Em Pedrinhas, preso armado rende monitor e vigilante, foge, mas é recapturado

Munição e dinheiro apreendido com o preso fugitivo
Munição de 38 e dinheiro apreendido com o preso fugitivo

Como se não bastassem as quatro mortes registradas em Pedrinhas em menos de uma semana, um preso armado com um revólver rendeu ontem um monitor e um vigilante do Presídio São Luís I, considerado de segurança máxima, e fugiu. Não fosse a ação rápida da Polícia Militar e do Grupo de Operações Penitenciárias (Geop), seria mais um detento a ganhar as ruas, como tantos outros que já escaparam e até hoje continuam foragidos.

Alegando doença, o preso Mylon Silva Araújo, de 22 anos, foi retirado da cela sem ser revistado para receber atendimento médico na enfermaria do Presídio São Luís II. Tão logo foi retirada a algema, ele sacou um revólver calibre 38, dominou o monitor e o vigilante e deixou o presídio, indo em direção à linha férrea. O detento subiu em um pequeno morro, mas foi perseguido e recapturado por homens da PM e do Geop.

De forma surpreendente, Mylon conseguiu dispensar a arma, que não foi encontrada. Com ele, foram apreendidas apenas sete munições e a quantia de R$ 330,00 em espécie. O preso foi conduzido ao Plantão Central da Vila Embratel, onde foi autuado.

O caso expôs de forma inequívoca a negligência no acompanhamento de presos que deixam as celas por alguma circunstância, já que a revista é um procedimento básico de segurança. Felizmente, não aconteceu o pior.

Roseana assina MP que garante benefícios à PM

roseana pmA governadora Roseana Sarney assinou, nesta quarta-feira (16), a Medida Provisória nº 173/2014, que garante benefícios aos integrantes da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Entre as determinações, o documento acelera as promoções, cria novos cargos de coronel e diminui o tempo de interstício (prazo para ascensão de posto).

“Essa é mais uma medida de valorização da tropa, já beneficiada recentemente com o reajuste das gratificações pelo exercício de função e pela garantia de poder levar para a reserva a remuneração da última patente, mesmo que não tenha ficado cinco anos no último posto. Também foram garantidas melhorias nas condições de trabalho, com a nomeação dos 1.800 policiais que foram aprovados em concurso e estão reforçando o efetivo da corporação”, ressaltou a governadora Roseana.

A MP nº 173/2014 altera dispositivos da Lei nº 3.743, de 2 de dezembro de 1978, e da Lei nº 6.513, de 30 de novembro de 1995, mais conhecida como Estatuto dos PMs e BMs do Maranhão. Uma das alterações se dá quanto ao artigo nº 120 do Estatuto e se refere à transferência compulsória do policial para a reserva remunerada, já que o tempo máximo do policial militar na ativa passa a ser de 35 anos, mantidos todos os direitos até hoje conquistados.

A transferência também se dará quando este completar 5 anos no último posto do quadro, desde que tenha mais de 30 anos de contribuição (se for homem) e 25 anos (se for mulher). Não são alcançados pela decisão os oficiais que estejam nas funções de comandante geral da PMMA ou de chefe do Gabinete Militar do Governo.

Mais coronéis

O secretário de Segurança Pública, Ricardo Murad, ressaltou a criação de 4 postos de coronel. “O objetivo é intensificar e melhorar o desempenho da Polícia Militar nesse momento de violência que atravessam o Brasil e o mundo, além de garantir mais agilidade na carreira”, afirmou.

De acordo com a Medida Provisória, o tempo de permanência no posto de coronel também passa dos atuais 8 anos para apenas 5 anos. “Essas providências, acrescidas àquela tomada pela governadora Roseana que garante a passagem para a reserva do policial militar sem a exigência mínima de 5 anos no posto, muda por completo a estrutura atual, permitindo crescente e justa renovação dos quadros da corporação”, complementou Ricardo Murad.

A Medida Provisória também aborda os postos a serem assumidos pelos novos coronéis, à frente de três comandos e de uma diretoria recém-criados. As novas unidades são o Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 (CPAM 2), com ações abrangendo os municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar; o Comando de Policiamento da Área Metropolitana 3 (CPAM 3), englobando os bairros da Área Itaqui-Bacanga e do Distrito Industrial de São Luís; o Comando de Segurança Comunitária, responsável pelo planejamento e coordenação dos órgãos e USCs na capital e no interior; e a Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos, que trabalhará a análise de dados e informações de todo o setor.

Subordinados ao Comando Geral da PMMA, se somarão o já existente Comando de Policiamento da Área Metropolitana 1 (CPAM 1), que continuará a atuar com ações na área de São Luís – excetuando o Itaqui-Bacanga e o Distrito Industrial. As demais circunscrições dos comandos existentes continuam a vigorar.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima