Familiares de Décio Sá cobram elucidação de assassinato na SSP

Irmã, prima e viúva de Décio Sá no estacionamento da SSP, após reunião no gabinete do secretário Aluísio Mendes

Familiares do jornalista Décio Sá, assassinado a tiros dia 23 de abril, em um bar da Avenida Litorânea, estiveram na Secretaria de Segurança Pública (SSP) na manhã desta segunda-feira para cobrar a elucidação do crime, que hoje completa exatas três semanas. Em reunião com o secretário Aluísio Mendes, a viúva Silvana Sá, a irmã Vilenir Sá  e uma prima de Décio reclamaram da demora na identificação e prisão dos autores e do(s) suposto(s) mandante(s).

Elas entregaram ao secretário uma lista com nomes de vítimas de pistolagem no Maranhão cujas mortes jamais foram elucidadas e fizeram um apelo para que Décio não entre nessa relação.

A viúva, a irmã e a prima do jornalista morto evitaram qualquer contato com a imprensa. Ao ser abordada pelo repórter Saulo Maclean, da editoria de Polícia de O Estado, que soube da reunião que elas teriam com Aluísio e foi apurar informações na SSP, Vilenir chegou a dizer que não gostaria que ele se aproximasse delas. A viúva limitou-se a informar que a conversa com o secretário foi particular.

Uma fonte revelou ao blog que Vilenir Sá comentou com algumas pessoas, durante missa celebrada ontem, na Igreja de São Pantaleão, que estaria sendo ameaçada de morte.

Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão

Vereador Gutemberg Araújo quer nova vistoria no Hospital da Criança

Gutemberg Araújo diz ter ficado perplexo com interdição

Ao fazer pronunciamento na Câmara Municipal de Sã Luís, na manhã desta segunda-feira, (14), tendo como tema principal a interdição dos Hospital da Criança pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde, o vereador Gutemberg Araujo (PSDB) afirmou que está “estarrecido, perplexo e preocupado dinte desta situação e gostaria de diividir e compartilhar esta inquietação com os demais colegas”. Na oportunidade, o parlamentar social democrata solicitou “o aval de todos os colegas vereadores a uma indicação para a governadora Roseana Sarney, ao secretário de Saúde, Ricardo Murad, e à Vigilância Sanitária, no sentido de proceder uma nova visita àquela unidade de saúde”.

O vereador do PSDB lembrou que no dia 4 de janeiro de 2012 a Vigilância Sanitária fez uma inspeção no Hospital da Criança, emitindo um relatório, que apontou alguns problemas. “Diante disso, 90% foi atendido pela Secretaria Municipal de Saúde”, informou ele, para completar que na semana passada foi feita uma reinspeção, e no dia 10 de maio a casa de saúde foi interditada, sob alegação de grave problema de manutnção. Gutemberg Araújo citou normas de saúde que não justiificam a atitude tomada de fechamento do hospital.

“O Hospital da Criança é a única porta de entrada, único com especialidade no tratamento da criança atende São Luís e a macrorregião de São Luís, for interditada para onde vão as crianças, para onde transferir essas crianças?” Indaga o edil democrata, lembrando que a Santa Casa não tem condição para atender as demandas, conforme declarou o presidente da Casa, médico Abdon Murad.

Gutemberg Araujo afirmou estar pedindo o aval de seus companheiros buscando “sensibilizar os gestores para com as suas responsabilidades diante da interdição do Hospital da Criança, pois com o fechamento de uma casa de saúde os riscos são maiores para a população, já que os principais prejudicados são os cidadãos”. Ele frisou que espera uma resposta da Casa para a indicação por meio da qual pede uma nova vistoria no Hospital da Criança.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís

Após licença médica, Sarney retoma atividades no Senado

O presidente do Senado, José Sarney, retornou às suas atividades como parlamentar nesta segunda-feira (14), depois de 30 dias afastado para tratamento de saúde. Ele presidiu, nesta manhã, a sessão solene do Congresso Nacional em comemoração aos 46 anos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), no Plenário do Senado.

Às 15h, participa da cerimônia de lançamento da Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância no Palácio do Planalto.

Fonte: Agência Senado

Sinfra começa a licitar obra da Avenida Metropolitana

Ponto de partida da Avenida Metropolitana, na BR-135, próximo ao aeroporto

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) realizará, no próximo dia 29, a licitação para a elaboração do projeto executivo de engenharia para a construção da Avenida Metropolitana. O projeto prevê a edificação de estruturas, fundações e contenções das pontes e viadutos que interligarão a via, no trecho entre a BR-135 (Funil) e o encontroncamento com a MA-203 (Estrada da Raposa).

A licitação, na modalidade tomada de preços, está marcada para as 9h, no auditório da Sinfra (Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n, Calhau, Edifício Clodomir Millet, 3º andar).

A Avenida Metropolitana terá 26,5 quilômetros de extensão e interligará três dos quatro municípios da Ilha (São Luís, São José de Ribamar e Raposa). Seu traçado passará por quatro bairros: São Raimundo, Cidade Olímpica, Cidade Operária e Maiobão. O ponto de partida da via será o trecho da BR-135 próximo ao Aeroporto Marechal Cunha Machado.

A obra será executada, em parte, com recursos do PAC Mobilidade Grandes Cidades. Ao todo, serão investidos R$ 818 milhões na capital maranhense, valor a ser aplicado também na construção do Novo Anel Viário de São Luís, esta última intervenção de responsabilidade da administração municipal. A verba será oriunda de quatro fontes distintas: Orçamento Geral da União, financiamento (empréstimo) e contrapartidas do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís.

A Avenida Metropolitana terá oito faixas de tráfego, um corredor exclusivo para ônibus (ida e volta) e interligará outras quatro vias: Estrada de Ribamar, Beira Rio (Maioba), avenida dos Holandeses (Araçagi), com opção de corredor de acesso à Raposa. O prazo inicial para execução da obra é de três anos, com término em 2013, mas terá que ser revisto, em razão do atraso para o sei início.

Segue cópia do aviso de licitação:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima