Denúncia do MP contra promotor de justiça é aceita pelo TJ

Por decisão unânime do órgão especial do Tribunal de Justiça, na sessão jurisdicional desta quarta-feira, 26, foi aceita a denúncia do Ministério Público do Maranhão oferecida contra o promotor de justiça Carlos Serra Martins, acusado de vários crimes ambientais na construção de um condomínio de casas na Estrada de Miritiua, no povoado Vassoural, em Paço do Lumiar.

O processo em questão tem o número 0000307-47.2013.8.10.0000.

Anteriormente, uma decisão do Conselho Nacional do Ministério Público, do dia último dia 18, já havia determinado o afastamento de Carlos Serra do cargo, por 90 dias, por supostas ausências injustificadas ao trabalho e tentativas de agressão, entre outras condutas irregulares.

O CNMP determinou ainda que o promotor de justiça fique impedido de acessar as dependências do Ministério Público do Maranhão enquanto durar o afastamento. Tais decisões referem-se a oito processos administrativos disciplinares contra Carlos Serra avocados pelo Conselho Nacional a pedido do corregedor-geral do MPMA, Suvamy Vivekananda e da procuradora-geral de justiça, Regina Rocha.

O pedido de avocação é o 0.00.000.00911/2013-60, que tem como relator o conselheiro Cláudio Portela.

Crimes ambientais

Embora seja impedido pela legislação interna do Ministério Público de exercer atividade empresarial, o promotor Carlos Serra Martins, conforme foi constatado em procedimento investigatório, se apresentou como sócio-proprietário da construtora Laguna Construções Ltda, ao ser notificado pelo Ibama diante da falta de licença ambiental para a construção do condomínio em Paço do Lumiar.

Segundo as apurações do Ministério Público, o denunciado chegou a assinar o auto de infração e o termo de embargo da obra e a se identificar como promotor de justiça, a fim de intimidar os servidores do Ibama. “De tudo extrai-se que a obra não possuía licença ambiental nem regularidade formal e que o acusado no curso de procedimento regular do Ibama ameaçou e intimidou fiscais e causou embaraços à fiscalização”, revela o teor da denúncia do MP.

Fonte: Ministério Público do Maranhão do Maranhão

Portaria da Secretaria de Segurança Pública disciplina e ordena o Carnaval de 2014

carnaval portariaPara garantir a segurança e a tranquilidade de toda população e a manutenção da ordem pública, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) publicou no último final de semana, a Portaria nº 167/2014 SSP/MA, que disciplina e regulamenta o funcionamento, horário, programações dos locais de festa, além de outras normas e ações de prevenção e repressão a serem obedecidas no período do Carnaval 2014, na Região Metropolitana e no interior do Estado.

A portaria observa a competência do poder público, principalmente da autoridade policial, na atuação e intervenção em atividades que possam causar prejuízo ou dano a sociedade, de modo que estabeleça regras de atuação das forças de segurança, bem como das agremiações, festas, eventos e outros durante a folia momesca em todo o Maranhão.

O documento estabelece que a realização de qualquer atividade carnavalesca seja em clubes sociais permanentes, temporários ou associações e demais estabelecimentos deverão obedecer todas as disposições legais contidas na portaria.

Entre os pontos abordados, o folião precisa ficar atento quanto ao cumprimento dos horários dos eventos carnavalescos, determinado pela autoridade policial, conforme preconizam as legislações municipais. Em São Luís, clubes e associações com isolamento acústico podem funcionar até às 4h. Já em via pública, como a realização de blocos e outras brincadeiras carnavalescas, o horário é definido pela Delegacia de Costumes conforme as características e a situação de cada evento.

Para requerer o licenciamento, os donos e promotores de estabelecimentos e eventos carnavalescos precisam comunicar com antecedência mínima de 72 horas, informando sobre a estrutura, horários do início e término da festa. Na capital, os órgãos competentes são a Delegacia de Costumes e Diversões Públicas (DCDP), que fica na Rua da Palma, no Centro e as delegacias especiais do Maiobão e da Cidade Operária.

A Delegacia Geral da Polícia Civil orienta que, para a realização de festas em vias públicas, serão necessárias as licenças da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Blitz Urbana, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e um abaixo-assinado dos moradores cientes da realização do evento. Para os clubes, associações e casas de festa, o proprietário deve apresentar na DCDP, as licenças de Meio Ambiente e ainda a do Corpo de Bombeiros, juntamente com o abaixo assinado dos vizinhos. Já no interior do estado, as pessoas devem procurar as delegacias regionais de polícia da área.

De acordo com o material, a liberação para realização do evento deve atender às normas de legislação sobre diversão pública, a Lei do Silêncio, o código contra sinistro, incêndio, prevenção e contra pânico do Corpo de Bombeiros, além de condições sanitárias, sonorização e segurança. O material deixa bem claro que “as diretorias de clubes, promotores de bailes públicos e os organizadores de bandas, blocos e de qualquer evento são obrigados a manter rigorosa vigilância, visando à segurança, o decoro e o cumprimento incondicional do disposto na portaria”.

A SSP alerta que nesses locais é preciso que haja equipes de brigadistas e homens que farão a segurança privada, fazendo a revista e o controle interno do ambiente, de modo que atendam a demanda e a quantidade de foliões que comporta a festa ou brincadeira. Equipes do Corpo de Bombeiros estarão trabalhando de plantão para averiguar denúncias e fazer inspeções de ambientes que reúnem grande concentração de pessoas.

Em todo o período da maior festa popular do Estado, estando o folião sozinho ou em grupos, fica proibido o uso de fantasias, adornos ou brincadeiras que atentem contra a moral. As Polícias Civil e Militar, além da inspeção do cumprimento da portaria, realizarão operações de combate ao tráfico de drogas, porte ilegal de armas, entre outros crimes e delitos, e poderão interditar imediatamente os locais que estiverem descumprindo as prerrogativas estabelecidas ou não apresentarem as licenças de funcionamento necessárias, podendo suspender temporariamente o funcionamento e até cassar o alvará de licenciamento.

A venda de bebidas alcoólicas também está proibida para menores de 18 anos e a quem estiver em visível estado de embriaguez. O uso de substâncias líquidas, como loló, lança-perfume, voláteis em pó ou sob forma de graxa, tipo recipientes de vidro, objetos pontudos não serão permitidas, uma vez que o mau uso pode causar dano aos brincantes.

O documento ainda observa sobre a ocupação do espaço público com cadeiras, mesas, barracas, bancas com fins comerciais em áreas que atrapalhem o deslocamento de pessoas e o acesso de viaturas policiais, de fiscalização, do Corpo de Bombeiros, de ambulâncias ou até para uma eventual evacuação do local.

A portaria determina a respeito da colocação do uso indevido da propagação de som, tais como caixas acústicas, projetores na área externa. “A não ser com a devida autorização dos órgãos competentes”, define o texto.

Telefones importantes

Ciops: 190

Corpo de Bombeiros: 193

Delegacia de Costumes e Diversões Públicas: (98) 3214 8652 e 8653

Disque Denúncia: (98) 32235800 (capital), 0300 313 5800 (interior) e 9224-8660 (whatsapp)

Delegacia On Line  www.delegaciaonline.ma.gov.br

Samu: 192

SMTT: 3214-1123

Cemar: 116

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Edivaldo antecipa pagamento de servidores municipais para esta quinta-feira

A Prefeitura de São Luís antecipa para esta quinta-feira (27) o pagamento dos salários referentes ao mês de fevereiro dos servidores públicos da administração municipal. O pagamento em dia reforça o compromisso do prefeito Edivaldo Holanda Júnior de pagar os salários ainda dentro do mês.

Os servidores municipais podem ter acesso às informações dos seus vencimentos pelo portal da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br), na sessão dedicada aos servidores, informando a matrícula e a senha. Ou também em todos os terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil, por meio do contracheque eletrônico. Basta acessar a opção Outros Serviços, escolher Contracheque BB e depois informar o número da matrícula e o mês desejado do documento.

MENSAGEM DO MÊS

A frase presente no contracheque de fevereiro ressalta o trabalho da Prefeitura na área de Educação. O destaque é para o início do ano letivo no tempo certo, transporte escolar garantido com 44 novos ônibus climatizados, 650 professores contratados, mais de 200 mil livros novos para alunos da rede municipal de ensino e lançamento do maior programa de construção de creches da história de São Luís.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Público terá acesso liberado à arquibancada durante abertura do Carnaval na Passarela do Samba

Passarela do Samba está sendo montada no Anel Viário e terá acesso liberado ao público nos desfiles
Passarela do Samba está sendo montada no Anel Viário e terá acesso livre ao público que for assistir aos desfiles

O acesso da população à arquibancada durante a inauguração da Passarela do Samba nesta quinta-feira (27) será liberado. De sexta-feira (28) em diante, o acesso continua livre e gratuito, mas o interessado deverá retirar o ingresso a partir das 14h na bilheteria da Passarela. A distribuição é coordenada pela Fundação Municipal de Cultura (Func). Serão distribuídos ingressos por pessoa no dia, sem distribuição antecipada. Para este ano, 4.900 bilhetes serão distribuídos diariamente, identificados por área específica (são sete setores de arquibancada e cadeira de pista).

Nesta terça-feira (25), foram iniciadas as reservas dos camarotes na Passarela do Samba. Estão disponíveis 25 camarotes, com capacidade para até 20 pessoas cada, ao valor individual de R$ 2 mil. A decoração, bebida, comida, mesas e cadeiras ficarão por conta dos responsáveis pelos camarotes, que terão acesso facilitado pelas pulseiras distribuídas por dia. Para atender a demanda dos foliões, banheiros químicos, bares e lanchonetes serão instalados em todo o entorno da Passarela.

Quem quiser acompanhar os desfiles em espaços mais reservados pode dirigir-se até a produtora Fênix Produções, localizada na Avenida Castelo Branco, nº 559, Edifício Tokyo, 1º andar, Sala 103, São Francisco (ao lado do Banco Itaú). Ou ainda pelos telefones: (98) 8804.8158, 8201.7553 e 8864.1787 (falar com Junot).

COMÉRCIO INFORMAL

Também haverá o disciplinamento e credenciamento do comércio informal, com venda de barracas, bares e cadastro de vendedores ambulantes dentro da Passarela. O cadastro está sendo feito em quiosque, próximo à Passarela do Samba, ou pelo telefone (98) 8844.0753 (falar com Bouéres).

Toda renda obtida com a comercialização dos camarotes, barracas e bares será destinada às entidades promotoras do Carnaval da Passarela: Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC), a União das Escolas de Samba do Maranhão (UESMA) e Academia do Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão (ABTEMA).

BATUCA BRASIL NA PASSARELA DA FOLIA

A programação na Passarela do Samba vai acontecer de 27 de fevereiro a 04 de março, com desfiles de Turmas de Samba, Tribos de Índios, Blocos Tradicionais e Organizados, Escolas de Samba e shows dos Blocos Afros.

No encerramento da programação duas novidades: o show Encanto Afro, com a participação dos vocalistas dos blocos afro que desfilarão na noite de domingo e o encontro de três grandes batalhões de boi de matraca (Maracanã, Maioba e Pindoba) que irão fazer a “Trupiada da Ilha” na Passarela do Samba, com a entrega da chave da cidade feita pelo Rei Momo ao Pai Francisco e Mãe Catirina (personagens do auto do Bumba-meu-boi) anunciando o próximo ciclo festivo: o São João 2014.

Na quarta-feira de Cinzas (5), às 14h, acontece a apuração do concurso no Estádio Nhozinho Santos. E, na sexta-feira (14), os vencedores do Concurso da Passarela receberão a premiação na Fonte do Ribeirão.

Programação de abertura do Carnaval na Passarela do Samba:

20h – Abertura oficial do Carnaval de Passarela com a entrega, simbólica, da chave da Cidade ao Rei Momo, com a participação da Banda Bicho Terra.

Desfile das Tribos de Índio

21h às 22h – Tupiniquins, Curumim, Tapiaca Uhu, Sioux, Carajás, Itapoã, Upaon-Açu e Tupinambá do Anjo da Guarda.

Desfile dos Blocos Tradicionais (Não Concorre)

22h05 às 22h20 – APAE

22h25 às 22h40 – Boêmios do Ritmo

Desfile das Turmas de Samba

22h45 às 23h – Ritmistas de São José de Ribamar

23h05 às 23h25 – Ritmistas da Madre Deus

23h30 às 23h50 – Vinagreira do Samba

23h55 às 00h15 – Fuzileiros da Fuzarca

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima