprensa, o presidente do DEM na capital diz que tal informação não procede. Ricardo Guterres revelou ao blog que em conversa com Albuquerque, neste domingo, obteve dele a garantia de permanência no partido para a eleição de 2012.

“Temos uma relação cordial e de respeito mútuo. Conversamos bastante e ele me assegurou que ficará no DEM”, informou, acrescentando que o vereador coordenará a escolha dos demais candidatos da legenda à Câmara Municipal de São Luís.

João Alberto é empossado na Assessoria de Projetos Especiais

João Alberto assina ato de posse no Palácio dos Leões

O senador licenciado João Alberto de Souza passa agora a integrar o secretariado do Governo do Estado. A posse no cargo de secretário-chefe da Assessoria de Programas Especiais aconteceu nesta segunda-feira (3), em solenidade realizada no Palácio dos Leões. Ele assume a pasta que era comandada por Jura Filho, que passou a ocupar o cargo de Secretário de Estado de Turismo.

Estavam presentes à posse de João Alberto, os secretários Ricardo Murad (Saúde) e Hildo Rocha (Assuntos Políticos); deputados federais Alberto Filho e Cléber Verde; presidente em exercício do PMDB no estado, Remi Ribeiro; ex-prefeito de Imperatriz, Hildon Marques; além do prefeito de Bom Lugar, Sérgio Miranda, que estava acompanhado de seis vereadores do município.

No ato de nomeação, João Alberto de Souza recebeu ligação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que lhe desejou sucesso neste novo desafio como secretário chefe da Assessoria de Programas Especiais do Governo do Estado. O secretário agradeceu ao ministro e disse estar pronto para ajudar a governadora Roseana Sarney.

Assessor de Projetos Especiais é aplaudido ao fazer primeiro discurso

João Alberto disse que traz na bagagem muita experiência para acompanhar as ações do Governo Roseana Sarney, lembrando que exerceu o cargo de secretário Chefe da Casa Civil durante seu primeiro governo. Foi governador, deputado federal e senador. “Estou voltando com a responsabilidade de acompanhar os projetos essenciais para a população, entre eles, as ações do PAC na capital e no interior, iniciativa federal desenvolvida pelo Estado”.

João Alberto agradeceu aos políticos e amigos que apóiam sua decisão de trabalhar no governo estadual. “Venho com a vontade de acertar e dar tudo de mim para que a governadora Roseana Sarney realize o seu melhor governo. E, como primeiro senador a assumir uma secretaria estadual, vou trabalhar com esse objetivo”, declarou.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, elogiou a decisão da governadora em incorporar o senador João Alberto à sua equipe de trabalho. “É um político experiente que só vem agregar e fortalecer a equipe de governo”, ressaltou Ricardo Murad.  Para o deputado federal Alberto Filho, o senador João Alberto tem muito a contribuir no Governo do Estado, pelo trabalho que já realizou como parlamentar e até mesmo como governador. Ele, com certeza, dará uma grande contribuição para que as ações do governo cheguem a toda a população do estado”, disse Alberto Filho.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Mais um fiasco tricolor

Fernando, carrasco do Sampaio, e Marcelo Soares, que quase nada fez no mata-mata contra o Cuiabá-MT

O Sampaio Corrêa, clube de maior tradição do futebol maranhense, encerrou melancolicamente, ontem, mais uma participação em uma competição nacional. Eliminado pelo Cuiabá (MT) por humilhantes 3 x 0, o Tricolor despediu-se do Campeonato Brasileiro da Série D sem esboçar a mínima reação contra o adversário, mesmo jogando com a vantagem do empate. O fiasco do Sampaio é uma prova inconteste de quão desorganizado é o futebol local, que carece de atletas de maior qualidade e principalmente de dirigentes que planejem com inteligência a ações das equipes a cada disputa.

Antes que alguém alegue que não sou especialista em jornalismo esportivo, afirmo ser um aficionado por futebol, com larga vivência em estádios nos últimos 25 anos. Além disso, o acompanhamento diário do noticiário futebolístico e a interação permanente com colegas que atuam na crônica embasam os raros comentários que faço sobre o assunto. Portanto, como jornalista, torcedor e cidadão, sinto-me qualificado a escrever sobre o desempenho dos clubes e daqueles que os dirigem.

Voltando ao fiasco do Sampaio, alguns erros ficaram evidentes. O primeiro foi o desgaste exagerado apresentado por alguns atletas ao final de cada partida, o que levou à substituição de toda a equipe de preparação física. Como foi corrigida ainda no início da competição, essa falha não comprometeu a classificação do time para a segunda etapa da Série D, embora o tenha impedido de alcançar posição mais confortável na tabela. Mesmo enfrentando adversários muito inferiores, a Bolívia Querida não conseguiu manter a regularidade na fase inicial da competição e, na última rodada, perdeu a liderança e a vantagem de decidir em casa a vaga para as quartas de final.   

Em meio à irregularidade demonstrada nos primeiros jogos, o Tricolor cometeu outro erro, dessa vez de estratégia, em sua última partida na fase de grupos. Precisando apenas de um empate contra o Trem-AP, em Macapá, para garantir a primeira posição e o direito de jogar em São Luís a segunda partida do mata-mata, o técnico Josué Teixeira escalou para o confronto um time misto, que saiu derrotado de campo e superado em pontos pelo Independente-PA. O time paraense, por sinal, demonstrou estar melhor preparado e, ao contrário da equipe maranhense, classificou-se ao vencer o Peñarol, do Amazonas.

A contratação de jogadores no meio da competição também contribuiu para o revés sampaíno. Sem ritmo, esses atletas já chegaram como titulares, mas em nada acrescentaram ao time. Que o digam o lateral Arlindo Maracanã, o meia Samir e o atacante Marcelo Soares, que mesmo não tendo jogado a primeira fase, foram escalados no time principal e tiveram desempenho abaixo da média no mata-mata contra o Cuiabá.

O presidente Sérgio Frota é, reconhecidamente, um abnegado e muito tem feito pelo Sampaio desde o início de sua gestão. Mas deve lançar um olhar mais criterioso ao decidir contratar técnico, jogadores e demais profissionais para o clube. Já classificado para a Copa do Brasil e para a Série D de 2012, o Tricolor precisa apresentar desempenho que honre a sua tradição e atenda as expectativas de sua apaixonada torcida.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima