Um caminhão-baú tombou hoje de manhã quando descia uma ladeira de acesso à Avenida Vitorino Freire, próximo à Camboa. Nenhum dos dois ocupantes saiu ferido. Dezenas de curiosos se concentraram no local para acompanhar a operação de levantamento do veículo, realizada com o auxílio de um guincho.
Desembargador Froz Sobrinho e juiz Roberto de Paula descartaram vinda de Beira-mar ao Maranhão e esclareceram que desembargador aposentado foi contratado pelo traficante
O desembargador Froz Sobrinho, coordenador da Unidade de Monitoramento Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), e o juiz Carlos Roberto Oliveira de Paula, da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís, concederam entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (12), prestando esclarecimentos sobre a matéria veiculada na noite de domingo (11), no programa Fantástico, da Rede Globo, que noticiou a possível transferência do traficante Fernandinho Beira Mar para o Maranhão, pelo alegado envolvimento com um desembargador do Estado.
Froz Sobrinho negou a existência de qualquer pedido judicial ou administrativo para transferência do preso para o Maranhão, explicando que nenhum desembargador possui competência legal para decidir acerca desse tipo de pedido, que são de exclusiva responsabilidade da 1ª Vara de Execuções Penais da capital.
Segundo ele, ainda que houvesse o pedido, a transferência seria inviável pela falta de estrutura do sistema prisional, que atualmente enfrenta uma superlotação incapaz de abrigar os próprios presos do Estado, sem possuir a infraestrutura especial exigida para receber presos com as características de Fernandinho Beira Mar e Marcinho VP.
“Não temos em todo o Maranhão nenhuma unidade de segurança máxima. Não teríamos como receber um preso transferido de uma unidade federal”, informou.
O juiz Roberto de Paula classificou como absurda a notícia veiculada, considerando o sistema prisional “caótico” do Maranhão, que não oferece condições mínimas para trabalhar a ressocialização dos presos já existentes.
Ele reafirmou a inexistência de pedido para transferência de preso em andamento na 1ª VEP e a falta de condições estruturais do sistema prisional, que possui capacidade para 1.200 presos e hoje abriga a média de 3 mil, entre provisórios e definitivos. “Temos situações absurdas com verdadeiras masmorras em São Luís, com presos provisórios e definitivos dentro da mesma cela”, informou.
Aposentado
Sobre o envolvimento com algum dos desembargadores do Maranhão, Froz Sobrinho declarou ser impossível a ligação com algum dos membros da ativa e a probabilidade de se tratar do advogado de Fernandinho Beira Mar, o desembargador maranhense Luis de Almeida Teles, já aposentado.
“Todos sabemos da contratação do ex-desembargador Teles como advogado de Fernandinho Beira Mar, talvez esteja se referindo a ele”, disse.
O juiz anunciou que a afirmação feita na reportagem sobre o envolvimento de algum dos membros do TJMA com o traficante será objeto de apuração investigativa interna, e repassada ao Corregedor Nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, para que sejam procedidas as investigações necessárias, considerando o privilégio da informação e a segurança dos magistrados.
As informações constam em Nota de Esclarecimento (ANEXO) assinada pelo presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior; além do coordenador do Grupo de Monitoramento Carcerário, desembargador Froz Sobrinho, e o juiz Roberto de Paula, que responde pela 1ª Vara de Execuções Penais.
Célio Codó cabeceia e abre o placar contra o Fortaleza, para alegria da torcida, que novamente lotou o Castelão
O Sampaio Corrêa deu ontem mais um passo importante rumo à conquista do seu principal objetivo no Campeonato Brasileiro da Série C, que é o acesso à Série B. Ao vencer o Fortaleza por 2 x 1, no Castelão, o time tornou-se líder absoluto do Grupo A, colocando três pontos de vantagem sobre os principais adversários. Com aproveitamento de 66,7% dos pontos, o ataque mais eficiente (21 gols) e o maior saldo de gols (14), o Tricolor iniciará o returno da primeira fase como a melhor equipe da competição, com 20 pontos, um a mais que o Guarani, primeiro colocado do Grupo B.
O Sampaio ainda não perdeu nenhum jogo em casa. Dos 15 pontos que disputou em cinco jogos no Castelão, o time só deixou de ganhar dois, no empate de 1 x 1 com o Luverdense, pela quinta rodada. O bom desempenho nas partidas em São Luís tem feito a diferença. Há de se destacar, também, o apoio que a Bolívia Querida vem recebendo da torcida, que tem comparecido em massa aos jogos, tornando o Sampaio um dos times com melhor média de público nas quatro séries do Campeonato Brasileiro.
Para manter a liderança, a equipe maranhense tem que continuar cumprindo o dever de casa. Mais ainda, precisa seguir somando pontos nos jogos fora. Já foram sete em cinco partidas, conquistados no empate contra o Treze, na Paraíba, e nas vitórias sobre Águia, no Pará, e Rio Branco, no Acre. Sem dúvida, é um bom desempenho, que se for mantido ampliará as chances do Tricolor de continuar na ponta da tabela até o fim do returno da primeira fase e dará ao time a vantagem de decidir sempre em casa os confrontos do mata-mata.
Fora da Série B desde 2002, quando foi rebaixado, o Sampaio tem tudo para obter novamente o acesso. Com um ótimo elenco de jogadores, uma comissão técnica competente e uma diretoria que tem dado todas as condições à equipe, a Bolívia Querida desponta como forte candidato a subir.
Pelo bom trabalho realizado, aumenta até mesmo a confiança em mais um título, o quarto nacional, que incluiria o Sampaio de uma vez entre os clubes mais expressivos do futebol brasileiro.
Abaixo, a classificação da Série C após o fim da fase de ida:
Socorristas do Samu de Paço do Lumiar demonstram reanimação de paciente durante exercício de treinamento
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Paço do Lumiar (SAMU) iniciou um treinamento de primeiros socorros, as atividades do Núcleo de Educação Permanente (NEP-SAMU), na tarde desta sexta-feira (9), no posto do Serviço, localizado no CSU do Maiobão. Participaram da atualização profissional, as seis equipes de socorristas, formadas por médicos, enfermeiros e motoristas.
O treinamento supervisionado pelos médicos do SAMU, Michel Lobão, Bruno Leite e Arthur Belchior aconteceu em dois momentos: o teórico com a projeção de situações de atendimento de urgência em via pública, e a parte prática, com a simulação dos primeiros procedimentos necessários para a imobilização e reanimação de pessoas com quadro de ataque cardiovascular e fraturas, onde foi utilizado uma ambulância e boneco na cena.
Para a coordenadora geral da unidade do SAMU de Paço do Lumiar, a enfermeira Eliziane Galvão, o NEP foi criando com o objetivo de atualizar as técnicas de primeiros socorros, tanto na Unidade de Suporte Avançado, quanto na Suporte Básico nas ocorrências diárias. Ainda de acordo com a coordenadora, os treinamentos serão mensais.
Comentários