Diretor impõe lei do silêncio no Socorrão I

lei do silencioDevido ao repasse de informações a alguns jornalistas e blogueiros, incluindo este que vos escreve, o diretor-geral do Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, Yglesio Moises, impôs uma espécie de lei do silêncio aos profissionais que trabalham na unidade de saúde. A gota d’água para o gestor foi a matéria aqui postada ontem, sob o título “Sem direito a conforto“, que denunciou as condições inadequadas da sala destinada ao repouso de técnicos de enfermagem, maqueiros e funcionários da higienização do Socorrão I.

A mando de Yglesio, a chefe da área de Enfermagem passou a monitorar todos os passos dos profissionais do setor para evitar que os mesmos façam imagens das instalações do hospital e vazem-nas à imprensa não alinhada à administração municipal. O clima é tenso e alguns servidores se dizem intimidados.

Para se ter ideia do impacto da última denúncia feita por este blog, imediatamente após a publicação da matéria, por volta das 18h desta terça-feira, Yglesio determinou a limpeza geral da sala de repouso e a troca dos colchões rasgados.

Uma prova incontestável de que a exposição dos problemas do serviço público é o melhor caminho para solucioná-los.

Enquete: 99% apóiam manifestação em São Luís

Manifestantes concentrados em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, local do protesto
Milhares de manifestantes concentrados em frente à Biblioteca Benedito Leite, no Centro, local do protesto

Enquete publicada na página do movimento “Vem Pra Rua, São Luís” no Facebook revelou que 99% dos internautas aprovam a manifestação, que deverá reunir mais de 20 mil pessoas em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, no Centro. Os motes do protesto são problemas urbanos como deficiência do sistema de transporte, caos na saúde e na educação e a corrupção no setor público.

Até as 17h, 40 minutos do horário previsto para o início da mobilização, a enquete registrou 1.591 votos. Desses, 1.589 foram favoráveis ao movimento. Entre os participantes do levantamento, 1.587 confirmaram presença no ato público. Outros 202 também declararam apoio, mesmo ausentes do evento, por vários motivos.

Ao todo, 99% do total de votantes sinalizaram positivamente. Só dois se disseram contra, o que equivale a um percentual de reprovação insignificante.

Com receio de depredações, a Superintendência do Banco do Brasil determinou a colocação tapumes em frente a algumas agências. O expediente de órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foi alterado. Escolas do Centro liberaram mais cedo os alunos do turno vespertino. Manifestantes tomaram e queimaram uma bandeira do PSTU que era empunhada por um militante.

Foto: Facebook

Assinatura do presidente do Incra é falsificada em certidão de posse de área em Chapadinha

Superintendente do Incra, José Inácio Rodrigues, requereu cópia do documento falsificado
Superintendente do Incra, José Inácio Rodrigues, requereu cópia do documento falsificado para providências legais

A Procuradoria Federal Especializada do Incra analisa medidas judiciais possíveis para contestar uma falsa certidão com o nome do presidente do Incra, Carlos Mário Guedes de Guedes, apresentada à Justiça da comarca de Chapadinha, estado do Maranhão, em processo de reivindicação do imóvel São Raimundo, localizado no referido município.

A falsa certidão contém erros grosseiros, a começar pelo cabeçalho do documento até a assinatura do presidente da autarquia, e ao que tudo indica foi utilizada com o propósito de excluir de desapropriação uma área de 200 hectares em benefício do proprietário.

A área em questão integra os imóveis Fazendas Pavi I e Pavi II, declarados por decreto presidencial, em 23 de dezembro de 2011, como de interesse social para fins de reforma agrária. Os Títulos de Dívida Agrária (TDAs) já foram emitidos e o referido processo encontra-se em fase de ajuizamento, visando a imissão do Incra na posse dos imóveis, fase final para implantação do projeto de assentamento.

A Justiça do Maranhão, desconhecendo a falsidade do documento, concedeu liminar de imissão na posse do imóvel São Raimundo, cujo mandado foi cumprido em maio passado, sem oitiva prévia da Superintendência do Incra no Maranhão.

Assim que tomou conhecimento da suposta certidão e, diante das evidências da falsidade da assinatura, o superintendente José Inácio Rodrigues solicitou à Procuradoria Federal Especializada – Regional Maranhão, que requeira cópia da Ação de Reivindicação de Posse da área, para as providências legais pertinentes.

O Incra esclarece que tomará todas as medidas administrativas cabíveis para apurar a origem e o propósito da falsidade, assim como, solicitará abertura de inquérito junto à Polícia Federal para responsabilizar criminalmente os autores da fraude.

Exclusivo: polícia desenterra restos mortais de bandido na Vila Cutia

Criminosos presos na Vila Cutia; bando portava armas, drogas e uma moto
Criminosos presos na Vila Cutia; bando portava armas, drogas e uma moto

O blog teve acesso exclusivo a dois vídeos que mostram homens do Serviço de Inteligência da Polícia Militar desenterrando os restos mortais de um criminoso executado por rivais, há sete meses, em uma área de matagal na Vila Cutia (vizinha ao conjunto São Raimundo), próximo à Base da Aeronáutica. A vítima seria assaltante e, segundo a polícia, foi assassinada a mando do traficante Mauro Soares Alves, 38 anos, que lidera o comércio de drogas na região e desde março de 2011 está preso no quartel do Comando Geral da PM, no Calhau.

O bandido morto e desovado foi identificado como Emerson. A localização dos restos mortais só foi possível com o auxílio de outros criminosos, entre os quais um adolescente de 14 anos, acusado de ser o autor da execução. O menor revelou que há mais cadáveres enterrados na extensa área.

Emerson foi decapitado e sua cabeça foi enterrada em uma cova rasa. O resto do corpo estava em um buraco escavado dentro de um barraco onde funcionou um laboratório de produção de drogas, destruído por homens do Grupo Tático Aéreo (GTA) no dia 30 de maio. Na ocasião, os bandidos que estavam no local conseguiram escapar.

Durante a operação policial, foram presos nove criminosos, dois deles apontados como matadores do frentista Carlos Eduardo Nascimento de Jesus, 29 anos, durante um assalto a um posto de combustíveis no São Raimundo, na noite do último domingo. Os acusados são adolescentes, um de 16 e outro de 17 anos, identificados como Thiaguinho e Camarão.

No primeiro vídeo, policiais desenterram a cabeça do bandido. No segundo, o corpo é localizado em um buraco. Assista:

[youtube gADwE8A2abI]

[youtube ha3nkKAkDVk]

 

Com colaboração do repórter Saulo Maclean (O Estado do Maranhão)

Foto: Douglas Jr./O Estado do Maranhão

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima