Rua do Aririzal terá tráfego em mão única

aririzal

A Rua do Aririzal, importante via que liga as avenidas Daniel de La Touche e São Luís Rei de França e percorre uma vasta área residencial e comercial, deverá ter tráfego em mão única daqui há alguns meses. Essa e outras alterações viárias estão em estudo na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), segundo informou ao blog o vereador Ricardo Diniz (PHS), que se reuniu esta semana com gestores da pasta.

Tráfego na Rua do Aririzal, que sempre foi de mão dupla, fluirá em um só sentido
Tráfego na Rua do Aririzal, que sempre foi de mão dupla, fluirá em um só sentido

Com trânsito fluindo em mão dupla desde que foi inaugurada, a Rua do Aririzal deverá ter tráfego em apenas uma direção, no sentido São Luís Rei de França-Daniel de La Touche, de modo a permitir melhor mobilidade nesse percurso. Os motoristas que precisarem fazer a rota contrária terão que usar vias paralelas, que serão preparadas para absorver o fluxo.

No momento, a SMTT prepara uma licitação para contratar uma empresa para executar o projeto de sinalização, necessário à execução da mudança.

Castelo Branco

Outra alteração estudada é a proibição de estacionamento ao longo da Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco, via que registra alguns pontos de congestionamentos devido à presença de veículos no acostamento.

Operação da Sema apreende quase 50 pássaros silvestres que seriam traficados

Papagaio apreendido em poder de traficantes de animais silvestres durante operação da Sema
Papagaio apreendido em poder de traficantes de animais silvestres durante operação da Sema no povoado Loreto

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), por meio da equipe da Associação Ambiental do Parque Estadual do Mirador-APERMIRA (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP), responsável pelo Programa de Vigilância e Defesa Ambiental do Parque Estadual do Mirador, apreendeu, ontem, pela manhã, 49 pássaros silvestres em no povoado de Loreto, localizado no limite com a área de proteção ambiental, a 715 quilômetros da capital maranhense.

Durante a operação, foram encontrados 14 papagaios e 35 chico pretos, dois deles estavam mortos e os demais sofrendo maus tratos. Os pássaros que sobreviveram foram levados para o Parque Estadual do Mirador, onde passarão por um processo de readaptação à natureza.

35 chicos pretos capturados no Parque Estadual do Mirador seria vendidos clandestinamente
35 chicos pretos capturados no Parque Estadual do Mirador, no sul do estado, seriam vendidos clandestinamente

Além dos animais, foram apreendidos no local do cativeiro alguns objetos utilizados para apreender e traficar os pássaros. Entre eles, lanternas, uma espingarda, munições, pólvoras, telas, cercados de telas, jaulas e gaiolas, e ainda, pele de gato do mato, casco de peba e chifres de veados.

A apreensão foi feita após uma denúncia anônima, que levou à prisão de Jurandir Gomes da Silva, de 46 anos, que estava com os pássaros. Assim que foi realizado o flagrante, os animais apreendidos foram conduzidos à 11ª Delegacia Regional de Balsas, mesmo destino que teve Jurandi Gomes da Silva.

Filhotes de papagaio estavam sendo transportados por traficantes em caixas de papelão
Filhotes de papagaio estavam sendo transportados por traficantes em caixas de papelão, mas foram apreendidos

Ele foi autuado em fragrante por crime ambiental, maus tratos de animais silvestres e porte ilegal de armas. Segundo o coordenador de Vigilância e Defesa Ambiental do Parque Estadual do Mirador, Laércio Pereira de Araújo, os traficantes de animais silvestres que atuam no local são provenientes de outros estados. “Muitos desses traficantes de animais vêm de Pernambuco e do Ceará e contam com a ajuda de alguns moradores da região para capturar esses animais”, explicou.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambente (Sema)

MP volta a pressionar Prefeitura de São Luís por melhoria na saúde

Diante de Glória Mafra, secretário César Félix assina recomendação que prevê atendimento pleno a doentes renais
Diante de Glória Mafra, secretário César Félix assina recomendação que prevê atendimento pleno a doentes renais

O Ministério Público voltou a pressionar a Prefeitura de São Luís por melhorias no sistema de saúde municipal. Dessa vez, o MP cobra da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) atendimento efetivo a 109 portadores de insuficiência renal crônica internados em hospitais do Município, alegando que o órgão recebe anualmente R$ 4,4 milhões do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar portadores da doença.

A promotora especializada de Defesa da Saúde, Glória Mafra, entregou recomendação ontem ao secretário municipal de Saúde, César Félix, para que a Semus arque com 100% dos custos do serviço de diálise, fundamental para que os pacientes continuem vivos.

Diligente desde que assumiu o cargo, Glória Mafra já vistoriou os dois Socorrões e e as cinco Unidades Mistas de saúde mantidas pela prefeitura. Em todos os estabelecimentos hospitalares detectou graves problemas, como falta de leitos, infraestrutura precária e até escassez de comida para ser servida a pacientes, acompanhantes e servidores.

Ao exercer seu papel constitucional, a promotora vem sendo responsável por algumas melhorias no atendimento municipal de saúde. Os resultados ainda não tímidos. Por isso mesmo, a fiscalização deve continuar, de forma ainda mais intensa.

Pois já está provado que muitas autoridades só passam a cumprir suas obrigações se forem pressionadas.

Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima