Biometria: TRE fará eleição simulada em Benedito Leite neste domingo

Nas eleições de 2012, os 3.474 eleitores do município de Benedito Leite utilizarão, pela primeira vez, a votação pelo sistema biométrico. Desta forma, a Justiça Eleitoral do Maranhão realizará neste domingo (26), das 8h às 12h, uma simulação das eleições.

A simulada visa treinar os eleitores cadastrados a votarem no novo sistema, além de capacitar os mesários que irão participar da eleição.

Acompanharão a simulada, o membro substituto desembargador Fróz Sobrinho (representando o TRE), o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janine, e do TRE, Gualter Gonçalves e o diretor geral, Gustavo Adriano.

Biometria

O processo de identificação nas urnas biométricas confirma a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido com todo o banco de dados disponível. No Maranhão, o sistema biométrico foi implantado em 2009, tendo como pioneiros os municípios de Paço do Lumiar e Raposa.

Documentação

Para participar da simulada, os eleitores de Benedito Leite devem comparecer à  sua seção eleitoral portando um documento oficial com foto.

Pesquisa Ibope/TV Mirante: Castelo continua liderando intenções de votos e rejeição

A TV Mirante divulgou ainda há pouco, no JM TV 1ª Edição, os números da primeira das três pesquisas eleitorais encomendadas ao Ibope pela emissora para a eleição para prefeito de São Luís. João Castelo (PSDB), que disputa a reeleição, continua liderando as intenções de votos, com 33%. Edvaldo Holanda Jr. (PTC) manteve a segunda posição e é o preferido de 18% dos entrevistados. Na terceira posição ficou Tadeu Palácio (PP), com 15%, seguido de Washington Oliveira (PT), com 5%.

A candidata do PPS, Elisiane Gama, também foi citada por 5% dos entrevistados. Completam a lista Haroldo Sabóia (PSol), com 1% e Marcos Silva (PSTU), também com 1%. Ednaldo Neves, do PRTB, não pontuou.

Brancos e nulos somaram 10% e 12% dos entrevistados não sabem ou não responderam à pesquisa.

A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos.

Rejeição

No quesito rejeição, em que o pesquisador pergunta ao entrevistado em qual candidato ele não votaria de jeito nenhum, o prefeito João Castelo continua liderando disparado, com 33%. Tadeu Palácio é o segundo mais rejeitado, com 24%, seguido por Washington, com 15%. Haroldo Sabóia registrou o quarto maior índice de rejeição: 12% e Marscos Silva, o quinto: 11%. A rejeiação a Edvaldo Holanda alcançou 9%. Elisiane Gama obteve os mesmos 9% e Ednaldo Neves, 8%.

Outros 4% declararam que poderiam votar em qualquer um dos candidatos e 15% disseram que não sabem ou não responderam.

Lixo no Terminal do São Cristóvão

O Terminal da Integração do São Cristóvão está tomado por lixo. A sujeira está espalhada há pelo menos cinco dias pelas plataformas de embarque e desembarque, guichês de compra de meia-passagem e vale-transporte e áreas próximas aos banheiros (como mostra a foto ao lado).

Usuários reclamam dos transtornos causados pelo lixo acumulado, principalmente do mau cheiro, e dizem já ter feito vários apelos à gerência, sem sucesso.

Mais movimentado dos cinco terminais de integração existentes em São Luís, o do São Cristóvão registra superlotação, atraso nas viagens, violência, entre outras situações incômodas. Portanto, o acúmulo de lixo é apenas um dos muitos problemas que atormentam os milhares de passageiros que utilizam aquele espaço diariamente.

Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão

ABERT condena agressão a equipe de TV em Bacabal

Prédio da TV Difusora, em Bacabal: agressão a profissionais repercutiu nacionalmente

Em nota divulgada ontem, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) condenou a agressão sofrida por profissionais da TV Difusora, afiliada do SBT em Bacabal, no último sábado (18). O cinegrafista Romário Alves e a repórter e editora de reportagem Janaína Soares foram impedidos de concluir a cobertura da inauração de uma praça por um secretário municipal e três seguranças deste. Romário levou socos e pontapés e teve a câmera quebrada.

A ABERT considerou o episódio grave, pois não há lei ou ato de poder no país que restrinja a liberdade de expressão e de imprensa. A entidade cobrou das autoridades a apuração do caso.

Segue a nota na íntegra:

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima