Não há dúvida de que São Luís vive um acelerado processo de desenvolvimento, o que lhe confere o status de metrópole. Expansão imobiliária, comércio pujante e fluxo de tráfego intenso atestam o crescimento da cidade. Mas, apesar do progresso, algumas situações remetem aos tempos de província. Um desses traços, talvez o mais evidente, é a circulação de carroças por vias com fluxo intenso de veículos.
Nesta sexta-feira, por volta do meio-dia, durante o protesto de usuários de ônibus em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, o autor deste blog flagrou um veículo de tração animal trafegamento entre os carros sobre a Ponte Bandeira Tribuzi, que naquele momento servia de rota de fuga para quem tentava se desvencilhar do congestionamento quilométrico que se formou desde o local da manifestação até o Renascença.
Com ar despreocupado, o condutor seguia lentamente, sem se importar com a extensa fila de veículos logo atrás, muito menos com a lei municipal que proíbe as carroças em avenidas e pontes, em vigor há quatro anos.
Em meio ao avanço, vez ou outra, São Luís teima em resgatar elementos do passado que deveriam existir hoje apenas como peça de museu.
Os serviços de recuperação do pavimento contemplaram vias como a Avenida Talles Neto, no João de Deus
A Prefeitura de São Luís está intensificando as ações de recuperação do pavimento asfáltico nas vias públicas da cidade. Os trabalhos estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) que durante esta semana realizou a operação em mais de 15 bairros. Após atender as demandas emergenciais, a Prefeitura realizará os reparos nas vias auxiliares dos bairros.
“Estamos trabalhando todos os dias de maneira incansável na recuperação do pavimento da cidade. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior é sensível à qualidade da malha viária, portanto é uma determinação dele que consigamos dar uma resposta eficiente à população”, frisou o secretário da Semosp, Antônio Araújo Costa.
Os reparos realizados nesta semana contemplaram corredores de ônibus e avenidas que servem como principal acesso a bairros, entre os trechos estão a Avenida Amália Saldanha no Coroadinho; a via de acesso da Vila Embratel; a Avenida Principal do Cohatrac, a Avenida Santos Dumont no Anil, entre outros trechos.
Outro ponto de grande impacto para a comunidade local e melhoria do trânsito foram os reparos realizados na Avenida Talles Neto, no João de Deus, e também na área da Feira Livre da Praia Grande. Os serviços de infraestrutura dos logradouros públicos atendem a determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que busca beneficiar a população com melhores condições de mobilidade urbana e qualidade de vida.
Mais trechos
A camada asfáltica da área da feira livre da Praia Grande, no Aterro do Bacanga, também foi recuperada
Os locais que receberam os serviços de recuperação do pavimento incluem ainda a Rua Santa Izabel (Santo Antônio); Paquistão e Costa Rica (Anjo da Guarda); Forquilha, Avenida Principal e Rua João Alberto (Santa Efigênia); Avenidas Grande Oriente e Monção (Renascença II); Ruas 15 e 19 (Cohama); Avenida Leste Interna e acesso de ônibus ao lado da Barraca de Pau (Cidade Operária); São Raimundo, Vila Cascavel, Vila Nova República (Maracanã); Avenida Talles Neto (João de Deus); Rua três, Alto Do Pinho (Cruzeiro do Anil); Rua Da Vitória – Alto do São Benedito (João Paulo); área da Feira Livre da Praia Grande (Centro); Avenida Quatro e Tancredo Neves (Janaina); Rua da Odontologia (Cohafuma); e Viaduto Alcione Nazaré ( Ivar Saldanha).
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Comentários