SSP redefine atuação da PM durante manifestações de protesto

Autoridades de segurança montaram nova estratégia de ação durante protestos
Autoridades de segurança montaram nova estratégia de ação em protestos

A Secretaria de Estado de Segurança (SSP) redefiniu, nesta quarta-feira (26), a atuação da Polícia Militar do Maranhão durante as manifestações de protesto realizadas por populares. Dessa forma, a ação da PMMA se limitará aos casos de crime, vandalismo e depredação do patrimônio público e privado, além de proteção das pessoas que participam dos movimentos de maneira pacífica e ordeira.

A decisão foi tomada durante reunião com presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes; do superintendente da PRF no Maranhão, Raimundo Feitosa; e do secretário adjunto de Segurança do Município e comandante da Guarda Militar, George Bezerra. O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira (26), no Comando Geral da PMMA, no Calhau.

Com a nova postura da PMMA, as ocorrências de desobstrução de ruas e avenidas de São Luís ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e Guarda Municipal. Já nos atos em rodovias federais (BRs), a atuação será da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Vamos compartilhar a responsabilidade nessas ações e a polícia continuará dando apoio, caso seja necessário”, observou o secretário. Também presentes ao encontro os comandantes da PMMA, coronel Franklin Pacheco; do Corpo de Bombeiros, coronel Wanderley Pereira; e do Policiamento Metropolitano, coronel João Nepomuceno.

“A polícia tem feito o seu trabalho de forma preventiva e vai continuar nas ruas para manter a ordem, porém estamos definindo melhor os papéis de cada agente”, declarou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

Ele também destacou a atuação da PMMA até o momento nos movimentos. “Os policiais estão trabalhando para a segurança dos manifestantes, para que os movimentos transcorram de maneira pacífica e ordeira”, declarou. Mendes complementou: “Os policiais estão garantindo o direito de manifestação do cidadão. E continuaremos não permitindo que vândalos se infiltrem nos atos para promover depredação do patrimônio e cometer crimes”.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Líder muda nome de movimento e descarta ligação com Flávio Dino

vem pra rua2

Idealizador da manifestação antes denominada “Muda Maranhão”, agora rebatizada de “Vem pra Rua”, o empresário Saulo Giovani Mendonça explicou, na página do movimento no Facebook, que decidiu alterar o nome para evitar qualquer associação a candidato a cargo eletivo. Ele não chegou a identificar o político, mas alguns blogs já vinham ligando a mobilização ao pré-candidato ao governo estadual Flávio Dino (PCdoB), que em 2010 liderou a coligação também chamada “Muda Maranhão”, expressão que deverá ser reeditada no pleito do ano que vem.

Incomodado com a vinculação, Giovani escreveu a seguinte mensagem na rede social: “DEVIDO a alguns apontamentos que ligavam o nome de nossa manifestação com um candidato político, MUDEI O NOME DA MANIFESTAÇÃO! E declaro PARA OS DEVIDOS FINS DE DIREITO, QUE NÃO FAÇO PARTE DE PARTIDO ALGUM POLÍTICO, NEM TENHO QUALQUER TIPO DE LIGAÇÃO COM QUALQUER POLÍTICO QUE SEJA, NEM EU NEM MINHA FAMÍLIA!

O esclarecimento é mais do que oportuno, já que a má fé que costuma permear a conduta de alguns políticos poderia levar à apropriação do movimento, de olho nos dividendos eleitorais que o protesto poderia lhes render.

O protesto está marcado para começar às 17h, com concentração em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, no Centro. O roteiro é desconhecido, o que seria uma forma de evitar que a polícia imponha bloqueios ao longo do trajeto.

Prefeitura de Paço do Lumiar adianta parcela do 13º

paço do lumiarA Prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal de Administração e Finanças informa, que estará efetuando nesta quinta-feira (27) , o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais.

De acordo com o prefeito Josemar Sobreiro, o adiantamento do benefício favorece os servidores e contribui muito para a organização das finanças nesse período.

Manifestação altera expediente em repartições estaduais

A manifestação popular que está sendo anunciada nas redes sociais como “4º Ato”, organizada pelos movimentos “Muda, São Luís” e “Vez pra rua, Slz”, fez o Governo do Estado alterar o expediente em suas repartições nesta quarta-feira. Em nota, a Casa Civil informa que os órgãos da administração estadual funcionarão até asa 15h.

Uma hora depois, terá início o jogo Brasil x Uruguai, pelas semifinais da Copa das Confederações, que será transmitido ao vivo pela TV. Segue a nota:

A Casa Civil do Governo do Maranhão informa que o expediente nas secretárias e órgãos da administração estadual nesta quarta-feira (26) está sendo das 8h às 15h.

A decisão, além de ser uma medida de segurança, se deu em respeito ao movimento nacional de protesto programado para esta data em São Luís.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

“Deixe a Câmara de cabeça erguida”, diz vereadora, filha de Lourival Mendes, após rejeição da PEC 37

luciana lourivalA vereadora Luciana Mendes (PTdoB), filha do deputado federal Lourival Mendes, do mesmo partido, pediu ontem a ele que deixasse a Câmara Federal de “cabeça erguida”, logo após a votação que decidiu pelo arquivamento da PEC 37, de autoria do parlamentar maranhense, por 430 votos a nove e duas abstenções. A proposta limitava o poder de investigação do Ministério Público.

Ao fazer o apelo, via Facebook, Luciana praticamente admitiu ser impossível que o pai se reeleja ano que vem, tamanho o desgaste causado à sua imagem pela péssima repercussão da proposta, um dos principais motes das manifestações de rua que tomaram conta do país nas últimas semanas.

Ainda assim, a vereadora se disse orgulhosa do pai, exaltando sua postura coerente ao defender a PEC em discurso que antecedeu a votação, no qual Lourival Mendes expôs os motivos da sua proposição. Ela condenou o desrespeito à Constituição cometido pelos que rejeitaram a proposta. “Hoje estamos presenciando o desrespeito a nossa Constituição…mas quando se derem conta das consequências…ahhhh…mas afirmo: mesmo assim, o MP continua sem poderes para investigar criminalmente. Basta ler a CF”, escreveu Luciana Mendes na rede social.

De fato, o caminho de Lourival Mendes rumo à renovação do mandato tornou-se bastante espinhoso. Se já havia sofrido abalo com o início das discussões da PEC 37 apenas no âmbito das instituições jurídicas, sua popularidade caiu ao mais baixo nível depois que o povo foi às ruas vociferar contra a proposta.

Por outro lado, em ano eleitoral muita coisa costuma mudar. É ver para crer.

11 policiais feridos em manifestações de rua em São Luís

Policial militar com a cabeça quebrada e civil com parte do dedo mínimo direito decepada
Policial militar com a cabeça quebrada e civil com dedo mínimo da mão direita decepado: vítimas do vandalismo

Onze policiais já foram feridos durante as manifestações de rua que vêm sendo realizadas em São Luís desde a semana passada, segundo informou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, em entrevista ao repórter Domingos Ribeiro, da Rádio Mirante AM. A maioria são militares, vítimas de pedradas, foguetes e quedas de cavalos durante as ações de repressão aos vândalos e até ladrões infiltrados nos movimentos.

Os casos mais recentes foras registrados na área Itaqui-Bacanga, na última segunda-feira, quando um policial civil e um militar foram feridos gravemente ao serem atingidos por pedras. O primeiro teve parte do dedo mínimo da mão direita decepada. Já o segundo foi alvejado na cabeça e precisou levar vários pontos. No mesmo protesto, quatro viaturas foram apedrejadas.

Pelo que percebeu nos últimos dias, as forças de segurança vêm agindo de duas formas para rechaçar os indivíduos que partem para o confronto durante as mobilizações. Uma das ações, executada pela Polícia Militar, é o emprego da força moderada, com uso de spray de pimenta, bombas de efeito moral e balas de borracha. A outra, de responsabilidade da Polícia Civil, é cobrar pesada fiança das pessoas presas por alguma ilegalidade, a exemplo do que ocorreu anteontem com oito moradores da área Itaqui-Baganga flagrados em atos de vandalismo e que desafiaram a polícia (veja post acima).

Para a tarde/noite de hoje, está sendo anunciado o 4º Ato, outra manifestação de rua que promete parar o Centro de São Luís. Espera-se de que dessa vez não haja excessos.

Fotos: Batalhão de Choque

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima