Prefeitura intensifica serviços de saneamento em bairros de São Luís

 A ação se concentrou em retirar o ponto baixo das ruas com auxílio de uma motoniveladora, de forma a sanar problemas de alagamento
A ação se concentrou em retirar o ponto baixo das ruas com auxílio de uma motoniveladora, de forma a sanar problemas de alagamento

A Prefeitura de São Luís finalizou nesta semana a obra de saneamento no bairro Quintas do Calhau. Os serviços, executados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), devolveram condições de moradia às famílias que moram nas proximidades das Ruas Colinas e Coroatá e que conviviam com antigo problema de alagamentos.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo Costa, reforçou que essa é mais uma ação da Prefeitura pela melhoria da cidade. “Trabalhamos no viés da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, de tornar São Luís uma cidade melhor que proporciona bem-estar e qualidade de vida à população. Nós não estamos medindo esforços para colocar isso em prática. Vamos trabalhar muito para tornar realidade”, garantiu.

Os serviços iniciados no último fim de semana foram realizados para sanar os principais focos de alagamentos. O problema era decorrente devido à presença de um ‘ponto baixo’ que dificultava a drenagem natural da água. Durante três dias foram realizadas ações de drenagem superficial, com raspagem do terreno com auxílio de maquinário específico, tratando adequadamente o trecho para que ele esteja preparado para escoar devidamente a água.

Maria do Socorro Alves sabe bem a realidade na área. Durante o período de chuva anterior, a água invadiu parte da frente da casa onde mora com a família. Ela acompanhou parte do serviço realizado pela Prefeitura e comemorou. “Muito bom o serviço que está sendo feito para solucionar esse problema daqui do bairro. Já sofri com alagamento e vi amigos sofrerem mais ainda. Agora estou contente, satisfeita com a situação da nossa área”, disse.

A próxima etapa de serviço para o Quintas do Calhau será a limpeza do canal que corta a Avenida Santo Antônio até a Vila Conceição. Outras áreas da cidade também já foram contempladas com serviços de drenagem e limpeza dos canais, como os bairros Cidade Olímpica, Itaqui-Bacanga (Rio das Bicas), Coroado e Santa Clara.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

127 servidores federais foram expulsos em 10 anos no Maranhão

demissaoDe 2003 a 2013, foram aplicadas 4.577 punições expulsivas a servidores públicos federais da Administração Pública por envolvimento em diversos tipos de irregularidades, principalmente aquelas relacionadas à corrupção. É o que consta no Relatório de Punições Expulsivas da Controladoria-Geral da União (CGU), divulgado nesta segunda-feira (13). No Maranhão, foram aplicadas 127 penas de expulsão entre 2003 e o ano passado.

De acordo com o documento, nos últimos dez anos, foram aplicadas, nas 27 unidades da federação, 3.078 punições por atos relacionados à corrupção; 1.025 por acumulação ilícita de cargos, abandono de cargo ou inassiduidade habitual; 137 por procedimento desidioso; 51 por participação em gerência ou administração de sociedade privada; 286 por outros fundamentos.

Em 2013, houve 529 penalidades expulsivas, sendo o mês de dezembro o com maior número, 63. Do total de 2013, 429 foram punidos com demissão, 51 tiveram a aposentadoria cassada e 49 foram punidos com a destituição do cargo em comissão. O relatório de expulsões traz ainda informações divididas por ano, mês, unidade da Federação e órgão, entre outras classificações, por meio de tabelas de dados e gráficos ilustrativos.

A intensificação do combate à corrupção e à impunidade na Administração Federal é uma das diretrizes do trabalho da Controladoria-Geral da União, responsável pelo Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, que conta hoje com uma unidade responsável pela supervisão de cada ministério e é dirigido pela Corregedoria-Geral da União, órgão integrante da estrutura da CGU.

Veja o relatório completo aqui.

Fonte: Corregedoria Geral de Justiça (CGU)

Paço do Lumiar divulga lista de contemplados no “Minha Casa, Minha Vida”

Multidão acompanhou sorteio de unidades habitacionais, realizado no Viva Maiobão
Multidão acompanhou sorteio de imóveis do programa “Minha Casa, Minha Vida”, realizado no Viva Maiobão

A Prefeitura de Paço do Lumiar sorteou ontem, no Viva Maiobão, os mutuários para receber imóveis do programa “Minha, Vida”. Foram sorteadas 2.855 casas nos empreendimentos Morada do Bosque I e II e Jardim Primavera I e II, localizados na Estrada do Iguaíba. Mais de 26 mil pessoas se inscreveram no “Banco de Cadastro de Demandas”, gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Confira as listas por categoria e por ordem alfabética:

Área de risco ou insalubre

Geral

Geral

Idosos

Mulheres chefes de família

Portadores de deficiência

Quanto pior melhor

dramaO caos que tomou conta do sistema prisional do Maranhão, com consequencias graves nas ruas, é festejado cinicamente por uma pequena parcela da classe política do Maranhão, liderada pelo ex-juiz, ex-deputado e pré-candidato ao Palácio dos Leões pela segunda vez, Flávio Dino (PCdoB). São indivíduos travestidos de homens públicos, que fazem de tudo para chegar ao poder, mesmo que seja à custa da desgraça da população, deixando claro que para eles “quanto pior melhor”.

Me chega agora a informação, publicada em blogs locais, de que Dino e asseclas pretendem usar no horário eleitoral as imagens da barbárie em Pedrinhas e até mesmo do incêndio ao ônibus que matou a menina Ana Clara Silva, de apenas 6 anos. Portanto, daqui a pouco mais de seis meses, quando a campanha começar no rádio e na TV, a vítima inocente será alçada a cabo eleitoral do comunista. Triste sina e um desrespeito à memória de uma criança que não tinha a mínima consciência dos bastidores sórdidos do jogo político.

Lamentavelmente, a mãe, o pai, irmãos e demais familiares de Ana Clara serão obrigados a relembrar a agonia da menina em meio às chamas que tomaram conta do seu corpo e ceifaram-lhe a vida. Algo tão cruel quanto desnecessário, mas que no embate eleitoral é tido como estratégia de campanha, pelo menos para os inconsequentes e sem escrúpulos.

Na ânsia de atacar uma candidatura em benefício de outra, vale tudo, até explorar a dor alheia. Um ato de covardia e desumanidade sem tamanho. Que impressiona muito mais por partir de alguém que há menos de dois anos viveu drama semelhante.

Prefeitura de São Luís cumpre acordo e paga cooperados e terceirizados da Educação

A Prefeitura de São Luís dará início nesta quarta-feira (15) ao pagamento de 771 cooperados e terceirizados da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em cumprimento ao acordo individual firmado em dezembro do ano passado. O repasse feito pelo Executivo Municipal totaliza R$ 564 mil, correspondendo ao pagamento de mais de três das parcelas do acordo de uma só vez.

Os recursos para o pagamento dos cooperados foi assegurado e liberado, honrando o compromisso estabelecido com os trabalhadores. “Nossa gestão busca, antes de tudo, valorizar as pessoas: tanto os cidadãos ludovicenses quanto os trabalhadores que nos ajudam a construir uma cidade melhor. Estamos garantindo o cumprimento do prazo acertado e efetivando um pagamento acima do programado, demonstrando nosso respeito aos trabalhadores”, afirma o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

O montante, a ser depositado em juízo, contempla todos os trabalhadores das empresas Result Consultoria e Gestão e Multicooper Maranhão que prestaram serviços para a Prefeitura de São Luís e assinaram o acordo individual. Tal pacto foi celebrado a partir de conciliação de ação civil pública conduzida pelo juiz titular da vara trabalhista, Paulo Mont’Alverne, e homologado pelo Procurador Regional do Trabalho, Maurel Mamede Selares.

Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, a conquista é resultado do comprometimento da gestão e de uma intensa rotina de trabalho. “Durante todo o processo, mantivemos reuniões com os servidores, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior empenhou-se em dar máxima celeridade e reservar recursos prioritariamente para o início da quitação da dívida com os cooperados. Agora, cumprimos o combinado, respondendo às demandas com justiça e responsabilidade”, disse.

No processo de negociação da dívida com os trabalhadores, que foi deixada pela gestão anterior, cooperados e terceirizados apresentaram documentação – que comprovou o trabalho no período para o qual reivindicavam pagamento. Além de uma equipe da Semed, liderada pelo próprio secretário Geraldo Castro, os trabalhos da assinatura dos acordos individuais foram acompanhados pelos vereadores Fábio Câmara (PMDB), Rose Sales (PCdoB) e Damasceno Moreira (PSL).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima