O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e presidente da Comissão do Sistema Prisional, Alexandre Saliba, entregou, nesta segunda-feira, 30/12, ao procurador-geral da República em exercício, Eugênio Aragão, o relatório final sobre a inspeção realizada no presídio de Pedrinhas, no Maranhão. A inspeção foi feita no dia 20/12 depois da morte de cinco presos.
Complexo Penitenciário foi vistoriado pelo CNMP, que emitirá relatório
O relatório vai integrar o processo que estuda um possível pedido de intervenção no sistema prisional do Estado. Foram inspecionados três prédios do complexo, os mesmos já visitados: a Casa de Detenção Provisória, as Penitenciárias de Segurança Máxima I e II e a Central de Presos Provisórios. Essa é a segunda vez que o CNMP vai ao presídio. Em outubro, outra inspeção foi realizada pelo CNMP. Veja aqui a íntegra do relatório.
Só este ano, 60 detentos morreram em Pedrinhas. Além das mortes, há problemas como superlotação e a não separação de presos, entre outros.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu informações à governadora do Maranhão, Roseana Sarney, a respeito das ações feitas no sistema prisional para reverter o quadro. O prazo para o envio das respostas termina no dia 6/1.
Fonte: Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)
São Luís aparece na 24ª posição na lista das 30 cidades que mais contribuem para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e correspondem ao exercício de 2011. O ranking tem no topo Belo Horizonte, seguida de Rio de Janeiro e Brasília.
De acordo com o levantamento, a capital maranhense tem PIB de R$ 20,7 bilhões, o que equivale a uma participação de 0,5% no PIB nacional.
Levantamento divulgado em 2008, também pelo IBGE, mostrava São Luís em 28º lugar no ranking do PIB, com R$ 11,2 bilhões de receitas geradas. Portanto, em cinco anos, a cidade subiu quatro posições. Levando-se em conta apenas as capitais, o município ocupava a 14ª colocação, a mesma de agora. Em relação ao Nordeste, São Luís é a segunda das nove capitais com maior PIB e está atrás apenas de Recife (PE).
Juntas, as 30 cidades são responsáveis por 41,71% de todo o valor gerado pela economia brasileira.
Interior
Considerando os 5.565 municípios do país, o maior ganho de posição foi obtido por Belágua (MA), que saltou do 4.991º lugar para o 3849º, favorecida pelo aumento na produção do cultivo de mandioca.
Também no Maranhão, o município de Godofredo Viana pulou da 4.217ª posição para a 3.089ª, impulsionado pelo incremento na extração de ouro.
Palco montado na Lagoa da Jansen: shows atrairão multidão e terão segurança reforçada (Foto: Biné Morais)
Tradicionalmente, a chegada do ano novo é comemorada com euforia. Alegria e esperança em melhores dias dão o tom à virada, mas o clima festivo também abre caminho para a violência, principalmente nos eventos com grande concentração popular. Por isso, nestes dias de expectativa para o início de 2014, é preciso cultivar a paz, como forma de amenizar a tensão que marcou o ano que termina e dar boas vindas ao novo ciclo.
Para garantir a segurança no Réveillon, a Polícia Militar escalou um efetivo de 1.150 homens. O contingente estará distribuído, sobretudo, pelos locais onde houver festas. Serão 180 policiais somente na Lagoa da Jansen, palco do Show da Virada, que terá vasta programação artística promovida pelo Governo do Estado e, com certeza, registrará o maior fluxo de pessoas na noite de 31 de dezembro e madrugada de 1º de janeiro.
O reforço é providencial, pois São Luís cada vez mais precisa de ações que visem à segurança dos cidadãos. Em eventos abertos como a virada do ano, a necessidade é maior ainda, pois os bandidos têm o hábito nocivo de se infiltrar na multidão para cometer os mais diversos crimes, tais como furtos, assaltos e até assassinatos. As forças de segurança pública, portanto, devem estar atentas não apenas para prender os autores, mas, principalmente, para prevenir as ações delituosas.
A atenção também deve ser redobrada em relação ao trânsito, pois a circulação de veículos será intensa na noite e madrugada da virada. O risco de acidentes aumentará significativamente, não só por causa do maior número de carros nas ruas, mas também devido à combinação perigosa entre álcool e direção, infração ainda bastante comum na capital e municípios vizinhos. Diante do perigo, é recomendável ser prudente, ou seja, ter maior cuidado ao dirigir e evitar violar as leis de tráfego.
Tão importante quanto as operações policiais é o comportamento pacífico das pessoas que brindarão nas ruas a chegada do novo ano. Todos devem estar conscientes das conseqüências que atos violentos podem gerar, seja para os outros, seja para si próprios. O ideal é que ao sair de casa o indivíduo esteja apenas disposto a festejar e desejar o bem ao próximo. Agir de forma cortês e educada só trará efeitos positivos. Afinal, gentileza gera gentileza.
Segundo dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), no Natal deste ano, houve uma queda de 50% do número de ocorrências policiais em relação a 2012. Foram 234 registros, contra 468 no ano anterior. Um dado positivo foi a ausência de mortes no trânsito. Que a tendência se mantenha, para que 2014 comece da melhor forma possível.
Barreiras foram instaladas para impedir o acesso de veículos à faixa de areia da praia do Olho d’Água
A Prefeitura de São Luís está intensificando a fiscalização para evitar o acesso de veículos automotores à faixa de areia da praia do Olho D’Água. O secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Carlos Rogério de Araújo, vistoriou a área na manhã deste domingo (29).
“A proibição visa oferecer maior segurança e comodidade ao banhista, da mesma forma que atende a uma decisão da Justiça Federal concedida ao Ministério Público Federal, que ajuizou Ação Civil Pública para a suspensão de circulação de veículos automotores na praia”, explicou o titular da SMTT.
O acesso motorizado à praia será permitido apenas às patrulhas policiais, corpo de bombeiros, moradores, comerciantes cadastrados e veículos que prestam serviços de limpeza, conservação e distribuição de bebidas e outras mercadorias. Agentes de trânsito estão presentes no local para disciplinar o trânsito e orientar os condutores.
Para reforçar a proibição do acesso de carros à faixa de areia, foram colocadas barreiras fixas, à base de manilhas de concreto de um metro de altura e diâmetro de um metro e meio nas ruas Domingos Rodrigues, Rio Claro, São Carlos e São Geraldo.
O secretário Carlos Rogério ressalta que é fundamental a compreensão dos motoristas para que banhistas e outros frequentadores da praia do Olho D’Água tenham segurança e possam usufruir do lazer e entretenimento próprios da orla das praias de São Luís.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Comentários