Obras da Refinaria serão retomadas em três meses, garante Lobão

Entre Lobão Filho, Washington e Max Barros, Lobão Filho confirma continuidade das obras da Refinaria
Entre Lobão Filho, Washington e Max Barros, Edison Lobão confirma continuidade da obra da Refinaria Premium

O governador do Maranhão em exercício, Washington Luiz Oliveira, recebeu, na tarde desta quinta-feira (21), no Palácio dos Leões, a visita do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Acompanhado do diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Consenza, o ministro veio ao Maranhão confirmar a continuidade das obras da Refinaria Premium I, realizadas em uma área de 2.100 hectares, no município de Bacabeira, e que contará com faixa de dutos e terminal portuário para recebimento de petróleo e escoamento de derivados. Lobão informou que 80% da terraplenagem da área onde está sendo implantado o projeto já foram concluídos e que as obras serão retomadas em três meses.

“É com muita satisfação que recebemos o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o diretor de Abastecimento da Petrobras para nos dar todas as informações relativas às obras na Refinaria Premium I, cujo empreendimento é de suma importância para o desenvolvimento do Estado do Maranhão”, disse o governador em exercício. A Premium I é a maior obra do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento total da ordem de R$ 40 bilhões. Ela terá capacidade para processar cerca de 600 mil barris de petróleo por dia, gerando em torno de 100 mil empregos, entre diretos e indiretos. O empreendimento está sendo construído para maximizar a produção de óleo diesel de alta qualidade.

O ministro destacou o Brasil como um país que tem crescido significativamente nos últimos anos e que no século anterior ao atual foi considerado como a nação que mais cresceu no mundo. Ele mencionou a iniciativa do Governo Federal, ainda, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de construir quatro refinarias de petróleo: no Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Maranhão, sendo a Premium I a maior delas.

O ministro informou que R$ 1,5 bilhão já foi investido no projeto em solo maranhense, considerado de grande envergadura, e frisou o papel do Governo do Estado a respeito dos trâmites legais para a desapropriação da área no município. “Queria aqui agradecer à governadora Roseana Sarney e ao vice-governador Washington Luís Oliveira, que deram total apoio a este projeto”, enfatizou.

Andamento das obras

Várias autoridades participaram da reunião com Lobão e comemoram anúncio
Várias autoridades participaram da reunião com Edison Lobão e comemoram o anúncio da retomada do projeto

O ministro afirmou que 80% das obras de terraplanagem na área onde a refinaria está sendo construída já foram concluídas e que o serviço está dentro do cronograma previsto, sendo que esta etapa é de revisões necessárias, medida comum a todo e qualquer empreendimento desse porte, em qualquer lugar do mundo.

Edison Lobão anunciou que, dentro de um prazo de três meses, os operários iniciarão a fase seguinte do trabalho. “A Refinaria Premium I não vai parar e nem sair do Maranhão. Nada será interrompido. Eu jamais empenharia o meu nome a uma obra dessa magnitude sem a certeza de que ela seria realizada”, disse, enfático, o ministro de Minas e Energia, salientando a credibilidade da Petrobras, considerada a maior exploradora de Petróleo em águas profundas, e anunciando que as obras deverão ser concluídas em 2017.

O diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Consenza, fez uma explanação pautada na evolução do mercado brasileiro e na importância da Premium I para o equilíbrio das ofertas e da demanda de produtos derivados de petróleo. Consenza detalhou o projeto e, por meio de mapas e gráficos, esclareceu sobre o andamento dos trabalhos. O diretor da Petrobras também citou, ainda, a revisão do projeto para fins de alcance de uma maior eficácia e para a redução dos custos, assim como a execução de obras que vão dar viabilidade ao empreendimento, como a duplicação da BR-135 e melhorias no terminal portuário.

Participaram da reunião, secretários de Estado, senador, deputados estaduais e federais, prefeitos, empresários e representantes de instituições. O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macêdo, considerou importante a presença do ministro e do representante da Petrobras no Maranhão, para que ambos reafirmassem a construção do empreendimento.

“A expectativa é que as obras sejam concluídas em 2017, e é para isso que nós estamos trabalhando todos os dias. Estão sendo tomadas decisões importantes, inclusive no Porto do Itaqui, que trabalha para garantir a viabilidade da obra com relação à parte portuária, ou seja, é um esforço conjunto para que tudo seja feito como previsto”, salientou Maurício Macedo.

O secretário de Minas e Energia, Ricardo Guterres, por sua vez, declarou que o ministro esclareceu com muita propriedade todas as informações a respeito das obras da refinaria, dirimindo todas as dúvidas. “Isso mostra que ele, enquanto ministro e maranhense, está realmente à frente desse projeto. E nós somos interessados diretamente, tendo em vista os benefícios que o empreendimento trará para o estado. Acredito que esta reunião coloca uma pedra sobre qualquer tipo de comentário sem sentido a respeito desse projeto”, destacou Guterres.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

“Festa bonita, com mais de 15 mil”, diz Zico sobre jogo no Castelão

zico festa2

Zico rasgou elogios à festa preparada para ele pela torcida maranhense durante jogo contra um combinado de veteranos locais, ontem, no Castelão. Em sua página no Facebook, o Galinho de Quintino declarou o seguinte: “Masters da Escola Zico 10 aqui em São Luís, Maranhão. Festa bonita com mais de 15 mil no Castelão. Vencemos a seleção local por 5 a 1, Julinho e Jorginho Paulista dois cada e eu fiz um gol”.

Durante a partida, Zico mostrou-se incomodado com o excesso de pessoas no gramado, muitas das quais fãs colocados por dirigentes esportivos. Em alguns momentos, o ídolo evitou tirar fotos e dar autógrafos a admiradores, gerando certo mal estar.

Mas, passado o calor do momento, reconheceu que os maranhenses só queriam reverenciá-lo.

Roberto Costa desafia Bira após críticas do petista à Refinaria Premium

Roberto Costa convidou Bira para audiência com Lobão
Roberto Costa convidou Bira do Pindaré para audiência com ministro Lobão

O deputado Roberto Costa (PMDB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (21)  para responder os questionamentos feitos pelo deputado Bira do Pindaré (PT) a respeito da Refinaria Premium. O petista mencionou em seu discurso que iria até o estado do Rio de Janeiro, pedir explicações a Petrobrás sobre a implantação da Refinaria no Maranhão.

Durante o seu pronunciamento, Costa disse que não precisava o deputado ir até o Rio de Janeiro e o convidou o petista para participar da reunião com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, hoje, no Palácio dos Leões.

“V. Exª diz que vai viajar para o Rio de Janeiro, mas para falar aqui como o ministro Lobão que é o ministro responsável, inclusive na qual a empresa é subordinada, o senhor não vai. Então deputado Bira, o senhor não quer resolver problema, o senhor não quer nada, o senhor só quer discurso político. Se o senhor quiser realmente ter a informação concreta deputado Bira, eu lhe convido para está hoje às 16h no Palácio dos Leões, porque toda vez que o senhor subir nessa tribuna para falar a respeito de refinaria, eu vou lembrar que o senhor não quis resolver, porque nem o convite nosso de ir até o ministro o senhor quis. Agora, o senhor acabou de dizer que prefere ir ao Rio de Janeiro, do que falar com o ministro aqui mesmo no Maranhão, então, o senhor quer é viajar deputado Bira?” questionou Roberto Costa.

O peemedebista rebateu as criticas do deputado Bira, ao referir-se que o ministro Lobão não seria recebido pela governadora porque não tinha prestigio no governo.

“Eu nunca vi um filiado a um partido político desmoralizar tanto o seu partido como o deputado Bira. Ele diz que a governadora vai aos Estados Unidos para Las Vegas. Deputado Bira, o direito de viajar também deputado é de todos. O senhor foi para os Estados Unidos para Washington. E pode! O deputado Bira pode viajar para os Estados Unidos, a governadora não pode. Eu não entendo isso. Outra deputado Bira, a governadora viajou, mas está deixando o governador Washington do seu partido. Será que o seu partido não tem pessoas preparadas, é isso que o senhor quer dizer? O que está lhe incomodando é o governador Washington assumir o governo do Maranhão?”

O deputado Roberto Costa desafiou o deputado Bira a comparecer na reunião para tratar da Refinaria e deixar de utilizar os argumentos como fator político.  “ Vamos parar, com essas desculpas e deixar de fazer teatro em relação a refinaria, porque não da mais. Quer resolver o problema? Então, vamos hoje às 16h, eu lhe apanho aonde o senhor quiser e lhe levo e não se preocupe que nós não vamos falar a respeito de política, de forma nenhuma, vamos tratar do assunto da refinaria”, declarou Costa.

Encontro PMDB

Na segunda parte do seu discurso o deputado Roberto Costa, convidou a todos para o encontro de Prefeitos que o PMDB estará realizando nesta sexta-feira (22), às 9h da manhã no Hotel Pestana.

“Esse encontro que vai ser para discutirmos os assuntos políticos e  orientar os prefeitos na questão administrativa, e na questão da Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse.

Estarão presentes, o senador João Alberto, o ministro Lobão (Minas e Energia), o ministro Gastão Vieira (Turismo), deputados federais, deputados estaduais, secretários estaduais, além de prefeitos e vereadores eleitos pelo partido.

Mais exemplos de descaso

Um dos bairros mais antigos de São Luís, o Anil sofre há décadas com inúmeros problemas de infraestrutura e trânsito. Ruas e avenidas esburacadas e congestionamentos compõem o cenário desse tradicional núcleo habitacional da cidade. A mesma precariedade pode ser observada nas vias que ficam no entorno da Avenida São Luís Rei de França, uma das mais importantes da capital, que registra fluxo intenso de veículos e pedestres.

As fotos abaixo foram enviadas ao blog pelo leitor Jonas Bertoldo, como forma de apelar às autoridades por melhorias para essas duas importantes áreas:

Rua ao lado da transportadora Graneiro, próxima à Avenida São Luís Rei de França (Turu).
Rua ao lado da transportadora Granero, próxima à Avenida São Luís Rei de França (Turu), não tem asfalto
Buraco deixa trânsito complicado próximo a feira do Anil e irrita motoristas
Buraco deixa trânsito complicado próximo à feira do Anil, sinalizado com pedaço de pau, irrita motoristas
Congestionamento na saída do Anil, próximo ao antigo Lítero, é um transtorno diário
Congestionamento na saída do Anil, próximo ao antigo Lítero, é um transtorno diário nessa área de São Luís
Tampa de bueiro foi furtada em rua próxima o Restaurante Panela de Minas, transversal à São Luís Rei de França
Bueiro sem tampa em rua próxima ao restaurante Panela de Minas, a poucos metros da São Luís Rei de França

Prefeitura de Paço do Lumiar convoca aprovados em concurso

concurso2A Prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal de Orçamento e Gestão (SEMOG-PMPL) convoca os 122 candidatos remanescentes do concurso público da Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar realizado no ano de 2010, para se apresentarem à Coordenação de Recursos Humanos da secretaria, para efetuarem a entrega da documentação necessária, e receber orientações do processo de admissão ao serviço público. Os candidatos foram nomeados pelo prefeito Josemar Sobreiro no dia 11 de março de 2013.

“Com essa ação o prefeito Josemar Sobreiro reafirma seu compromisso de valorização dos servidores públicos de Paço do Lumiar, além de demonstrar transparência nas suas ações de gestão”, declarou o secretário de Orçamento e Gestão, Gustavo Serra.

O prefeito Josemar Sobreiro declarou que a nomeação dos concursados foi uma das medidas, em caráter de extrema urgência do seu início de gestão, visto que, todos os aprovados esperaram por mais de dois anos para assumirem os cargos. “Além de estarmos cumprindo a Lei, esse momento é de conquista para os novos servidores municipais; é respeito à população luminense, que aguardava há muito tempo por profissionais da área de saúde, educação, e do próprio serviço público com o seu quadro de pessoal reduzido”, acrescentou o prefeito.

Cargos

Os aprovados para nível superior ocuparão os cargos de: Assistente Social, Cirurgião Dentista, Contador, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Cardiologista, Endocrinologista, Geriatra, Ginecologista, Pediatra, Médico do PSF, Oftalmologista, Ortopedista, Nutricionista, Químico, Terapeuta Ocupacional e Professores de Nível Fundamental, das disciplinas de Geografia, Inglês, Português e Artes.

Já os cargos de nível médio são para: Agentes de Combates as Endemias, Agente de Cultura, Auxiliar de Laboratório de Analise Clinica, Eletricista, Digitador, Instrutor de Informática, Motorista, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente Administrativo,  Merendeiras, Encanadores e Fiscal de Tributos.

Lista de aprovados para cargos de nível médio

Lista de aprovados para cargos de nível superior

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima