AL arquiva pedido de cassação de Hemetério Weba

O Diário da Assembleia Legislativa publicou hoje a resolução administrativa nº 991/2011 determinando o arquivamento do processo referente à perda do mandato do deputado estadual Hemetério Weba, com base na decisão da desembargadora Raimunda Santos Bezerra.

Leia a mensagem na íntegra:

RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA N.º 991/2011.

A MESA DIRETORA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO, no uso de suas atribuições, em vista… do inciso XIX do art. 12 do Regimento Interno e,

Considerando a decisão monocrática exarada pela Desembargadora Raimunda Santos Bezerra nos autos da Ação Cautelar Inominada n.º 28.066/2011, …

RESOLVE:

Art. 1- Determinar o arquivamento do processo n.º 5192/2011 – ALEMA, que trata da declaração da perda do mandato do Deputado Dep Hemeterio Weba, em vista de ter sido suspensa a sentença a quo motivadora do citado procedimento.

Art. 2 – Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

Dep. Arnaldo Melo – Presidente.
Dep. Marcos Caldas – 1º Vice-Presidente
Dep. Helio Soares – 1º Secretario

Dengue já matou 10 em São Luís este ano

A dengue já matou 10 pessoas em São Luís este ano, segundo dados da Coordenadoria do Programa Municipal de Combate à doença, repassados ao jornal O Estado do Maranhão, semana passada. E os prognósticos do Ministério da Saúde não são nada animadores para o ano que vem, quando está prevista uma epidemia do sorotipo 4 do vírus da dengue na cidade. Até o momento, dois casos dessa nova variante da enfermidade já foram registrados na capital.

De 1º de janeiro até o último dia 11, já haviam sido notificados quase 4.500 casos suspeitos de dengue na capital. O número é 36% superior ao registrado em todo o ano de 2010. O São Francisco e adjacências são as áreas com maior índice de infestação de São Luís. Cidade Olímpica, Vila Palmeira, Turu e Coroadinho também são considerados bairros endêmicos. 

O coordenador do Programa de Combate à Dengue da Prefeitura de São Luís, Pedro Tavares, aponta a deficiência na limpeza urbana e o abastecimento irregular de água como principais causas do avanço da dengue na cidade. Segundo ele, lixões e imóveis em construção no São Francisco e Turu são os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da doença.

Epidemia

Com base nos relatórios sobre infecção por dengue em São Luís de 2008 a 2010, o Ministério da Saúde inclui a capital do Maranhão entre os municípios com maior risco de epidemia da doença ano que vem. Devido a esse perigo, o municípoio é considerado área prioritária pelo Governo Federal para adoção de ações de prevenção e controle da dengue. Atualmente, o índice de infestação pelo Aedes aegypti é de 0,9%, considerado satisfatório pelo ministério.

Os sintomas do sorotipo 4 da dengue são semelhantes aos causados pelas demais variações do vírus: dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, diarréia e vômito. Como 90% da população de São Luís ainda não tiveram contato com o quarto sorotipo, são grandes as chances de aumento do número de casos graves.

Waldir Maranhão alfineta Max Barros e diz que pré-candidatura de Tadeu vai de vento em popa

Waldir ataca rivais e alimenta projeto político ambicioso

O deputado federal Waldir Maranhão (PP) postou hoje em sua página no Facebook mensagem em que afirma que a pré-candidatura de Tadeu Palácio à Prefeitura de São Luís vai “de vento em popa”. No entanto, o parlamentar não informa que acontecimentos fizeram o projeto político do neoaliado ganhar força desde que foi anunciado, no último dia 7, quando o ex-prefeito filiou-se ao Partido Popular.

Na mesma mensagem, Waldir Maranhão visivelmente alfineta o pré-candidato do PMDB à sucessão do prefeito João Castelo, Max Barros. Referindo-se à polêmica envolvendo a suspensão da licitação para a duplicação da BR-135, o parlamentar afirma que conversará novamente nesta terça-feira com o ministro dos Transportes, Paulo Passos. E completa: “é uma luta que já acontece há vários anos, que não pode se tornar um mero interesse político ou uma jogada eleitoreira”, numa clara alusão à presença do secretário de Estado de Infraestrutura em Brasília, semana passada, para cobrar a execução da obra. 

Mensagem postada por deputado no Facebook

Mais adiante, ele completa: “há muito mais nisso – como a preservação da vida de centenas de pessoas – do que uma simples campanha para a prefeitura da capital”. 

Como se vê, Waldir Maranhão resolveu apostar todas as fichas no ambicioso projeto político que ele e Tadeu vêm alimentando. Com investidas cada vez mais audaciosas, o deputado ataca rivais, ao mesmo tempo em que enalece a pré-candidatura da qual é partidário.

Resta saber se, do alto da sua inconstância política, ele levará o plano até o fim. Ou se a postura arrojada é apenas uma estratégia para tentar se valorizar na acirrada disputa.

Centro Histórico pede socorro

Estaca foi fincada em buraco na rua Portugal

Nem mesmo a proximidade do aniversário de 400 anos de São Luís é capaz de sensibilzar as autoridades para a necessidade urgente de revitalização do Centro Histórico. A menos de um ano do quarto centenário da cidade, a rua Portugal, uma das vias mais importantes do conjunto arquitetônico colonial da Praia Grande, onde está situada, inclusive, a Secretaria de Estado da Cultura, pede socorro.

O calçamento da via, todo em paralelepípedo, apresenta afundamentos em vários pontos. Em um deles, populares fincaram uma estaca de madeira para alertar sobre o problema. Turistas que visitam a área criticam duramente o descaso e classificam a situação como desagradável surpresa. 

Foto: Flora Dolores/O Estado do Maranhão

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima