CPI dos Combustíveis: dono dos postos Paloma consegue habeas corpus

Nicolau obteve habeas corpus preventivo e não poderá ser preso pela CPI
Nicolau obteve habeas corpus preventivo e não poderá ser preso pela CPI

O empresário Antônio José Hiluy Nicolau, dono da rede de postos de Paloma, obteve na Justiça um habeas corpus preventivo para evitar sua prisão pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis, instalada na Assembleia Legislativa com o objetivo de investigar a existência de um cartel no setor em São Luís. Convocado a depor na condição de testemunha, nesta terça-feira (10), Nicolau, segundo sustenta sua defesa, estaria sendo tratado como investigado pelo presidente, deputado Othelino Neto (PCdoB), e por isso resolveu se precaver para impedir uma possível detenção.

O salvo conduto foi concedido no último dia 6 pela Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça e teve como relator o desembargador Benedito de Jesus Guimarães Belo. O empresário recorreu à Corte por temer que ao permanecer em silêncio durante a audiência tivesse sua prisão ordenada pela CPI.

O habeas corpus garante a Nicolau não só o direito de permanecer em silêncio, mas também o de não assinar o termo de compromisso de testemunha, se assim desejar, e o de se comunicar com seu advogado durante a inquirição.

“Independente de condição, devem tais poderes serem exercidos com respeito aos direitos constitucionalmente garantidos, o que resulta, pelo menos por hora, que é justo o seu receio de sofrer ameaça de constrangimento ilegal aos seus direitos de não autoincriminação e até de locomoção”, escreveu o relator.

Veja aqui a íntegra do habeas corpus concedido a Antônio José Hiluy Nicolau.

Prefeitura adquire seis mil novas carteiras escolares

Duas mil carteiras começaram a ser entregues nesta segunda-feira (9)
Duas mil carteiras começaram a ser entregues nesta segunda-feira (9)

A Prefeitura de São Luís iniciou nesta segunda-feira (9) a entrega de duas mil novas carteiras escolares à Secretaria de Educação (Semed). Ao todo, serão distribuídas seis mil novas carteiras adquiridas com recursos próprios pelo Executivo Municipal. A aquisição do material integra a política do prefeito Edivaldo de melhorias estruturais na educação em São Luís.

“A qualidade da Educação perpassa a melhoria da infraestrutura no ambiente escolar. A aquisição desse mobiliário demonstra que temos buscado equipar as escolas, para que sejam cada vez mais adequadas ao pleno aprendizado de nossos estudantes”, afirmou o secretário de Educação, Geraldo Castro.

O mobiliário escolar foi adquirido através de processo licitatório para suprir a demanda criada com a ampliação do número de matrículas na rede municipal de ensino e a expansão do Programa Mais Educação neste ano. As primeiras escolas a receberem as carteiras serão as novas unidades da rede municipal de ensino, cujas obras já estão concluídas, nos bairros da Vila Apaco e do Maracujá.

“Após verificação de nota fiscal e contagem das carteiras escolares recebidas, iremos iniciar o planejamento de distribuição deste mobiliário escolar com toda a programação de entrega. Ainda nessa semana as escolas da rede municipal de ensino começarão a receber as carteiras escolares, de acordo com a demanda encaminhada a esta coordenação”, destacou o coordenador de Material e Patrimônio da Semed, Jorge Antonio Carvalho.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Falta um matador

Bola no fundo da rede do Avaí após cabeçada de Paulo Sérgio; com falta de pontaria do ataque, defesa resolve também na frente
Bola no fundo da rede do Avaí após cabeçada de Paulo Sérgio; com falta de pontaria do ataque, defesa resolve também na frente (Foto: Biné Morais/O Estado)

O Sampaio tem exibido um futebol consistente no Campeonato Brasileiro da Série B. O time tem uma defesa sólida e um meio-campo eficiente no combate e na armação de jogadas ofensivas. Mas a equipe tem sofrido de um problema que, se não for resolvido o quanto antes, pode lhe custar caro até o fim da competição: o desperdício de gols.

No último sábado, contra o Avaí, o drama se repetiu, principalmente no primeiro tempo. Após abrir o placar, aos 18 minutos, com um gol de cabeça do zagueiro Paulo Sérgio, o Sampaio teve pelo menos quatro outras chances claras de ampliar, mas, na hora “H”, errou, para frustração da numerosa torcida novamente presente ao Castelão. E como quem não faz leva, veio o castigo: o gol de empate, no segundo tempo.

Em vários momentos e independente do adversário, o time chega com certa facilidade ao ataque. Seja pelo lado direito, com o arisco Pimentinha, seja pela esquerda, com as descidas do bom lateral Willian Simões, a equipe cria ótimas chances, porém, na hora de botar a bola para dentro, falha, algumas vezes de forma absurda.

Está na hora de acertar a pontaria ou mesmo promover alterações definitivas no ataque. O técnico Flávio Araújo já testou exaustivamente os centroavantes David Batista e Willian Paulista, mas ambos não têm rendido o que o treinador e os torcedores esperam. Passadas 10 rodadas, nenhum dos dois funcionou bem como homem de frente. Tanto que cada um fez apenas um gol na competição até agora.

O Sampaio faz uma boa campanha na Série B e ocupa a sexta posição na classificação. Mas poderia estar bem melhor na tabela se não tivesse perdido tantos gols. A pausa para a Copa do Mundo pode ser estratégica para buscar melhor aproveitamento ofensivo e continuar almejando o tão sonhado acesso à Série A.

Portaria proíbe a entrada de pessoas armadas no Fórum Sarney Costa

Pessoas armadas não terão mais acesso ao Fórum Desembargador Sarney Costa
Pessoas armadas não terão mais acesso ao Fórum Sarney Costa

O juiz Osmar Gomes dos Santos, diretor do Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, publicou uma portaria na qual proíbe o acesso de pessoas armadas às dependências do fórum. A medida, segundo ele, foi motivada pela necessidade de manter a ordem nas dependências da unidade judicial, bem como reprimir quaisquer atos que atentem contra a segurança e integridade de magistrados, servidores e o público em geral, que procura os serviços do Poder Judiciário.

A portaria explica que a medida se estende a policiais civis, militares e federais, exceto àqueles que estejam no exercício da função, fazendo a escolta de presos. Ainda assim, a entrada desses policiais será pelo subsolo II do prédio. “O uso de armas letais, seja branca ou de fogo, de forma generalizada, é fator de constrangimento e intimidação a todo e qualquer ser humano”, destaca Osmar Gomes na portaria.

O documento determina que a guarda policial do fórum exerça o controle e a fiscalização. As pessoas portadoras de armas, inclusive os policiais não compreendidos na exceção mencionada, serão encaminhados à sala própria para fins de deixarem suas armas devidamente sem munição sob custódia provisória da guarda. Essas armas ficarão no setor durante todo o tempo em que o proprietário permanecer nas dependências do fórum.

A portaria versa, ainda, que a custódia e a restituição se dêem mediante recibos, nos quais constarão os elementos mínimos necessários à identificação das armas e de quem as custodiou.

Para fins de comunicação, a diretoria enviou cópias da portaria à Corregedoria Geral da Justiça, ao Tribunal de Justiça, ao Comando Geral da Polícia Militar, à Superintendência da Polícia Federal, à delegada-geral da Polícia Civil, à Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária e ao chefe da Guarda Policial do Fórum Desembargador Sarney Costa.

Fonte: Corregedoria Geral de Justiça

Trânsito de São Luís matou 20 nos últimos dois meses

Após capotar, Troller atingiu e matou motociclista na Avenida Litorânea; motorista também morreu
Capotamento de Jeep Troller, na Avenida Litorânea, resultou em duas mortes em 29 de maio (Foto: Biné Morais)

Vinte pessoas morreram em acidentes de trânsito em ruas e avenidas da região metropolitana de São Luís nos últimos dois meses. O blog já havia divulgado os números de abril, quando houve 13 óbitos (relembre).  Já em maio, foram sete os mortos, uma redução considerável, de 46%. Ainda assim, as estatísticas se mantêm assustadoras, o que exige a intensificação das operações voltadas a educar os condutores e reprimir a imprudência ao volante, principal causa da violência no trânsito.

Foram sete atropelamentos, oito colisões, três choques e dois capotamentos. Em cada um dos acidentes morreu apenas uma pessoa. As duas vítimas com idade mais avançada tinham 70 anos (um homem e uma mulher), enquanto a mais jovem tinha apenas 11 meses de idade. Quatro idosos morreram no trânsito de São Luís em maio e abril, todos por atropelamentos, ocorridos no Maiobão, no Tirirical, no Centro e no Renascença. Uma mulher de 56 anos e um homem de 52, portanto, de meia idade, também morreram atropelados, no São Francisco e no Calhau.

Centro, Estiva e Calhau registraram, cada um, duas mortes no trânsito. Os demais acidentes com morte aconteceram no Cohatrac III, Angelim, São Francisco, Maiobão, Planalto Pingão, Tirirical, Jaracati, Tibiri, Tiriúba, Cohama, Chácara Brasil, Renascença, Anjo da Guarda e Maracanã. Dos 20 óbitos, 18 ocorreram na capital e outros dois em Paço do Lumiar (Maiobão) e em São José de Ribamar (Tiriúba). Os números comprovam que a zona urbana, com 15 vítimas, tem trânsito muito mais perigoso que a zona rural, onde morreram cinco pessoas.

O blog já havia feito referência a uma possível queda do número de mortes em maio em relação a abril, pois nos primeiros seis dias do mês passado, ocorreu apenas um acidente de trânsito com morte na região metropolitana. A vítima foi Cristian Ricardo Soares dos Reis, de 37, morto na colisão do carro que dirigia com outro veículo, na Avenida Daniel de La Touche, na Cohama, na madrugada do feriado do Dia do Trabalho. Findado o mês, a tendência foi confirmada, embora as causas da diminuição não tenham sido ainda esclarecidas.

A diferença, para menos, do número de mortes no trânsito de abril para maio é um dado positivo. Mas é preciso trabalhar a consciência dos motoristas e até mesmo dos pedestres para que o saldo de mortos dos próximos meses seja cada vez menor.

Ana Carolina retorna a São Luís com show ousado

ana carolina

Na abertura da novela “Em Família”, da Rede Globo, a voz grave e cheia de personalidade é inconfundível. Nas primeiras notas é possível perceber se tratar de Ana Carolina, que emplacou mais de 20 trilhas sonoras na TV e volta a São Luís, dia 19 de julho (sábado), com o show de seu mais novo CD, “#AC”, no Ginásio do Castelinho, às 21h.

Quando se fala na cantora Ana Carolina, algumas “marcas registradas” da cantora vêm à mente: a voz grave, a irreverência no palco (e nas letras) e, claro, o inconfundível terninho preto. No entanto, um desses elementos vai estar ausente no próximo show da mineira na capital maranhense. Não, Ana Carolina não está cantando músicas mais “comportadas” nem deixou de lado o tom característico de sua voz. O que muda na turnê é o terninho, que dará lugar a um blazer com brilho.

O repertório também traz elementos inusitados: além dos sucessos e das canções do novo disco, a cantora trará versões para as músicas “Fire”, de Bruce Springsteen; “Periguete”, do MC Papo, que virá em um “mash up” com o hit do Calcinha Preta “Você Não Vale Nada”; e “Coração Selvagem”, de Belchior.

Também, os hits que por muito tempo, vem sendo trilha musical dos ‘corações apaixonados’, como: É isso aí, Garganta, Pra rua me levar, Rosas, Quem de nós dois, entre outras.

Para casar com a modernidade do disco, o show, como não podia deixar de ser, apresenta uma sonoridade toda nova, com interferências de beats, samplers, scratchs, vinhetas e instrumentos tecnológicos. Alguns vídeos que serão inseridos durante a apresentação têm edição e direção da própria cantora que foram criados especialmente para o espetáculo que é dirigido pela cineasta Monique Gardenberg (de “Ó Pai, Ó”).

#SERVIÇOS

O QUE: Ana Carolina em São Luís

QUANDO: 19 de julho, sábado, às 21h

ONDE: Ginásio do Castelinho

INGRESSOS: A cadeira ouro custa R$ 150,00 e parcela em até 02 vezes sem juros no cartão. O Lounge R$ 75,00 (sem cadeiras) e pode ser parcelado em duas vezes sem juros no cartão, a partir de dois ingressos. Já a arquibancada custa R$ 40. Os valores são de primeiro lote e os ingressos estão disponíveis para venda na Central da Folia e no site www.dringresso.com.br.

INFORMAÇÕES: 3221 0120/www.marafolia.com

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima