O Flamengo derrotou o Atlético-PR por 2 x 0, no Maracanã, no Campeonato Brasileiro de 1992, quando conquistou o seu quinto título nacional. Os gols foram marcados pelo atacante Toto, catarinense que jogou apenas nove partidas pelo rubro-negro, todas naquela temporada.
Para quem lembra, é momento de reviver a emoção. Os que nunca viram ou esqueceram terão mais uma prova da força do Flamengo no Maracanã, que deve prevalecer mais uma vez hoje, na final da Copa do Brasil, contra o mesmo time paranaense.
Foi publicada nesta segunda-feira (25), no Diário Oficial da União, a Portaria nº667 que cria a Unidade Avançada do Incra no Município de Zé Doca-MA. A Portaria, assinada pelo presidente do Incra, Carlos Guedes, vincula a Unidade à Superintendência Regional da Autarquia no estado.
A criação da Unidade do Incra é resultado de estudos, levantamentos e relatório final apresentados por um Grupo de Trabalho instituído pelo Incra e aprovados para a instalação da Unidade.
O município de Zé Doca, distante cerca de 302km da capital maranhense, fica localizado no Território da Cidadania Alto Turi/Gurupi, composto por 18 municípios e com uma população de 288.985 habitantes, dos quais 113.135 vivem na zona rural. O Território possui 11.210 agricultores familiares, 141 projetos de assentamentos com cerca de 14.632 famílias assentadas e 02 terras indígenas.
Importância
De acordo com o superintendente do Incra-MA, José Inácio Rodrigues, a criação da Unidade em Zé Doca veio em razão da região do Alto Turi/Gurupi ter atualmente a maior concentração de assentamentos do Maranhão e grande número de terras públicas da União para serem regularizadas.
José Inácio explicou que em décadas anteriores as regiões do Médio Mearim e do Alto do Pindaré apresentavam elevado índice de conflitos pela posse da terra e maior demanda, que necessitavam de uma maior presença do Incra. “Atualmente, a geopolítica da reforma agrária mudou no estado, deslocando grande parte da demanda para a Região do Alto Turi/Gurupi. Daí a importância da autarquia estar mais próxima dos trabalhadores rurais com a criação da Unidade em Zé Doca. Também estamos reforçando as Unidades do órgão em Imperatriz e Barra do Corda”, informou o superintendente.
Estrutura
A Unidade do Incra em Zé Doca-MA, além de possuir estrutura para as ações de reforma agrária na Região, terá espaços para funcionamento de um Escritório do Programa Terra Legal e para instalação do Colegiado Territorial do Alto Turi/Gurupi, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Além dos novos equipamentos, a Unidade receberá ainda vários materiais (notebooks, computadores, viaturas, GPS, mesas, cadeiras, armários, etc) e servidores das Unidades de Bacabal e Pindaré já extintas. O prédio para instalação da Unidade foi cedido por meio de parceria com a Prefeitura. A Unidade terá sede no município de Zé Doca e ficará localizada na Rua do Sol, Centro, com previsão de funcionamento ainda este ano.
Ao fazer abertura da sessão ordinária desta quarta-feira, (27), na Câmara Municipal de São Luís, o presidente em exercício do Legislativo São-luisense, vereador Astro de Ogum (PMN), fez a denúncia de estar recebendo ameaças em seu telefone celular, bem como o presidente Antonio Isaias Pereirinha (PSL) e alguns diretores da Casa. “Não tenho medo de qualquer tipo de ameaça, e adianto que já estamos tomando as providências que cabem ao caso”, afirma ele.
Disse Astro de Ogum que “essas ameaças com o intuito de exigir pagamento de quem não trabalha não nos intimidam”. Ao informar que os servidores estatutários já receberam seus vencimentos e que os comissionados e funcionários de gabinetes “estão recebendo hoje (quarta-feira)”, o dirigente do parlamento ludovicense foi enfático ao assegurar: “nossa preocupação é com o servidor que efetivamente trabalha, pois nós sabemos exatamente quem está aqui todo dia, e, no momento, a nossa principal preocupação é com o pagamento do 13º salário de quem realmente trabalha”.
Astro de Ogum classificou a atitude de quem está com a prática de fazer ameaças, com objetivo de chantagear, como “ato de quem é covarde, pois já sabemos que tem até pessoas que estão comprando chips em nome de outras pessoas para não mostrar a verdadeira cara”. Para finalizar, Astro de Ogum assinala que “nós sempre estivemos trabalhando com honestidade e seriedade, e tendo como preocupação permanente aquele que trabalha. Nós vamos adotar medidas sim sempre para valorizar quem trabalha”.
Em eleição promovida na fanpage do site www.seriec.com.br, Cleitinho (foto), atleta do Sampaio Corrêa, foi eleito o melhor meia pela esquerda do Campeonato Brasileiro da Série C. Cleitinho obteve 79% dos votos computados entre as manhãs de terça e desta quarta-feira.
Com 21%, Fernando, do Cuiabá, ficou em segundo na votação. Aloísio, do Mogi Mirim, não foi votado.
Lembre-se, mais uma vez, de que esta votação não será determinante para a escolha da seleção da Série C 2013, a ser eleita apenas pela equipe do site e cuja divulgação acontecerá depois de terminada a competição.
Prefeito Josemar Sobreiro, vice e secretário de Infraestrutura, Marconi Lopes, e outras autoridades na cerimônia
Obras recuperarão mais de 50 mil m² da malha viária do município, com serviços de pavimentação, drenagem e tapa-buraco em ruas e avenidas
A Prefeitura de Paço do Lumiar assinou hoje, 26, as ordens de serviço para a execução de obras de recuperação em mais de 50 mil m² da malha viária do município. Os trabalhos, com prazo de 90 dias, incluirão a pavimentação e drenagem da Avenida 01 do conjunto Maiobão, pavimentação da Avenida 14, e a segunda etapa da operação tapa-buraco, em diversas vias.
A recuperação da Avenida 01 do Maiobão, principal via de acesso do bairro e de grande tráfego de veículos para a rodovia MA 202, é uma reivindicação antiga dos moradores, que há muitos anos convivem com diversos problemas. Após um estudo detalhado feito por uma equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), a via será contemplada com serviços de drenagem – para eliminar o acúmulo de água que fica no período chuvoso -, e receberá nova pavimentação.
Prefeito Josemar Sobreiro assina ordem de serviço para reparos de ruas e avenidas de Paço do Lumiar
Dentre as obras que serão executadas, a Prefeitura autorizou, ainda, a realização da 2ª etapa da operação tapa-buracos, que tem por objetivo recuperar a malha viária de diversos bairros do município. Localidades como conjunto Lima Verde, Vila Nazaré, Tambaú, Pau Deitado, Pindoba, Mercês, Timbuba, entre outras, passarão por intervenções em suas vias. A Avenida 14 do Maiobão também receberá novo asfaltamento e a rua 143 – ao lado do Caic – será urbanizada com bloquetes.
Os trabalhos serão executados com recursos do próprio município e, conforme explica o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marconi Lopes, irão recuperar 51 mil m² da malha viária de Paço do Lumiar. “Esta segunda etapa da operação tapa-buraco e recuperação de avenidas importantes da nossa cidade é um trabalho quatro vezes maior que o executado no primeiro semestre deste ano. Reunimos todos nossos esforços para realizar um serviço que dê trafegabilidade ao cidadão luminense, melhorando, assim, a qualidade de vida da população”, enfatizou Lopes.
Para o prefeito Josemar Sobreiro, melhorar a infraestrutura de Paço do Lumiar é um dos principais focos da sua administração.“Este é mais um passo que damos para melhorar o nosso município. Por meio de uma equipe competente, estudamos os problemas estruturais existentes na Avenida 01 e executaremos um trabalho de qualidade, que possibilite melhoria na vida do cidadão luminense”, disse.
Restaurantes populares têm boa aceitação devido à qualidade e ao preço baixo das refeições (Foto: Douglas Jr.)
Ao inaugurar ontem, no Coroado, o quarto Restaurante Popular em menos de um ano, o Governo do Estado reforçou o compromisso de atender ao direito fundamental do ser humano de ter alimentação adequada. Até o fim de 2013, São Luís ganhará o quinto restaurante do gênero, de um total de seis a serem instalados na região metropolitana, com refeições servidas ao preço simbólico de R$ 1,00. Outros 20 funcionarão no interior, o que representará uma revolução na vida da população de baixa renda do Maranhão.
Presente à inauguração, a governadora Roseana Sarney (PMDB) lembrou que além de oferecer comida a preço baixo, os restaurantes populares são um estímulo à economia do estado, pois 30% dos itens usados no preparo das refeições são comprados de pequenos agricultores locais. Desde junho do ano passado, já foram servidos 621.251 pratos, sendo 1 mil por dia, em média, em cada restaurante. Um benefício formidável não só para as pessoas que consomem a comida, mas também para os produtores, que têm a garantia de venda da sua produção.
Vila Luizão, Anjo da Guarda, Cidade Olímpica e, agora, Coroado contam com unidades do Restaurante Popular. A quinta será inaugurada na Liberdade ainda este ano, segundo anunciou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho. São todos bairros densamente povoados, com população carente predominante. O Maiobão foi o local escolhido para receber o sexto restaurante, fechando, assim, um ciclo que beneficiará centenas de milhares de cidadãos que enfrentam alguma dificuldade para se alimentar adequadamente.
A preocupação com a saúde é uma das marcas registradas dos restaurantes populares. As refeições são devidamente balanceadas, preparadas a partir da orientação de nutricionistas e seguindo as mais rígidas normas sanitárias. Aliada ao preço baixo, a qualidade da comida dá ao projeto um alcance extraordinário, pois este contempla praticamente todas as faixas da população, desde famílias de baixa renda, trabalhadores informais, crianças e idosos a estudantes e aposentados.
Os restaurantes populares são uma experiência extremamente positiva e são muito bem aceitos pela população. O projeto favorece ainda a geração de emprego e renda, sobretudo para agricultores e pescadores, fomentando uma cadeia produtiva cuja sobrevivência continuaria comprometida caso não houvesse a iniciativa. Daí ser louvável o empenho do governo estadual em inaugurar cada uma das unidades. E, pelo que se constata, o compromisso ganha mais força a cada dia, tamanho o benefício proporcionado ao povo e o entusiasmo dos gestores públicos.
Além da capital, que contará em breve com seis restaurantes populares, o interior será contemplado com duas dezenas de unidades do gênero. Diante do cenário de extrema pobreza que ainda prevalece em grande parte do Maranhão, o projeto é de grande valia e sua implantação nas demais regiões é aguardada com enorme expectativa. Isso porque garantirá, finalmente, a uma parcela significativa da população do estado o direito a uma alimentação digna.
Comentários