Nota do blog

O homem morto em Pindaré-Mirim, ontem à noite, foi identificado como Sandro Ribeiro Sousa, vulgo Babão, e foi assassinado a golpes de facão em uma emboscada. Não se trata, portanto, de Coalhada, flanelinha que trabalhava em frente ao Sistema Mirante e que teve contato com o pistoleiro Jhonatan de Sousa Silva, assassino confesso do jornalista Décio Sá, na noite do crime.

A coincidência entre ambos é que Babão também já havia trabalhado como flanelinha na Avenida Ana Jansen, no São Francisco, nos arredores do Sistema Mirante, há alguns anos, segundo revelou ao blog um contemporâneo seu, fato que induziu a fonte a repassar a este repórter uma informação equivocada, publicada na manhã de hoje.

Coalhada, que ajudou a polícia a confeccionar o retrato falado de Jhonatan, chama-se João Batista Marques Cardoso e está vivíssimo, segundo informou um delegado que integrou a comissão designada pela Secretaria de Segurança Pública para investigar a execução do jornalista.

Pelo erro, o blog pede as mais sinceras desculpas.

Raimundo Cutrim volta a defender criação da CPI da Agiotagem

Cutrim defende CPI para apurar a atuação da máfia da agiotagem no Maranhão
Cutrim defende CPI para apurar atuação da máfia da agiotagem no estado

Na sessão desta quinta-feira (23), o deputado Raimundo Cutrim (PSD) voltou a defender a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da Agiotagem, para apurar a atuação da máfia da agiotagem no Maranhão. Disse que continua com 13 assinaturas, faltando apenas mais uma para garantir a instalação da CPI e fez um apelo para que os colegas de plenário sejam signatários do requerimento que pede a abertura da comissão.

Cutrim se solidarizou com o discurso feito antes pelo deputado Max Barros (PMDB), que havia informado que nem todas as 41 pessoas citadas como envolvidas, a maioria prefeitos, não tem qualquer relação com o episódio. O deputado do PSD criticou a Secretaria de Segurança, por haver feito a divulgação, “num ato irresponsável, de uma forma hedionda”.

Raimundo Cutrim garantiu que esses prefeitos sequer foram ouvidos e não é competência do Estado apurar, tendo em vista que são verbas federais.

O parlamentar voltou a dizer que foi envolvido no caso Décio Sá e chamou atenção para sua situação, que seria mais delicada. “Avaliem o caso do Cutrim que o secretário armou, juntamente com três delegados, para que pudesse me envolver ou colocar o meu nome no caso de Décio Sá. Um negócio criminoso, hediondo”, acusou.

Acusações

Voltou a dizer também que o número de assassinatos na Ilha está por volta de 90 por mês e que existiria uma campanha da Mirante e do jornal O Estado para envolvê-lo no crime de Décio Sá, depois na grilagem e agora por último na agiotagem.

Em aparte, o deputado Hemetério Weba (PV) informou que se Cutrim não conseguir a assinatura que falta ele vai retirar o seu nome da CPI, porque a comissão “vai perder o sentido de apurar os fatos dessas pessoas que estão envolvidas, esses 41 e mais 80 que poderão aparecer na mão de outros prefeitos, onde o dinheiro público vai pelo ralo”.

Em resposta, Raimundo Cutrim afirmou ter ouvido os boatos, mas que não estava acreditando na possibilidade. “Eu conheço a história de Hemetério ao longo de muitos anos e não é perfil dele retirar o nome. E segundo, o fato dessa natureza não é normal em nenhum Estado do Brasil e nem do mundo, eu entrei com uma representação junto ao Ministério Público desde o dia 16 de outubro do ano passado e até hoje não foi ouvida sequer uma pessoa”, garantiu.

Fonte: Assembleia Legislativa do Maranhão

Paço do Lumiar inicia campanha de vacinação contra febre aftosa

Prefeito Josemar Sobreiro vacina bovino para marcar início da campanha de combate à febre aftosa
Prefeito de Paço, Josemar Sobreiro, vacina bovino para marcar início da campanha de combate à febre aftosa

A Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento de Paço do Lumiar (Semapa )deu início nesta quarta-feira (22), à Campanha de Vacinação contra a Aftosa, em uma propriedade particular no Município, e contou com a presença do prefeito Josemar Sobreiro e de técnicos da Agência Nacional de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA).

Para atingir a cobertura vacinal de 90% do rebanho, estipulada pelo Ministério da Agricultura, a Semapa em parceria com a AGED, estarão realizando durante duas semanas, a imunização do gado nas propriedades. Paço do Lumiar possui um rebanho de 1310 cabeças, distribuídas em 400 propriedades, de acordo com o cadastro de criadores da Semapa. “No Município, as propriedades possuem um número pequeno de bovinos, e certamente, em quinze dias já tenhamos um percentual significativo de vacinação”, afirmou.

A campanha nacional será encerrada dia 30 de maio. Após esse período, os criadores devem apresentar na AGED, a nota fiscal de vacinação contra a Aftosa. “Àqueles que não apresentarem o comprovante serão sujeitos a advertência e multas”, contou a fiscal Estadual Agropecuária, Clidilene Nogueira.

O prefeito Josemar Sobreiro alertou os criadores para a necessidade de imunização do gado, visto que a Aftosa é uma doença que arrasa todo um rebanho, se algum animal estiver infectado. “ É de suma importância que o pequeno criador luminense receba as equipes da Semapa e da AGED para a vacinação dos animais, pois só assim, o nosso Município conseguirá erradicar a doença”, disse.

Assassinado flanelinha que ajudou a fazer retrato falado do matador de Décio Sá

Retrato falado de Jhonatan, produzido com a ajuda de Coalhada
Retrato falado de Jhonatan, produzido com a ajuda de Coalhada

Foi assassinado ontem à noite, em Pindaré-Mirim, o flanelinha conhecido como Coalhada, que descreveu à polícia características físicas do pistoleiro Jhonatan de Sousa Silva, assassino confesso do jornalista Décio Sá. As informações prestadas por Coalhada foram fundamentais para a confecção do retrato falado do matador. Em agosto do ano passado, blogs e alguns órgãos de imprensa chegaram a divulgar a morte do flanelinha, mas a informação era falsa.

Segundo uma fonte do blog, o flanelinha foi morto a tiros na porta da casa onde estava morando, em Pindaré-Mirim, por homens que passaram no local em um veículo. Até o momento, os autores não foram identificados, mas a polícia já está no encalço dos assassinos.

Coalhada, segundo consta nos autos processuais, estava em frente ao Sistema Mirante, onde costumava permanecer até 23 de abril de 2012, data do crime, quando Jhonatan e o comparsa que pilotava a moto chegaram procurando por Décio Sá. O flanelinha, ainda segundo o inquérito, chegou a conversar com os bandidos, apontando o carro e informando à dupla sobre a rotina de trabalho do jornalista na empresa.

Após prestar depoimento à comissão de delegados que apurou o crime e fornecer informações importantes para a investigação, ele auxiliou a Polícia Civil a confeccionar o retrato falado do pistoleiro, divulgado dia 31 de maio do ano passado. No dia 5 de junho, Jhonatan foi preso. E no dia 13 do mesmo mês, os acusados de serem os mandantes e de agenciar a execução do jornalista também foram para a cadeia, na Operação Detonando.

O assassinato de Coalhada, em circunstâncias misteriosas, é um fato novo em meio às audiências com testemunhas e acusados do crime que vitimou Décio Sá, iniciadas dias 6 deste mês, no Fórum Desembargador Sarney Costa, e interrompidas semana passada, com previsão de reinício para o próximo dia 3 de junho.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima