Manifestação faz governo cancelar programação de arraiais da Praia Grande e Ceprama

Para preservar o público, o patrimônio e os integrantes das brincadeiras juninas, a Secretaria de Estado de Cultura (Secma) informa que decidiu cancelar a programação deste sábado (22) nos arraiais instalados na área da Praia Grande (Praças Nauro Machado, da Faustina e Casa do Maranhão) e no Ceprama.

O cancelamento da programação é uma medida de segurança preventiva devido ao movimento de protesto programado para esta data, nas ruas do Centro.

A programação junina nesses Arraiais será retomada normalmente no domingo (23), a partir das 19h, seguindo o roteiro previamente definido pela Secma.

Sem salários há dois meses, médicos do Hospital da Criança cruzam os braços

Entrada do Hospital da Criança, onde médicos farão paralisação
Entrada do Hospital da Criança, onde médicos suspenderão o atendimento

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Municipal Odorico Amaral de Mattos, o Hospital da Criança, na Alemanha, cruzarão os braços neste fim de semana em protesto contra o atraso nos seus salários. Eles reclamam também das más condições de trabalho, alegando que a estrutura adequada para que atendam os pacientes.

A manifestação terá início às 10h, horário em que os médicos suspenderão os atendimentos, e terá duração de 48 horas. Os profissionais de saúde reivindicam o pagamento de dois meses de salários atrasados e melhorias na estrutura do hospital.

Apenas o setor de urgência estará funcionando, mesmo assim com equipe reduzida, o que tornará o atendimento mais lento.

Vistoria

No último dia 11, uma vistoria realizada pela promotora especializada de Defesa da Saúde, Glória Mafra, detectou uma série de problemas no Hospital da Criança, como número reduzido de médicos e enfermeiros para atender os pacientes, falta de medicamentos essenciais, como analgésicos e antitérmicos.

Funcionários foram flagrados manuseando equipamentos e alimentos sem os cuidados necessários. Outra irregularidade foi o não funcionamento do lactário, onde são preparadas as refeições das crianças internadas. Com a desativação do setor, a comida vinha sendo servida na cozinha do hospital. Alguns respiradores estavam desativados, comprometendo o atendimento aos pacientes infantis.

A promotora Glória Mafra deu prazo de 48 horas para que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) resolvesse os problemas.

Em nota, a Semus informou que já havia feito várias melhorias no Hospital da Criança e que já iniciara uma licitação para a execução de uma reforma e reparos na unidade de saúde.

Professor de Itinga do Maranhão é acusado de assediar menor em sala de aula

Blog do Wilton Lima

professor itingaItinga do Maranhão – O professor de informática José Ezequias, conhecido no mundo dos blogueiros como “Ezequias Holanda”, está sendo acusado de assediar uma aluna menor de idade, que recebe aulas no Telecentro Comunitário de Itinga do Maranhão.

A acusação foi feita pela mãe da menor na Delegacia de Polícia de Itinga, através do Boletim de Ocorrência de nº 452/2013 no último dia 12 (foto), após a mesma ter procurado a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Tutelar da cidade para denunciar o fato.

Segundo a mãe da menor, sua filha, uma garota de apenas treze anos de idade, estava se sentindo desestimulada a continuar com o curso de informática em decorrência dos assédios sofridos por parte do professor, o blogueiro Ezequias Holanda, daí a preocupação da mãe da menor em tomar as providências necessárias para que o caso seja investigado pela justiça, no sentido de que outras crianças não venham a ser prejudicadas por esse tipo de atitude.

boletim assédio

Sem piedade

Maca, cadeira de rodas e aparelhos fora de usam dividem espaço com servidores quando estes precisam repousar
Maca e cadeira de rodas ocupam espaço destinado ao repouso dos profissionais do Socorrão I durante os plantões 

O diretor-geral do Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, Yglesio Moyses, continua retaliando sem piedade os profissionais de saúde que insistem em denunciar à imprensa os abusos aos quais são submetidos durante a rotina de trabalho. Após a divulgação, neste blog, de fotos da sala de repouso com colchões rasgados amontoados no chão (veja post abaixo), o gestor transformou o cômodo em depósito de máquinas e equipamentos hospitalares, expondo os servidores ao risco de contaminação.

Uma fonte revelou que agora técnicos de enfermagem, maqueiros e o pessoal da limpeza dividem o já reduzido espaço da sala de descanso com macas e cadeiras de rodas sujas de sangue de pacientes, além de aparelhos fora de uso. Um castigo por causa do “vazamento” de informações, que, segundo relatos feitos a este repórter, tem deixado o diretor transtornado.

Os atos de retaliação cometidos por Yglésio parecem não ter limite e agora comprometem a salubridade do hospital, violando gravemente um direito trabalhista.

Já é hora de as autoridades e entidades de classe intervirem, para que o pior não aconteça.

Colchões amontoados junto a aparelho fora de uso e caixas velhos
Colchões amontoados junto a aparelho fora de uso, maca e caixas velhas, o que viola o direito à salubridade

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima