Sejap confirma fuga de dois presos do CDP por túnel

Túnel escavado no CDP
Saída do túnel no CDP (Foto: Biaman Prado/O Estado)

Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) confirmou a fuga, hoje, por volta das 10h desta segunda-feira, feriado de Tiradentes, de dois presos por um túnel escavado em uma das celas do Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas (CDP). Foi a terceira fuga registrada este ano no complexo penitenciário. Ao todo, 17 detentos já escaparam de unidades prisionais de Pedrinhas este ano.

Um terceiro preso ainda tentou fugir, mas foi recapturado. Segue a nota divulgada pela Sejap confirmando a fuga:

A Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que a Polícia está realizando incursões a fim de recapturar os dois presos que fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, nesta segunda-feira (21).

Esclarece que os presos fugiram por meio de um túnel escavado na cela 13, do Bloco Delta, daquela unidade.

O detento Piter Cabral de Araújo Machado também tentou fugir, mas foi recapturado.

CPI dos Combustíveis começa a ouvir depoimentos nesta terça-feira

Membros da CPI definem últimos detalhes para o início das audiências
Membros da CPI definem últimos detalhes para o início das audiências na AL

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que visa investigar abusos nos preços dos combustíveis e formação de cartel na capital maranhense, instalada no dia 03 de abril, começa a ouvir os depoimentos dos convidados e envolvidos a partir desta terça-feira (22), às 14h, no Plenarinho da Casa. As audiências serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia, nos canais 51,2 (aberto) e 17 (TVN).

A população também vai poder participar por meio do link da “CPI dos Combustíveis” no portal da Assembleia Legislativa www.al.ma.gov.br. Basta preencher um formulário e enviar a colaboração à Comissão em tempo real.

Os depoimentos seguem por toda esta semana, do dia 22 ao dia 25 de abril. De terça a quinta-feira, os depoimentos iniciarão às 14h; e na sexta-feira (25), às 8:30h. O foco da Comissão é investigar, no prazo de até 120 dias, o abusivo aumento nos preços dos combustíveis e a possível formação de cartel entre empresários do setor na capital maranhense.

Nas primeiras semanas, a CPI analisou documentos e se municiou de informações para, a partir desse levantamento, começar a ouvir os depoimentos dos envolvidos. A Comissão solicitou à procuradora geral de Justiça, Regina Rocha, permissão para que o Ministério Público, por meio da Promotoria do Consumidor, assessore, formalmente, os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito, não só durante todo o trabalho de apuração como também no momento da produção do relatório.

“Esse acompanhamento vai nos ajudar bastante, até tendo em vista o fato de o MP já ter um procedimento interno instalado para investigar essa mesma situação da possível formação de cartel”, explicou o presidente da CPI dos Combustíveis, Othelino Neto (PCdoB).

Investigações

De acordo com o presidente da CPI, a Comissão vai ouvir convidados e convocados para extrair dessas pessoas as informações suficientes com o objetivo claro de ter uma apuração rigorosa, mas respeitando o direito de ampla defesa daqueles que estiverem na condição de investigados.

“Precisamos dar um resultado concreto para a sociedade e, dessa forma, cumprir a missão que é coibir essa exploração que está acontecendo contra a população de São Luís e do Maranhão com essas cobranças abusivas dos preços dos combustíveis”, afirmou Othelino.

Além de Othelino Neto como presidente, a CPI dos Combustíveis conta ainda com André Fufuca (PEN) como vice-presidente e César Pires (DEM) como relator. A Comissão tem ainda como membros Jota Pinto (PEN), Carlos Amorim (PDT), Roberto Costa (PMDB) e Francisca Primo (PT), na condição de titulares. Ficaram como suplentes Bira do Pindaré (PSB), Camilo Figueiredo e Raimundo Louro (PR), Neto Evangelista (PSDB), Alexandre Almeida (PTN) e Doutor Pádua (PRB).

“Farei o possível e o impossível para termos um time forte”, promete presidente do Sampaio

frota2Em comentário postado no Facebook após a derrota de 2 x 0 para o Paraná Clube, em casa, na estreia no Campeonato Brasileiro da Série B, o presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, prometeu “fazer o possível e o impossível para montar um time forte”. Frota pediu o apoio da torcida. “Seu apoio é fundamental, continue acreditando e sabendo que só conto com você nessa árdua caminhada, em que muitos torcem pelo nosso fracasso”, escreveu o dirigente máximo tricolor.

Frota admitiu que o jogou mal contra o Paraná, mas apontou o baixo orçamento como uma das dificuldades para montar um time competitivo. Ele revelou que os dois patrocinadores do clube rendem, juntos, R$ 41 mil, quantia que representa apenas 8% das despesas do Sampaio com pessoal, o que inclui jogadores, comissão técnica e funcionários.

Com uma folha de pagamento em torno de R$ 500 mil, o Sampaio tem padrão financeiro inferior à maioria dos times que disputam a competição nacional. Por isso mesmo, Frota adianta que o objetivo principal é manter o time na Série B.

Cta da CBF

O presidente informou que o Sampaio já recebeu uma parte da cota paga pela Confederação Brasileira do Futebol (CBF) aos times que disputam o campeonato. Mas ressalva que uma parte desse valor está penhorada por causa de duas cartas precatórias referentes a duas dívidas passadas. “Esta semana resolvi uma”, afirmou.

O Sampaio voltará a campo pela Série B no próximo dia 25 contra o Icasa, em Juazeiro do Norte (CE). O time cearense estreou com um empate de 1 x 1 com a Ponte Preta, fora de casa.

Flagrante de desperdício

luz acesa africanos

Domingo de Páscoa, meio-dia, e as luminárias dos postes da rede de iluminação pública permaneciam acesas na Avenida dos Africanos. A luz estava ativada em dezenas de postes, desde a Areinha até a entrada do Bairro de Fátima. A Prefeitura de São Luís deve ficar atenta e cobrar da Citéluz, contratada a peso de ouro para operar o sistema, uma explicação e o fim do desperdício, que é um incômodo a mais para a população.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima