Empossados os novos dirigentes do TRE-MA

Desembargador José Bernardo Rodrigues é o novo presidente do TRE-MA
Desembargador José Bernardo Rodrigues é o novo presidente do TRE

Os desembargadores José Bernardo Silva Rodrigues e José de Ribamar Froz Sobrinho foram aclamados presidente e corregedor (respectivamente) do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão na tarde desta segunda-feira, 25 de fevereiro, durante sessão solene realizada no auditório do Fórum Eleitoral de São Luís.

“Senhoras e senhores, mãos à obra, para que possamos viver dias melhores. Para minha alegria, estou vivendo o novo na Justiça Eleitoral do Maranhão, pois estamos implantando o sistema biométrico na capital e mais 8 municípios do estado”, destacou o presidente empossado.

O novo corregedor agradeceu a família presente e aos amigos pelo apoio incondicional. Froz Sobrinho tomou posse, substituindo a desembargadora Anildes Cruz, cujo biênio como membro efetivo da Corte Eleitoral encerrou também neste 25.

“Estou preparado e confiante de que cumprirei meu mandato com simplicidade e profunda dedicação. Agradeço a Deus, pai todo poderoso, por mais esta oportunidade de servir ao povo deste lugar, na missão de buscar a verdadeira justiça”, comprometeu-se.

A saudação dos novos presidente e corregedor coube ao jurista José Carlos Sousa e Silva (membro da Corte). “A administração do desembargador José Bernardo na presidência é esperada por todos com a certeza de que fará um excelente trabalho, pois, para isso, conta com um quadro de funcionários competentes; e o desembargador Froz contribuirá com a inteligência, a experiência e a cultura jurídica de que dispõe”.

Na mesma sessão, o juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos (membro da Corte) assumiu a Ouvidoria do TRE e Tyrone José Silva foi empossado juiz auxiliar da presidência.

Despedida

Em seu discurso de despedida, a desembargadora Anildes Cruz agradeceu: “Esta não se trata de uma despedida melancólica. Sinto-me feliz pela oportunidade que a vida me proporcionou de quando há dois anos se iniciava o período em que pude vivenciar profundas emoções. Levarei comigo esta experiência inesquecível e enriquecedora”.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA)

Dengue: São Luís ainda em situação de risco

dengueMesmo com a queda acentuada do número de casos graves (92%) e de óbitos causados por dengue (67%) no Maranhão em 2012, São Luís ainda apresenta situação de risco para a doença, segundo o Ministério da Saúde. Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) mostra que, em janeiro deste ano, 267 municípios brasileiros estavam nessa condição – entre eles a capital maranhense; 487 em situação de alerta e 238 em situação satisfatória.

A pesquisa, que serve para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, foi realizada em 983 municípios. No mesmo período do ano passado, 765 cidades fizeram o levantamento, sendo que 146 foram consideradas em risco; 384 em alerta e 235 em situação satisfatória.

Por região, a maior concentração das larvas do mosquito em reservatórios de água ocorreu no Nordeste, com 76,2%. Por outro lado, foi na Região Sudeste onde se concentraram os maiores focos em depósitos domiciliares, com 63,6%.

Capitais

Quanto às capitais, o LIRAa deste ano apontou situação de risco em Palmas (TO) e Porto Velho (RO); de alerta em Belém (PA); Manaus (AM); Rio Branco (AC); Aracaju (SE); Fortaleza (CE); Maceió (AL); Recife (PE); Salvador (BA); São Luís (MA); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Brasília (DF); Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). Já Boa Vista (RR); João Pessoa (JP) e Teresina (PI) apresentaram índice satisfatório.

“O levantamento deve servir para alertar os estados e os municípios. Os gestores locais devem combinar as ações nas casas das pessoas, seja na coleta do lixo ou na limpeza das caixas d´água. Devemos agir para evitar mais óbitos e casos graves”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Campanha

Com o slogan “Dengue é fácil combater, só não pode esquecer”, a campanha desde ano incentiva a população a praticar medidas simples de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. A campanha também alerta sobre os sinais e sintomas da doença e quais as principais medidas que devem ser adotadas, em caso de suspeita. A campanha é dirigida à população em geral, gestores, lideranças comunitárias, movimentos sociais, entre outros.

Veja aqui a tabela com os índices de casos graves e mortes registrados por estado em janeiro passado e o comparativo com aos últimos anos.

Paço do Lumiar: Semed realiza primeiro encontro pedagógico do ano

encontro pedagogicoA Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (SEMED-PL) realiza o primeiro encontro pedagógico do ano, com o tema, “Educador Luminense: Cidadão que ensina e aprende”. O evento acontecerá de 26 a 28 de fevereiro, e é voltado para educadores da rede municipal.

De acordo com Paulo Buzar, Secretário Municipal de Educação, o encontro acontece num bom momento, pois antecede o início das aulas, e será uma oportunidade de troca de conhecimentos na temática que envolve o aprimorando do trabalho docente.

A abertura do encontro pedagógico acontecerá dia 26, na Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado Maranhão (FETAEMA), na Estrada do Araçagi, às 14:00, e segue com palestras até  às 18:30hs. Nos dias 27 e 28, serão realizadas as oficinas pedagógicas, no Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), na Avenida 14 do Maiobão, das 8h às 11:30h e das 14h às 18:30h.

Programação

Dia: 26/02 (Terça-feira)

Abertura e Palestras

Local: FETAEMA – Araçagi

Horário: 14h às 18h30

Dia(s): 27 e 28/02 (Quarta e quinta-feira)

Oficinas Pedagógicas

Local: Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF – Maiobão

Horário: 8h às 11h30 e das 14h às 18h30

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima