Manifestação já começou

Aos poucos, o público vai chegando ao local da manifestação popular “Acorda, Maranhão”, idealizada como forma de cobrar do poder público mais segurança, saúde e educação. O ponto de concentração, que a princípio seria a Praça Maria Aragão, passou a ser a Praça Gonçalves Dias, onde há várias árvores, o que permite que as pessoas se protejam do sol forte.

Um carro de som foi posicionado em frente ao Palácio Cristo Rei. O locutor pede aos presentes que convoquem mais pessoas por telefone, via Facebook, Twitter e mensagens de celular. A trilha sonora do movimento são músicas do gênero rap, com letras de protesto.

Alguns manifestantes exibem faixas e cartazes, a maioria preparada no próprio local da mobilização. Outros pintam o rosto com as cores da bandeira do Brasil, usam máscaras e narizes de palhaço.

Pela internet, policiais pedem às pessoas que estiverem protestando pacificamente que sentem-se no chão ao menor sinal de tumulto para facilitar a identificação dos autores.

Da concentração, os manifestantes seguirão pela Beira-Mar para os Palácios dos Leões e La Ravardiére, esse último sede da Prefeitura de São Luís, e Tribunal de Justiça, onde farão um ato simbólico. De lá, percorrerão a Rua do Egito e em seguida bloquearão a ponte do São Francisco, ocasião em que farão mais um ato simbólico, que marcará o encerramento do protesto.

Ao percorrer o local do protesto por alguns minutos, o autor do blog não avistou uma única viatura policial. Mas, com certeza, o aparato de segurança será grande, para conter eventuais atos de violência e vandalismo.

Abaixo, imagens dos primeiros momentos da manifestação:

protesto

protesto2

protesto3

protesto4

protesto6

protesto7

protesto8

protesto5

OBS: o blog dá uma pausa na cobertura agora em razão de compromissos particulares. Amanhã retomarei as postagens, mostrando, inclusive, o saldo do protesto.

Roteiro da manifestação

acorda maranhao

A manifestação popular “Acorda, Maranhão” está confirmada para as 14h, com concentração na Praça Maria Aragão. Abaixo, o roteiro:

1º – Praça Maria Aragão
2º – Beira-Mar/Palácio dos Leões/Prefeitura (Ato simbólico)
3º – Tribunal de Justiça
4º – Praça Dom Pedro II
5º – Rua do Egito
6º – Ponte do São Francisco
(Ato Simbólico ocupando toda a extensão da Ponte e encerra a manifestação)

Paço do Lumiar elabora Plano Municipal de Saúde

Secretária Nadi Morais anuncia diretrizes do Plano Municipal de Saúde
Secretária Nadi Morais anuncia diretrizes do Plano Municipal de Saúde

A Prefeitura de Paço do Lumiar realizou na quinta-feira (20), o Seminário de Elaboração do Plano Municipal de Saúde, com a participação do poder público, entidades civis e organizadas. O momento foi também de apresentação do diagnóstico situacional da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) nos primeiros meses da nova gestão municipal.

O público presente assistiu à palestra sobre “Política Nacional de Atenção Básica”, ministrada pela enfermeira Sostenise Maciel, especialista em Administração dos Serviços de Saúde, Saúde da Família e Coordenadora da Atenção Básica de Paço do Lumiar.

O prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, esteve presente no Seminário e falou das ações emergenciais implementadas no início da sua gestão, entre as quais a reorganização da Semus, com a contratação de servidores aprovados no último concurso, conserto das ambulâncias paradas, inauguração do Centro de Especialidades e Diagnóstico, entre outras realizações.

A secretária municipal de Saúde, Nadi Morais, definiu como de extrema importância a participação dos diversos segmentos. ” A participação da população na elaboração do plano, juntamente com o poder público, nos oportuniza conhecer não só as necessidades do município, mas também medir a eficácia dos serviços e procedimentos de saúde em funcionamento”, assinalou.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima