Vereador Almeida, do PSDB, disputará eleição de prefeito com apoio de Bia Venâncio
O candidato da prefeita Bia Venâncio (PSD) à sucessão em Paço do Lumiar é o vereador Almeida (PSDB). O anúncio oficial foi feito ao grupo da mandatária da cidade em reunião na tarde da desta quinta-feira (28), em uma casa de eventos, na Estrada de Ribamar.
Além da prefeita, Almeida conta com o apoio do deputado federal Pinto Itamaraty (PSDB) – ele mesmo cotado até hoje cedo como provável candidato – e de mais oito vereadores, segundo fontes do blog na cidade.
“O Almeida terá meu apoio e o apoio do prefeito João Castelo”, declarou Itamaraty. Ele e seu grupo estão neste momento reunidos no Amanda Eventos, na Estrada de Ribamar, homologando a candidatura do vereador a prefeito do Paço.
A oficialização do apoio joga uma ducha de água fria nas pretensões do deputado estadual Manoel Ribeiro (PTB). Ao blog ele confirmou que fará convenção no sábado (30).
Mas a informação havia sido passada antes da escolha de Vereador Almeida, quando Ribeiro ainda tinha esperanças de herdar o “espólio” dos apoios costurados pelo ex-pré-candidato Adriano Sarney (PV).
A convenção que homologará a candidatura de Almeida será realizada neste sábado (30), às 10h, no Caic do Maiobão.
Mais nova integrante do parlamento estadual, Priscylla Sá prometeu trabalhar pela região central do Maranhão
A deputada estadual Priscylla Sá (PT do B) tomou posse na manha desta quinta-feira (28) na Assembleia Legislativa do Maranhão, em solenidade no plenário da Casa, comandada pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Arnaldo Melo (PMDB).
Pryscilla Sá assume a vaga do deputado estadual Alexandre Almeida (PSD), que tirou licença do cargo, por quatro meses, para tratar de assuntos particulares.
A parlamentar foi uma das maiores revelações das eleições de outubro de 2010. Com 16.355 mil votos, cerca 9 mil só no município de Presidente Dutra, Priscylla Sá ficou na primeira suplência da Coligação Unidos pelo Maranhão, por diferença de menos de 2 mil votos.
Agradecimentos
No seu pronunciamento de estreia na tribuna da Assembleia, Pryscilla agradeceu os 16.355 votos e parabenizou a região Central, a cidade de Presidente Dutra, que hoje faz aniversário, e seu pai, que estava presente na posse da deputada, também estava aniversariando.
Pryscilla prometeu representar bem a cidade de Presidente Dutra e a Região Central, que, na sua avaliação, precisa de um representante na Casa. Ela agradeceu, também, à governadora Roseana Sarney e ao empresário Fernando Sarney.
O sócio-majoritário da Refrinor Indústria e Comércio de Bebidas, Francisco Magalhães da Rocha, fabricante e distribuidor dos produtos da marca Psiu, foi condenado pela Justiça à pena de reclusão de três anos por sonegação fiscal. A prática de crime contra a ordem tributária foi configurada pela falta de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), entre os anos de 1997 a 2008. A denúncia foi feita, em setembro de 2010, pelo promotor de Justiça José Osmar Alves, titular da Promotoria de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária.
A Refrinor produz refrigerantes, sucos e água mineral e os comercializa nos estados do Maranhão, Piauí e Pará. Para burlar a fazenda pública estadual, a empresa não emitia todas as notas fiscais, ocultando a movimentação financeira real.
Na sentença, a juíza da 8ª Vara Criminal, Oriana Gomes, reconhece que o réu cometeu o crime de forma continuada, durante vários exercícios fiscais consecutivos. Além do ressarcimento do imposto sonegado, no valor de R$ 5,3 milhões, o empresário foi condenado ao pagamento de multa fixada em R$ 466,5 mil.
“Neste caso, o acusado alegou inexigibilidade de conduta diversa, porém a alegação é improcedente pois restou provado que ele cobrava o imposto [ICMS] dos clientes e não repassava aos cofres públicos, incorporando o dinheiro ao patrimônio da empresa”, explica a magistrada.
A investigação sobre a sonegação foi iniciada, em 2004, na Delegacia de Polícia Fazendária (Defaz), após denúncia anônima. Na época, foram lavrados 22 Autos de Infração contra a Refrinor. Após a realização de auditoria feita pela Receita Estadual, foram descobertos 602 Termos de Verificação de Irregularidade, confirmando a atuação irregular da empresa.
“O Ministério Público vai continuar atento para garantir a regularidade das operações fiscais no Maranhão”, afirma o promotor de Justiça José Osmar Alves.
Força Tarefa
A Vara Especializada de Combate aos Crimes Fiscais foi criada em março de 2003 após celebração do Convênio de Cooperação – Força Tarefa de Combate à Sonegação – entre os Poderes Executivo, Judiciário e o Ministério Público. O grupo trabalha de forma articulada para combater fraudes fiscais, especialmente em relação ao ICMS.
Washington no palanque entre Helena Duailibe, Afonso Manoel, Clóvis Fecury, Roseana, Lobão e outras lideranças
“A nossa cidade não pode mais viver condenada a um atraso político que prejudica o nosso desenvolvimento. São Luís merece um governo decente, um governo limpo, comprometido com as transformações estruturais e com a felicidade das pessoas”. A afirmação do candidato petista à prefeitura de São Luís, Washington Luiz, empolgou a multidão que esteve presente na convenção dos 13 partidos políticos que irão compor a coligação “Juntos Por São Luís”, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), no Patrimônio Show (Praia Grande).
“Fazer uma ampla aliança não é fácil e não é simples. Exige coragem e compromisso com os mais legítimos anseios da população. Foi seguindo a determinação do Presidente Lula, da nossa Presidenta Dilma e sob a orientação do meu Partido, que enfrentei, junto com a Governadora Roseana Sarney e vários partidos aqui presentes, uma ampla aliança para governar o Maranhão. E agora é a vez de São Luís”, enfatizou Washington Luiz.
Em seu discurso, a governadora Roseana Sarney conclamou lideranças políticas, sindicatos, deputados, senadores e ministros que estiveram presentes na convenção para juntos fazerem uma campanha vitoriosa. “Conclamo todos aqui presentes a multiplicar os seus esforços, a força dessa militância guerreira para trabalhar, unidos, com garra para levar nosso candidato a prefeito Washington Luiz e o vice Afonso Manuel à vitória por São Luís”, enfatizou a governadora.
“Chegou a hora de São Luís seguir os passos do desenvolvimento do Maranhão, elegendo um prefeito que esteja comprometido com o desenvolvimento da cidade, em uma aliança histórica do governo municipal, estadual e federal, unidos por uma São Luís mais humana e economicamente sustentável”, destacou Roseana.
Vice
Vice de Washington, o deputado estadual Afonso Manuel (PMDB), falou da satisfação de compor a chapa junto com o petista. “É um orgulho ser o vice de Washington, que é uma pessoa humilde e honesta. Vamos marchar juntos rumo à vitória que libertará nossa São Luís”, disse o deputado.
Presente à convenção, o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, destacou a aliança do partido com o PT para eleger Washington Luiz prefeito da capital maranhense. “Houve um alinhamento nacional para que todos caminhassem unidos, juntos por São Luís. Saio daqui com a convicção de que a chapa lançada hoje será vitoriosa porque tem o apoio do governo federal e estadual”, reforçou Raupp.
Além do PT, compõem a coligação “Todos por São Luís”: PMDB, PV, PSC, PTB, DEM, PTN, PRB, PSD, PSL, PSDC, PPL e PHS.
A convenção contou com a participação dos candidatos a vereador pelos partidos que compõem a coligação “Juntos Por São Luís”, que se revezaram no microfone falando com os seus correligionários e dando ainda maior brilho a festa.
Prestigiaram a convenção, os Ministros Gastão Vieira (Turismo) e Edison Lobão (Minas e Energia); os senadores Edison Lobão Filho (PMDB) e Clóvis Fecury(DEM); os deputados federais Sarney Filho(PV), Cléber Verde(PRB), Paulo Marinho Júnior(PMDB); o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo(PMDB); secretários de Estado, lideranças sindicais e partidárias; representantes de diversos movimentos sociais; empresários e membros de outros setores de São Luís.
UEB Orquídea Santos, na Vila Bacanga, está fechada, o que obriga pais a matricular filhos em escolas distantes
Em comunicado divulgado ontem, o Sindicato dos Trabalhadores do Magistério da Rede Pública Municipal de São Luís (Sindeducação) informa que a entidade não firmou qualquer acordo com o prefeito João Castelo (PSDB) em relação às férias de julho e que por isso os professores não abrirão mão do período de descanso. A decisão da categoria retardará ainda mais o ano letivo e dificultará o cumprimento da promessa feita pelo secretário municipal de Educação, Albertino Leal, de que o calendário será cumprido integralmente, mesmo com o início tardio das aulas em razão das reformas nas escolas.
“As férias dos servidores do magistério são garantidas por lei e devem ser cumpridas de forma integral, inclusive com o pagamento do adicional de 1/3”, diz o comunicado. “O Município de São Luís tem a obrigação de suspender as aulas no mês de julho para o gozo das férias coletivas do magistério”, assinala o sindicato, mais adiante.
O Sindeducação ressalva que os trabalhadores podem negociar as férias com os gestores escolares. “Essa é uma faculdade, não uma obrigação. O acordo deve ser uma decisão individual de cada servidor”, pontua a entidade.
Ao não abrir mãos de suas férias e com isso atrasar ainda mais o calendário letivo, os professores criam mais um embaraço a João Castelo. E o que é pior, o problema surge no exato momento em que a campanha eleitoral começa a se intensificar.
Além dos transtornos causados aos estudantes, o caos em um setor crucial como a educação também pode resultar em desgaste político, pois dá aos adversários munição de sobra para fazer frente ao prefeito e os estimula ainda mais a tentar tomar-lhe o mandato.
Atendendo a um apelo da governadora Roseana Sarney e do senador José Sarney (ambos do PMDB), o economista Adriano Sarney comunicou ontem, em reunião realizada no Palácio dos Leões, que não levará seu nome à convenção do PV que oficializaria sua candidatura a prefeito de Paço do Lumiar.
Para Adriano Sarney, a opção de não submeter seu nome à convenção partidária, que acontecerá sábado, não retira o forte vínculo existente com o município. “Continuarei, mais do que nunca, dedicado a contribuir com o desenvolvimento de Paço do Lumiar. Tenho um compromisso para a melhoria de vida da população desse município e esse compromisso não acabou”, afirmou.
A posição de Adriano Sarney atendeu a um pedido de família e de grupo. O jovem economista figurava, até então, em segundo lugar nas pesquisas para o pleito deste ano. O grupo não desejava estadualizar a eleição municipal, por isso ele não levará seu nome para a disputa.
Além de Roseana Sarney, Adriano também foi aconselhado pelo presidente do Senado, José Sarney, antes de levar sua decisão ao conhecimento da governadora.
Comentários