Animação marca abertura do Carnaval de São Luís

Cortejo carnavalesco arrastou multidão de foliões pelas ruas da Madre Deus
Cortejo carnavalesco arrastou multidão de foliões pelas ruas da Madre Deus, reduto da cultura maranhense

A tradição foi mantida no circuito de Carnaval de rua de São Luís, na noite desta sexta-feira (8). Manifestações populares diversas participaram do “Cortejando a Madre Deus” e abriram a programação festiva nos seis pontos de apresentações: Beco das Minas, Vila Gracinha, Praça da Saudade, Beco do Gavião, Ponto de Fuga. O desfile de grupos foi iniciado por volta das 18h. Os foliões faziam paradas nos ‘pontos de som’ e seguiam com a batucada pelas ruas do Passeio, São Pantaleão, Praça da Saudade até o Largo do Caroçudo.

A secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, também colocou o bloco na rua e convidou secretários de Estado a se vestirem com fofões. O bloco partiu do Beco das Minas e de lá desfilou pelas ruas. “Nós já fizemos alguns cortejos da Praça Deodoro até a Praia Grande e agora estamos aqui, na Madre Deus, participando desta linda festa vestidos de fofões, que é um personagem tradicional do Carnaval do Maranhão. Convocamos todos a vestir a fantasia e a vivenciar a tradição do carnaval”, afirmou Olga Simão.

Ao bloco, aderiram secretários como José Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária), Luiza Oliveira (Direitos Humanos e Cidadania), além de Ceres Costa Fernandes, diretora do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, o deputado estadual Roberto Costa e o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), André Campos. “A festa está bastante animada, mas não podemos esquecer da nossa responsabilidade de não dirigir, se beber”, declarou André Campos.

Os blocos levaram para o cortejo foliões de todas as idades. A Tribo de Índio Tupiniquins, do bairro Goiabal, levou crianças com idades entre 4 e 15 anos para o circuito, como já faz há 14 anos. “Este ano, estamos homenageando a fundadora do bloco, Maria da Graça, que faleceu há cinco meses. Não poderíamos deixar a tradição morrer”, disse Abazilda Paurá, que faz parte da diretoria da manifestação.

Animação

Grupo de tambor de crioula se apresentou na programação da Sexta-Feira Gorda, abrindo o Carnaval em grande estilo
Grupo de tambor de crioula se apresentou na Sexta-Feira Gorda, abrindo o Carnaval de rua em grande estilo

Na Rua de São Pantaleão, muita gente se fantasiou para participar da festa. Uma das atrações foi a trupe de atores e alunos do curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão, que chamou a atenção com suas performances, comandadas pelo mímico Gilson César. Quem também agitou foram os equilibristas e malabaristas da Companhia Trupe Picadeiro, com sede na Praia Grande.

O circuito ficou ainda mais animado com a alegria e a saúde do bloco Fuzileiros da Fuzarca, que na próxima segunda-feira (11) completará 77 anos. A manifestação, cujos 220 integrantes vestem fantasias nas cores preto e branco, tem à frente a presidente Graça Viana. Ela disse que o integrante mais antigo não pôde ir para as ruas este ano, porque está doente. “O Herberth Balbino é o nosso folião mais velho, mas como ele está doente não pode vir. Aqui temos integrantes de diferentes idades, mas todos com muita animação para dar e vender”, destacou Graça Viana. Uma das animadas era a compositora Patativa.

Blocos tradicionais, alternativos, grupos de tambor de crioula, baterias de escolas de samba e até a jardineira animaram o circuito de rua. Num dos pontos do circuito, na Praça da Saudade, um dos primeiros a se apresentar foi o Tambor de Crioula de Eliézio, cujas coreiras fizeram uma bela apresentação rodopiando e fazendo a tradicional pungada.

Mais folia

Bloco Fuzileiros da Fuzarca foi uma das atrações do primeiro dia programação oficial de Carnaval
Bloco Fuzileiros da Fuzarca foi uma das atrações do 1º dia da programação de Carnaval do Governo do Estado

O Carnaval 2013 prossegue deste sábado (9) a terça-feira (12), com programação na Praça Deodoro, Circuito Deodoro/Cajazeiras e Madre Deus. Os shows na Praça Deodoro destacam, neste sábado (9), a Orquestra Big Band, a cantora Alcione e o grupo Bicho Terra. Neste domingo (10), tem apresentações de Máquina do Tempo, Timbalada, Pepê Júnior e Beto Pereira. Na segunda-feira (11), a folia fica por conta Pepê Junior, Erasmo Dibell, Diogo Nogueira e Bicho Terra. Já na terça (12) de carnaval a festa continua com Mano Borges, Jorge Benjor, Pepê Junior e Gerude.

O vento é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), em parceria com as Secretarias de Comunicação Social (Secom), Turismo (Setur), Segurança (SSP) e Saúde (SES), com apoio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e São Luís Convention&Visitors Bureau.

SHOWS NA PRAÇA DEODORO

SÁBADO GORDO, DIA 9

18h30 – Big Band

20h – Alcione

22h – Bicho Terra

DOMINGO GORDO, DIA 10

18h30 – Máquina do Tempo

20h – Timbalada

22h – Pepê Junior e Betto Pereira

SEGUNDA-FEIRA GORDA, 11

18h30 – Pepê Junior e Erasmo Dibell

20h – Diogo Nogueira

22h – Bicho Terra

TERÇA-FEIRA GORDA, 12

18h30 – Mano Borges

20h – Jorge Benjor

22h – Pepê Junior e Gerude

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Terminal de passageiros do aeroporto de São Luís comemora 15 anos com melhorias

Aeroporto Marechal Cunha Machado foi reinaugurado em 1998 com estrutura totalmente reformulada
Aeroporto Marechal Cunha Machado foi reinaugurado em 1998 com estrutura totalmente reformulada

O terminal de passageiros do aeroporto internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado (MA) comemorou 15 anos no último dia 6 com uma série de melhorias já realizadas e muitas outras previstas.

Em 2012, São Luís recebeu as obras de reforma do terminal de passageiros, na qual foram investidos R$ 13,1 milhões. Com as reformas, o terminal teve um aumento de 491 m² na área de embarque, 118 m² na sala de desembarque e 2.115 m² na área da fachada do terminal. Além disso, o aeroporto agora conta com cinco novos balcões de check-in, um novo fraldário no saguão, melhorias no sistema de climatização, um novo balcão de informações acessível e o começo da distribuição de 500 novos carrinhos de bagagem.

O aeroporto também receberá novas ampliações com a instalação de quatro módulos operacionais, um investimento da ordem de R$ 15,2 milhões, aumentando a capacidade de São Luís dos atuais 3,4 milhões para 5 milhões de passageiros por ano. Com os módulos, que são estruturas de instalação rápida que cumprem funções semelhantes às salas de embarque e desembarque nos terminais de passageiros, a área do terminal passará dos atuais 6,2 mil m² para 11,1 mil m². Além disso, serão instaladas melhorias como novos sanitários e duas novas esteiras de restituição de bagagem. O edital para a licitação da ampliação foi publicado no final de janeiro, com abertura prevista para 15/2.

“As ampliações já concluídas e as previstas para São Luís garantirão o atendimento da demanda futura no terminal com conforto e qualidade, dando ainda mais razões para celebrar esta data”, pontuou Hildebrando Correia, superintendente do terminal maranhense.

Buriti Bravo: vereador e outros dois acusados são condenados por tráfico de drogas

Vereador Élcio Cruz foi condenado por tráfico
Vereador Élcio Cruz Pereira foi condenado por tráfico de drogas

O juiz David Mourão Meneses, titular de Passagem Franca e respondendo pela Comarca de Buriti Bravo, proferiu sentença na qual condena os acusados José Almeida Soares Filho, Élcio Cruz Pereira e Vanda Pacheco da Silva, pela prática dos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico de drogas (artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/2006). Élcio Cruz, pelo fato de ser vereador, terá direito de permanecer recolhido em cela especial, até que haja o trânsito em julgado de decisão condenatória, conforme garantia instituída pelo art. 295, II, do Código de Processo Penal.

De acordo com informações da comarca, Élcio Cruz Pereira, que é vereador no município de Buriti Bravo, foi condenado à pena de 27 anos e seis meses de reclusão e ao pagamento de 3.249 dias multa. José Almeida Soares Filho e Vanda Pacheco da Silva receberam penas de 15 anos de reclusão e 1.999 dias multa. O regime inicial de cumprimento da pena, para todos eles, é o fechado, a ser cumprido na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís.

Na quinta-feira (7), foram cumpridos os mandados de prisão de Élcio e Vanda. José Almeida Soares Filho continua foragido, mas as autoridades policiais da região continuam empreendendo diligências para efetuar a sua captura o mais rápido possível.

O juiz explica que o vereador Élcio Cruz Pereira teve uma pena maior que a dos outros acusados porque está demonstrado nos autos que ele é o segundo homem da hierarquia da associação para o tráfico na Comarca de Buriti Bravo. Ficou comprovado, também, que é o braço direito do chefe da organização e que ainda faz o papel de segurança deste, sempre que necessário.

Além disso, o vereador é responsável pela disseminação de drogas (inclusive crack), pelo menos nos municípios de Buriti Bravo, Passagem Franca, Colinas, Paraibano e Fortuna. Sobre os outros dois sentenciados, foi verificado que eles se limitavam a negociar a droga que lhes era repassada em suas próprias bocas de fumo, sem fazer a redistribuição entre outros locais desta natureza e abstendo-se de ultrapassar as fronteiras do município de Buriti Bravo.

O juiz decretou, na sentença, a prisão preventiva dos acusados Luís Marcos Conceição Guimarães e Fábio da Silva Sousa que são acusados de integrarem a mesma associação para o tráfico dos sentenciados acima nominados.

“É oportuno ressaltar que relativamente aos dois últimos, ainda não existe sentença condenatória, pois, no curso do processo original, houve um desmembramento, por necessidade de celeridade processual, e eles estão atrelados a outro processo, também na Comarca de Buriti Bravo, que está aguardando apenas as derradeiras manifestações dos advogados de defesa, para que também possam ser julgados”, esclareceu David Mourão.

E prossegue: “Entendeu-se necessária a decretação de suas prisões preventivas, tendo-se em vista a existência, nos autos do Processo nº 339/2011, de fortes indícios de autoria em seu desfavor”.

Ainda de acordo com o magistrado a prisão preventiva foi fundamentada, também, na necessidade de garantia da ordem pública (art. 312 do Código de Processo Penal), devido ao risco que esta sofre com a permanência em liberdade de acusados de integrarem associação criminosa voltada para a prática de tráfico de drogas. “Principalmente neste momento em que se aproxima das festividades carnavalescas, época em que o comércio ilegal deste tipo de droga, infelizmente, se avoluma”, observou.

O juiz adiantou que os Luis Marcos Conceição e Fábio da Silva Sousa já se encontravam detidos em decorrência de outro mandado de prisão anteriormente cumprido. Os condenados Élcio Cruz, José Filho e Vanda da Silva, ainda poderão recorrer da sentença ao Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, na tentativa de alterá-la, mas terão que fazê-lo ainda na condição de presos, pois lhes foi negado o direito de recorrer em liberdade.

Fonte: Corregedoria Geral de Justiça

UFMA investiga denúncia de racismo no Colun

Wgercilene Martins, a suposta vítima de racismo no Colun
Wgercilene Martins, a suposta vítima de racismo no Colun

Em nota, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informa que está investigando o suposto caso de racismo registrado no Colégio Universiário (Colun), no último dia 28 de janeiro, denunciado pelo jornal Vias de Fato (leia a materia aqui). A vítima teria sido a estudante do curso de Artes Visuais Wgercilene Martins, que, segundo a publicação, “foi interpelada de forma desdenhosa na presença dos alunos” pelo diretor da escola, Francicarlos Veras Cardoso, e pelo coordenador do Ensino Médio, Telésforo Reis, por ter “cabelos crespos”.

A UFMA informa que as investigações preliminares não identificaram qualquer comportamento racista por parte dos dirigentes do Colun.

A instituição afirma que a denúncia tem como propósito criar um fato político para “prejudicar o processo eleitoral que
está ocorrendo no citado colégio”. Abaixo, a nota:

NOTA OFICIAL UFMA

A Universidade Federal do Maranhão vem a público esclarecer que a denúncia do ato de racismo, supostamente ocorrida no Colégio Universitário, no dia 28 de janeiro de 2013, está sendo apurada pela Instituição.

No entanto, informamos que em uma primeira avaliação não identificamos, até o momento, nenhum ato de racismo, mas a criação de fato político para prejudicar o processo eleitoral que está ocorrendo no citado colégio.

Polícia investiga morte de doméstica por atropelamento no Renascença

O inquérito para apurar o atropelamento que vitimou Maria José Matos, de 56 anos, ocorrido no Renascença, na noite da última quarta-feira (6), está sendo investigado pela Delegacia de Acidentes de Trânsito (DAT). O caso está sob a responsabilidade da titular da DAT, delegada Ana Cláudia Campos.

Segundo informações do superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchoa, o autor do atropelamento, identificado como Hugo Coelho Mohana, de 19 anos, teria se apresentado no Plantão da Reffesa horas depois. Ele afirmou ainda que o jovem, após o acidente, teria permanecido no local. A polícia informou que populares ainda tentaram linchá-lo.

“Inicialmente, o autor vai responder pelo crime de homicídio culposo, mas pode vir a se tornar doloso. Tudo dependerá dos resultados das investigações. A CNH e os documentos da moto foram apreendidos e estão em poder da polícia”, contou o delegado.

Após o acidente, peritos do Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local e realizaram a perícia na área do acidente. O jovem pilotava uma Suzuki JTA – GSXR1000, de cor branca, com placas NWU-6242. A moto foi encaminhada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para o pátio do Detran. A delegada intimará Hugo para depor nos próximos dias e aguardará a conclusão do laudo pericial.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima