O vice-presidente da OAB/MA, Valdênio Caminha, no exercício da presidência da Seccional Maranhense, disse que a diretoria já adotou as medidas legais cabíveis, no âmbito da entidade, para apurar a conduta do advogado paranaense Gustavo Zanelli tendo em vista postagens com cunho preconceituoso, a ele atribuídas, em seu perfil em uma rede social.
O vice-presidente disse, ainda, que o advogado entrou em contato com a OAB/MA para informar que o seu perfil no Facebook teria sido invadido, negando, inclusive, a autoria dos textos publicados.
Josemar Sobreiro e Rosany Aranha descerram placa de inauguração da Unidade de Processamento de Pescado
Pescadores e marisqueiras de Paço do Lumiar têm, a partir de agora, um incentivo a mais no incremento da renda, com a entrega, na quarta-feira (11), da Unidade de Beneficiamento de Pescado e Mariscos, localizado na comunidade de Timbuba. A Unidade conhecida também por “Marisqueira” foi inaugurada pelo prefeito de Paço do Lumiar, Josemar
Sobreiro, e pela secretária municipal de Agricultura e Pesca, Rosany Aranha.
A Marisqueira beneficiará 47 pessoas, e todo o produto pronto para a comercialização sairá com registro do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). A marisqueira mais antiga da região, a senhora Francisca Brandão agradeceu a entrega da Unidade de Beneficiamento, visto que, agora todas as mulheres e homens que tiram do mar o seu sustento terão um espaço para a separação, embalagem e venda direta para o comerciante, com o selo de qualidade municipal.
Prefeito Josemar Sobreiro e secretária Rosany Aranha conhecem instalações e modo de operação da unidade
O prefeito Josemar destacou o potencial pesqueiro do município e disse que a comercialização dos produtos com certificado de qualidade dará mais condições para que pescador e a marisqueira possam vender seu produto dentro e fora do município. Josemar destacou ainda que será realizado um estudo para a manutenção e construção de portos, e
alavancar o turismo náutico na região.
“A pesca foi o setor que mais avançou no município nestes sete meses. Estamos com de cinco projetos no Plano Safra, e uma Fábrica de Gelo para inaugurar ainda este ano, no Porto de Mocajituba. E, a entrega da Marisqueira é um sonho realizado tanto para nós da SEMAPA, quanto para a comunidade de Timbuba, Pau Deitado, Mojó, Iguaíba, que não
tinham como escoar a sua produção”, relatou Rosany Aranha, secretária de Agricultura e Pesca.
Josemar Sobreiro entre equipe de servidores responsável pelo processamento do pescado e dos mariscos
A Unidade é um empreendimento que existe desde a gestão municipal anterior, mas que recebeu a atenção necessária este ano, com a sua regularização junto ao Ministério Público do Estado do Maranhão. “Em respeito às marisqueiras e pescadores intercedemos na situação, para que pudéssemos de fato entregar esse espaço a eles, agindo dentro da
Lei e sem desperdício de dinheiro público”, disse o procurador do Município, Bruno Leonardo Rodrigues.
A inauguração da Unidade de Beneficiamento de Pescados e Mariscos contou também, com a presença da coordenadora de Pesca da SEMAPAQ, Isabela Neiva Moreira, de secretários municipais, vereadores, e da comunidade.
A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, representou junto à OAB e apresentou notícia crime junto à Procuradoria da República no Maranhão nesta quinta, 12, contra o advogado Gustavo Zanelli Ferreira, pela prática de ofensas de caráter racial e discriminatório contra a cultura e a população nordestina e maranhense.
Abaixo, cópias da representação formulada à OAB-MA e da notícia crime junto à Procuradoria da República no Maranhão:
Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária divulgou fotos dos 20 presos que fugiram domingo da Cadet
Nada menos que 85 detentos já fugiram de presídios maranhenses este ano, principalmente do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A informação foi divulgada hoje pelo secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa, em entrevistas à Rádio Mirante AM e à TV Mirante. A última fuga foi registrada na madrugada do último domingo, na Casa de Detenção (Cadet), de onde escaparam 20 presos. Até o momento, apenas um dos fugitivos foi recapturado.
Dos 85 que escaparam das cadeias maranhenses, menos de 50 foram recapturados. Ou seja há, atualmente, quase 40 criminosos foragidos no estado, cometendo, com certeza, todo tipo de ato de violência. Os mais comuns, com certeza, são assaltos e tráfico de drogas.
A polícia tem atuado como pode para devolver os criminosos à cadeia. Mas, diante das condições de trabalho precárias, como a falta de efetivo, não consegue resolver o problema de forma definitiva.
Enquanto isso, a sociedade vai ficando à mercê de bandidos profissionais, infiltrados em meio aos cidadãos de bem e sempre dispostos a fazer mais uma vítima.
Segue a lista com os nomes dos fugitivos da Cadet de Pedrinhas, de acordo com a numeração das fotos acima:
Comentários