Pescado vendido em supermercados de São Luís contém irregularidades no peso, atesta Inmeq

pescadoOs produtos pré-medidos embalados em supermercados como peixes e mariscos estão sendo vendidos abaixo do peso descriminados nas embalagens. O alerta é do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq/MA), órgão delegado do InMetro no Maranhão, após análises concluídas em laboratório esta semana.

Os produtos foram recolhidos na semana passada, durante a “Operação Semana Santa”, realizada no período de 18 a 23 de março. Fiscais do Inmeq/MA recolheram, de cinco supermercados da capital, amostras dos principais produtos comercializados no período da Semana Santa, como peixes, carne congelada de siri, camarão e sururu já embalados e pesados, além de ovos de Páscoa.

De acordo com as análises do Inmeq/MA, numa amostra de 20 embalagens da carne de siri, oito continham peso abaixo do descrito, com diferença de até 40g a menos. Já a pescada, de uma amostra de cinco duas estavam abaixo do peso, com diferença de até 30g.

No caso do mexilhão, numa amostragem de 13 embalagens, cinco ficaram reprovadas, sendo identificada uma embalagem com 77g a menos do que constava no rótulo. De cinco amostras do camarão congelado sem cabeça, três foram reprovadas – uma embalagem estava com 69g a menos do que o indicado na embalagem.

Na análise feita em laboratório, os técnicos do Inmeq/MA pesam os produtos com e sem a embalagem. “O objetivo aqui é verificar se as medidas estão de acordo com o que está descrito no rótulo. Esta operação visa alertar o consumidor para que fique atento na hora da compra e não esteja pagando a mais pelo produto”, explicou a chefe da Divisão de Pré-Medidos do Inmeq/MA, Camila Renata Ferreira dos Santos.

Durante a Operação Semana Santa, o Instituto recolheu também 60 amostras de ovos de Páscoa. As análises não constataram nenhuma irregularidade nestes produtos.  No caso dos peixes, mariscos e crustáceos os fabricantes foram autuados.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Neymar tem que ir para o banco

Neymar chora perda da medalha de ouro na última olimpíada: banco de reservas pode ajudá-lo a melhorar desempenho na seleção
Banco de reservas pode ajudar Neymar a melhorar desempenho na seleção

O banco de reservas. Será esse o lugar mais apropriado para o atacante Neymar na próxima vez em que o técnico Luiz Felipe Scolari convocar a seleção brasileira. Se não é unânime, a opinião é compartilhada por um número crescente de torcedores e não é exagero afirmar que já é pensamento de dezenas de milhões de brasileiros. Não poderia ser diferente, ante as atuações cada vez mais apagadas do jogador do Santos com a camisa amarela.

Ontem, o jornalista Jorge Kajuru defendeu com veemência, em seu programa de televisão, o fim da titularidade absoluta de Neymar na seleção. Salto alto e falta de personalidade foram algumas das razões levantadas pelo experiente e polêmico cronista esportivo para o fraco desempenho do atacante em jogos do Brasil.

Assino embaixo e digo mais: Neymar ainda não provou nada na seleção e, da forma como vem jogando, está longe de fazê-lo. Mandá-lo para o banco seria uma forma não só de penalizá-lo por suas más atuações como também de evitar que ele se queime ainda mais aos olhos da torcida.

O Neymar da seleção é totalmente diferente do Neymar do Santos. Se com a camisa canarinho o jogador exibe um futebol não mais que razoável, em seu clube ele é decisivo, tornando-se protagonista na maioria das partidas. É preciso descobrir, primeiro, por que isso acontece. Só então será possível eliminar tamanha desigualdade. Se a causa for tática, que se  façam os devidos ajustes. Sem esquecer, no entanto, que grandes atletas têm entre suas qualidades justamente a capacidade de se adaptar aos esquemas dos times em que jogam.

Faltando exatos 80 dias para a Copa das Confederações e pouco mais de um ano para a Copa do Mundo, a seleção brasileira apresenta resultados nada expressivos, muito aquém do que se espera de uma equipe de tradição vitoriosa, que disputará em casa a mais importante competição do futebol mundial.

Muito disso se deve ao fraco desempenho de Neymar, que até pouco tempo era a principal esperança dos brasileiros para a conquista do hexa.

Paulo Buzar deixa a Secretaria de Educação de Paço do Lumiar para dedicar-se à consultoria

Paulo Buzar continuará colaborando com a gestão de Josemar, como consultor
Buzar continuará colaborando com a gestão de Josemar

A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar passa por algumas adequações que visam avançar ainda mais na qualidade da gestão educacional da cidade. O secretário Paulo Buzar deixou de ser o titular da pasta nesta terça-feira (26) para se dedicar aos trabalhos de consultorias que vinha desenvolvendo antes de assumir o cargo.

Buzar havia feito um acordo prévio com o prefeito Josemar (PR). Ficou acertado que ele ficaria apenas 90 dias como secretário de Educação. O prefeito Josemar ainda tentou convencer o professor Buzar para que ficasse mais alguns meses, mas o secretario afirmou que não teria condições de permanecer por mais tempo, uma vez que já tinha compromissos firmados com outras prefeituras.

Os professores, servidores e demais gestores lamentaram a impossibilidade da administração atual de Paço do Lumiar de não poder mais contar com um quadro da envergadura do professor Paulo Buzar, pois a educação da cidade só teria a ganhar com a sua seriedade, competência e talento já demonstrados no setor educacional, principalmente na área da Educação Básica.

Contudo, Buzar continuará contribuindo com o município, agora como consultor técnico educacional, e auxiliará o futuro secretário, que em breve será anunciado pelo prefeito Josemar.

Pedro Lucas Fernandes pede recuperação do abrigo da João Lisboa

Abrigo da João Lisboa precisa de recupração urgente
Abrigo da João Lisboa precisa de reforma com urgência (Foto: Biaman Prado)

Requerimento do vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) aprovado nesta terça-feira (26), no plenário da Câmara Municipal, solicita que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) determine ao secretário José Silveira (Obras e Serviços) a revitalização, reforma e outras providências necessárias no abrigo e no relógio da praça João Lisboa, considerados pontos turísticos que compõe o acervo arquitetônico e cultural do Largo do Carmo.

O local foi reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como parte integrante do Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e de Utilidade Pública, conforme a Lei Municipal nº 4.098 de 30 de outubro de 2002.

Pedro Lucas Fernandes destacou no requerimento que, sem atenção dos cuidados necessários, o abrigo da praça João Lisboa sobrevive ao longo do tempo em meio ao descaso e que tende a culminar com a sua decadência histórica e cultural.

“Considerados de importância relevante os pontos turísticos, e ainda por ser bastante desfrutado e usufruído pela população da nossa cidade, estamos solicitando maior atenção a este pleito”, declarou o parlamentar.

Anil

Atendendo a uma reivindicação dos moradores do Anil, Pedro Lucas Fernandes também pediu providências do prefeito no sentido de autorizar os serviços de melhoria e pavimentação da Travessa São Jorge, conhecida como Rua Pedro Dessaes, naquele bairro. “A solicitação justifica-se pela dificuldade do acesso de pedestre e de veículos na travessa, onde a comunidade vem lutando há dez anos para que sejam tomadas as providências cabíveis”, declarou.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima