“O Maranhão é um Estado rico e precisa ser mostrado”, diz Lobão Filho no aniversário de 32 anos de Estreito

Ao lado do senador João Alberto e de lideranças de Estreito, Lobão Filho enaltece riqueza do Maranhão, que para ele precisa ser mostrada
Ao lado do senador João Alberto, do prefeito Cicin e demais lideranças de Estreito, Lobão Filho enalteceu riqueza do Maranhão, que para ele precisa ser mostrada

Em pronunciamento realizado durante a programação da prefeitura municipal que comemorou no último final de semana os 32 anos de emancipação política da cidade de Estreito (493 km de São Luís), o senador Lobão Filho (PMDB) enfatizou que “o Maranhão é um Estado rico e precisa ser mostrado”. Ele destacou a força política da região Sul do Maranhão e firmou compromisso público de valorizar cada vez mais essa região pujante pelas suas belezas naturais, produção de grãos e pecuária.

Lobão Filho disse ainda que pretende administrar o Estado ouvindo as demandas dos prefeitos e vereadores e trabalhar para resolvê-las. Pré-candidato ao governo estadual, o peemedebista também informou algumas das principais características que um gestor público deve ter, a exemplo de lealdade, amizade, honestidade e trabalho. O senador observou ainda que um gestor não deve ter rancor no coração, e que para governar precisa ter amor, porque, segundo ele, quem não tem amor não pode governar pessoas, sendo muito aplaudido pelo público presente.

Comandando uma grande comitiva de parlamentares e lideranças estaduais, o senador reuniu-se com lideranças estreitenses em um café da manhã, no Hotel Classic. Em seguida, a comitiva visitou os bairros Beira Rio, Bandeirantes e a Rua Floriano Peixoto, localidades que receberam pavimentação asfáltica implementada pela Prefeitura de Estreito. Depois, seguiram em carreata por várias ruas. Na Avenida Santo Dumont, a comitiva e lideranças locais discursaram para os moradores da cidade.

Multidão prestigiou comemoração do aniversário de Estreito com a presença de Lobão Filho
Multidão prestigiou comemoração do aniversário de 32 anos Estreito com a presença de Lobão Filho

Participaram do aniversário de Estreito os senadores Lobão Filho e João Aberto, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PDMB), que foram recepcionados pelo prefeito Cícero Neco Morais (Cicin), a presidente da Câmara Municipal, Mariana Leite, os vereadores Tavane de Miranda, Domingos da Sucan, Jailson Salazar, Sílvio Pasa, Sabrina Passos, Delfina Oliveira, Julineide Gomes, Socorro, Diney Noleto, Júnior Rezende, Helismar Moreira e Helder Cirqueira e secretários municipais.

Também prestigiaram a comitiva, representantes de associações, os ex-prefeitos de Estreito, Zequinha Coelho, Zeca Pereira, João Duarte, Éden Abreu, Claro Moura e Valmir Siebra Vilar (o Ceará), os deputados Estaduais Leo Cunha e Antônio Pereira, o secretário de Estado das Cidades e de Desenvolvimento Urbano Silvano Neto e os ex-secretários de Estado Hildon Rocha e Cláudio Trinchão; o ex-superintendente do Incra/MA, José Inácio (PT); os prefeitos João Piquiá (Sítio Novo), José Aldo (São João do Paraíso), Valmir Morais (Campestre), Crisogno Rodrigues (Riachão), Ivanildo Paiva (Davinópolis), Dr. Edson (Lageado), Ubiratã Jucá (Carolina) e Francisco Nunes (Senador La Roque), os ex-prefeitos Fia (Porto Franco) e Ildon Marques (Imperatriz), e a vereadora Fátima, também do município Imperatriz.

O prefeito Cícero Neco Morais (Cicin) ressaltou que Estreito, hoje, contraria o próprio nome, pois está enlarguecendo, crescendo e ganhando corpo de cidade. O gestor agradeceu o apoio que vem recebendo da Governadora Roseana Sarney, dos senadores João Alberto e Lobão Filho, que direcionaram recursos públicos para o município.

SET desfaz boato de greve de ônibus

Em nota visando tranquilizar a população e afastar eventuais rumores sobre uma possível greve de ônibus na cidade, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luis (SET) garantiu a total normalidade do sistema de transporte coletivo em São Luís para amanha e durante toda a semana.

Em contato direto com o Sindicado dos Trabalhadores do Transporte Rodoviários do estado do MA (STTREMA), o SET descartou qualquer possibilidade de greve de ônibus para essa semana, diferente do que vem sendo anunciado de forma equivocada.

CBF confirma Sampaio x Avaí para 6 de junho

Do Blog de Zeca Soares

Gramado do Castelão ficou encharcado, o que causou adiamento do jogo Sampaio x Avaí
Gramado do Castelão ficou encharcado, levando ao adiamento da partida (Foto: site do Sampaio Corrêa)  

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a nova data da partida entre Sampaio e Avai, pelo Campeonato Brasileiro Série B.

O jogo que deveria ter sido realizado neste sábado, mas foi adiado por conta do forte temporal que caiu em São Luís será realizado agora no dia 6 de junho (sexta-feira), às 19h30, no Estádio Castelão.

Antes, o Sampaio recebe o América de Natal, no dia 3 de junho, às 19h30, no Castelão.

Depois do jogo com o Avaí, o próximo adversário do Sampaio será o Náutico, na Arena Pernambuco, na primeira rodada após a realização da Copa do Mundo, no dia 15 de julho.

Câmara de São Luís vira ringue

Os vereadores Fábio Câmara (PMDB) e Marquinhos (PRB) por pouco não foram às vias de fato durante a sessão desta segunda-feira da Câmara Municipal de São Luís. Os dois travavam uma discussão sobre transporte público e em certo momento Marquinhos partiu para cima do peemedebista e o agrediu pelas costas. A briga só não se consumou por causa da intervenção de seguranças da Casa e de outros vereadores.

Os dois vereadores se desentenderam devido a uma declaração de Marquinhos de que Fábio Câmara estava obtendo informações privilegiadas do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Francisco Canindé Barros. Disposto ao embate, o vereador do PRB vociferou: “você não é macho para negar essa informação”.

Em resposta, o peemedebista chamou o Marquinhos de traidor, provocando a ira do colega, que o agrediu pelas costas, dando início à troca de sopapos.

Membro da Comissão de Ética da Câmara Municipal, o vereador Nato (PRP) informou que os dois serão advertidos pela Mesa Diretora, mas não revelou a que tipo de punição os dois vereadores brigões estão sujeitos.

Abaixo, vídeo com imagens da briga reproduzido do blog do jornalista Diego Emir:

[youtube mNMpGyE1DrA]

Tragédia: 5 mortos em acidente na BR-222, 4 da mesma família

Corpos de vítimas do acidente que viajavam no Fiat Punto que colidiu frontalmente com um KA
Corpos de vítimas do acidente que viajavam no Fiat Punto que colidiu frontalmente com um KA

Um grave acidente ocorrido na madrugada desta segunda-feira, na BR-222, no trecho entre Itapecuru-Mirim e Vargem Grande, resultou na morte de cinco pessoas, quatro da mesma família. Um Fiat Punto e um Ford KA colidiram frontalmente nas imediações do povoado Monte Alegre, no KM-191,5 da rodovia federal. Com a violência do impacto, os dois veículos se incendiaram e o motorista do KA, que teria causado o acidente, pois estaria trafegando na contramão, morreu carbonizado. Houve apenas um sobrevivente.

O acidente aconteceu por volta de 00h10. Morreram na colisão Ajax Magalhães Sousa, de 73 anos; Sílvia Letícia Sousa dos Santos, 28, Wesdra Costa Santos, 35; e Wesley Costa Santos, 34. Todos eram da mesma família e voltavam para Vargem Grande, onde moravam, seguindo um carro funerário que levava o corpo da esposa de Ajax e mãe de Wesdra e Wesley, que morreu em um hospital de São Luís após não resistir a uma doença.

A colisão deixou apenas um sobrevivente, uma adolescente, que teve as duas pernas quebradas em foi internada em um hospital de Matões do Norte. Abaixo, mais fotos da tragédia:

Destroços do Fiat Punto, que foi atingido frontalmente pelo Ford KA na BR-135
Destroços do Fiat Punto, que foi atingido frontalmente pelo Ford KA na BR-135, entre Itapecuru e Vargem Grande

Com 80% das chuvas de maio no sábado (10), Prefeitura articula força tarefa de auxílio às vítimas

Vítimas das chuvas da Vila Apaco foram abrigadas na U.E.B. Santa Clara, onde receberam alimentos e colchonetes
Vítimas das chuvas da Vila Apaco foram abrigadas na U.E.B. Santa Clara, onde receberam alimentos e colchonetes

A precipitação média registrada em São Luís neste sábado (10) foi de 125 milímetros, o que corresponde a 80% do esperado para todo o mês de maio. Os dados são do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Preocupado com a situação das famílias que vivem nas áreas de risco, o prefeito Edivaldo mobilizou a Força Tarefa de Resposta a Desastres da Prefeitura de São Luís, que atua para minimizar os danos causados e dar suporte às vítimas das chuvas.

O fenômeno natural foi provocado através da zona de convergência com ventos que se estabeleceram na costa leste do Nordeste, atingindo vários estados. Em São Luís, de acordo com o secretário de Segurança com Cidadania, Breno Galdino, foram registradas 10 ocorrências de deslizamentos e aproximadamente 40 de alagamentos no sábado. Coroadinho, Piancó, Vila Lobão e Santo Antônio foram alguns dos bairros onde ocorreram deslizamentos. Entre a noite de sábado e a manhã deste domingo (11), a Defesa Civil Municipal colocou lonas próximas às encostas para evitar mais deslizamentos.

Amparo

Entre as ações realizadas está a remoção de 30 famílias do bairro Salinas do Sacavém que foram abrigadas em duas associações do bairro. A Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) já iniciou a verificação do aluguel social junto ao CRAS da área. “A ideia é que as pessoas fiquem o menor tempo possível nos abrigos e nas improvisações. Estamos trabalhando para que todos estejam no aluguel social o mais breve possível”, afirmou Andreia Lauande, titular da Semcas.

Foram providenciados imediatamente 32 colchonetes, 30 cestas básicas e água para atender os desabrigados. Lauande explicou que as ações desenvolvidas seguem o plano emergencial do município. Ela citou como exemplo áreas considerada críticas como Vila Apaco e Vila Militar onde ainda no sábado houve a remoção de 14 famílias para a Unidade Básica de Educação (U.E.B.) Santa Clara.

Plano emergencial

“É bom que fique claro que não estamos ‘apagando o incêndio’ de maneira aleatória. A Prefeitura segue o plano emergencial para situações como esta que incluem até rota de fuga. Temos os materiais e os recursos humanos para esta situação e estamos seguindo o trabalho de acordo com o planejado. Na Apaco, a equipe da Saúde já está dando a assistência, o Corpo de Bombeiros e outras equipes do governo do estado estão ajudando”, informou Andreia Lauande.

Entre os moradores atendidos na Vila Apaco está Érica Vanessa Salazar, 26 anos. Ela lembrou o desespero que sofreu com os três filhos ao perceber a rapidez do alagamento com as fortes chuvas. O resgate aos moradores começou ainda na noite de sábado. “Inundou tudo. A água invadiu as casas. Eles [Defesa Civil] estão ajudando, mas estamos muito preocupados”, apontou.

O trabalho preventivo desenvolvido constantemente pela Prefeitura evitou uma catástrofe na área onde a água chegou a atingir 1,20 metro de altura. Além do trabalho de remoção, os desabrigados receberam 30 cestas básicas na manhã deste domingo (11) entregues pela Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa).

A necessidade de transferência para abrigos também ocorreu no Residencial Tiradentes onde os moradores foram encaminhados neste domingo para uma creche até que o nível da água baixe. Situação semelhante ocorreu no Residencial Maria Aragão onde, após a transferência dos desabrigados, foi feito um levantamento da necessidade de colchões e alimentação.

Na área Itaqui-Bacanga, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) visitou a escola Rosário Freire, próxima à Unidade Mista da Área Itaqui-Bacanga, durante este domingo. O muro da escola caiu e as equipes da Semosp iniciam a reconstrução da estrutura nesta segunda-feira (12).

No Cohatrac, foram registrados muitos casos de alagamento. O canal Cohab/Cohatrac evitou que mais problemas ocorressem no bairro. Para garantir a erradicação dos transtornos, a Prefeitura tem planejadas obras de drenagem para a região, o que aumentará o sistema de captação, para evitar que a água fique acumulada.

As secretarias municipais de Governo (Semgov), Criança e Assistência Social (Semcas), Segurança com Cidadania (Semusc), Saúde (Semus), Obras e Serviços Públicos (Semosp), Trânsito e Transportes (SMTT) e Educação (Semed) continuam mobilizadas para auxiliar os desabrigados. As ações emergenciais estão sendo adotadas em parceria com as secretarias de Estado de Segurança e Assistência Social. A orientação é para que as famílias que residem em áreas de risco deixem estes locais.

Durante toda a semana após a intensificação das chuvas no início do mês, a Defesa Civil realizou vistorias em áreas de risco, atendeu ocorrências e interditou mais de vinte moradias. O órgão especializado em desastres naturais também entregou notificações em pontos de alto perigo de deslizamentos. A Defesa Civil trabalha preventivamente na conscientização e sensibilização dos moradores das localidades mais suscetíveis a tais sinistros.

Barragem do Bacanga

Também foram registrados alagamentos na área do Coroadinho/Coroado e Sá Viana. Os problemas foram ocasionados pelo manejo hidráulico da comporta do Bacanga impedindo a vazão do rio das Bicas e agravando os alagamentos na região. A abertura das comportas foi inviabilizada pela maré cheia. A Secretaria de Estado de Infraestrutura, com o apoio da Semosp, está trabalhando no esvaziamento da barragem. Os trabalhos estão ocorrendo em ritmo intenso devido à previsão de chuva forte para esta segunda-feira.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima