Uma pelada de fim de ano promovida por traficantes terminou em tiroteio, ontem, na Liberdade, segundo informou uma fonte do blog. Dois times formados por criminosos envolvidos com o uso e o comércio de drogas disputavam uma partida de futebol na quadra esportiva do bairro quando um grupo rival chegou atirando, dando início a um confronto.
Dois homens foram atingidos por disparos, um deles no peito e o outro, na cabeça. Ambos foram levados ao Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, onde foram submetidos a cirurgias e permancem em estado grave.
O tiroteio causou pânico na Liberdade. Pessoas que passavam pelo local na hora do confronto foram obrigadas a se esconder em casa, atrás de carros, muros e até postes da rede elétrica. Acionada para atender a ocorrência, a Polícia Militar não conseguiu prender nenhum dos envolvidos na troca de tiros.
Um bilhete em papel timbrado, com uma ordem inusitada dada pela diretora do Hospital e Centro de Saúde Municipal de Viana, Rivalgênia Gonçalves, dá a idéia precisa da corrupção deslavada que impera naquela cidade da Baixada Maranhense. No bilhete, datado de 14 de outubro de 2011, e devidamente rubricado, a gestora manda a servidora identificada como Kaká atender o portador fornecendo-lhe nada menos que uma grade de cerveja.
Não bastasse ser irmã do prefeito Rilva Luís, o que configura nepotismo, Rivalgênia extrapola todos os limites da moralidade ao cometer gesto tão indecente. Para completar o festival de desmandos, o pai, a mae e a mulher de Rilva exercem cargos relevantes na administracao municipal.
A conduta é passível da mais rigorosa punição, pois é um forte indício de que o dinheiro que deveria ser destinado a uma área fundamental como a saúde está sendo empregado em gastos que nada têm a ver com sua finalidade constitucional. E o que é mais grave: vem servindo para a compra de bebida alcoólica, em vez de remédios, material cirúrgico e demais ítens necessários a rotina hospitalar.
Trânsito será alterado para permitir comemoração da virada do ano na Litorânea
Em função das festividades de final de ano em São Luís, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fará mudanças no trânsito e no serviço de transporte coletivo da capital. As intervenções do trânsito correspondem às áreas litorâneas, onde serão realizadas as comemorações do réveillon.
Serão interditados e proibidos os acessos à Avenida Litorânea no retorno anterior ao Belvedere (ao lado da praia), sentido Parquinho/Praça do Pescador, e Belvedere – sentido Praça do Pescador/Parquinho – desde esta quarta-feira (28). A partir das 16h de sábado (31); as interdições acontecem também na Praia do Olho D’Água, pelas ruas Domingos Rodrigues, Projetada, São Carlos e Avenida Rio Claro; nos cruzamentos da Avenida Litorânea e da Avenida dos Holandeses com as entradas da Avenida Litorânea, no acesso ao Belvedere pela Avenida Colares Moreira; nos retornos de acesso à Avenida Litorânea entre Belvedere e Hotel Pestana; no cruzamento da Avenida Colares Moreira com a Avenida Avicena (próximo ao Hotel Pestana) e no último retorno da Avenida Avicenia (próximo ao Hotel Pestana).
A SMTT acrescenta ainda, em relação às intervenções, que o serviço de descarga com veículos para abastecimento dos estabelecimentos (bares, restaurantes e outros), nos locais interditados, só será permitido até as 16h do dia 31. Aos moradores dos trechos interditados será facultado o acesso com veículos particulares, desde que comprovem a residência nos referidos trechos. Fora esse caso, só será permitida a entrada de veículos de serviços do evento de final de ano, devidamente credenciados, veículos de apoio das secretarias municipais de Saúde, Urbanismo e Habitação, SMTT, Limpeza Urbana, Polícia Militar, Bombeiros e ambulâncias.
As interdições e desvios de tráfego serão feitos por intermédio de obstáculos físicos e devidamente sinalizados com cavaletes, cones ou similares.
Transportes
Em relação a transportes, as ações da SMTT visam aumentar a oferta de ônibus durante o período das comemorações. Para cumprir essa finalidade, permitindo o deslocamento de usuários às praias e outros pontos da capital, todas as linhas e serviços de ônibus deverão operar com frota total a partir das 20h de sábado (31) até as 12h do dia 01 de janeiro de 2012 (domingo).
As linhas integradas nos terminais da Praia Grande, São Cristóvão, Cohab/Cohatrac, Cohama/Vinhais e do Distrito Industrial, que atendem às praias da ilha de São Luís (Araçagy, Olho d’Água, Ponta d’Areia e Avenida Litorânea) deverão operar no período estipulado com 70% da frota definida para o horário de pico dos dias úteis. A linha T-090 terminais via BR-135, que interliga os terminais, deverá obrigatoriamente operar no período citado com frota prevista para o horário de pico na parte da manhã dos dias úteis.
Todas as determinações em relação às ações que aqui se referem a trânsito e transportes estão fundamentadas nas portarias Nº 987 de 20 de dezembro de 2011 e Nº 1006 de 27 de dezembro de 2011. Acompanhe mapa das interdições de trânsito.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Comentários