Jovem ficou caída no chão após ser esfaqueada e foi amparada por populares que testemunharam a agressão
Uma jovem até agora desconhecida foi esfaqueada na noite desta sexta-feira no Centro Histórico de São Luís, área também conhecida como Reviver, por causa do projeto de revitalização urbanística executado na gestão do ex-governador Epitácio Cafeteira, no final dos anos 80. A acusada é uma mulher até agora não identificada que passeava com a companheira e teria se desentendido com a vítima por ciúmes.
Golpeada no abdômen, a jovem foi socorrida por populares e encaminhada às pressas a um hospital de São Luís, enquanto a autora da facada fugiu. O estado de saúde dela não foi informado.
A polícia investiga o caso, mas até agora não tem pista sobre o paradeiro da agressora.
Vaqueiros, cazumbá e coreiras recepcionaram turistas que desembarcaram no aeroporto de São Luís
Os turistas que desembarcaram em São Luís na tarde desta sexta-feira (20) foram recepcionados por personagens de manifestações culturais maranhenses, como o Bumba-meu-boi e o tambor de Crioula. A operação Boas Vindas, realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da secretaria de Turismo, tem o objetivo de promover a divulgação da cultura local, mostrando aos turistas uma prévia do São João. A ação que acontecerá ainda nos dias 21, 27 e 28 de junho, das 13h às 18h, no Aeroporto Marechal Cunha Machado, também será realizada em oito hoteis da cidade durante o café da manhã.
O secretário municipal de Turismo, Lula Fylho, destacou que a expectativa é receber cerca de 100 mil turistas durante o período junino. “Momentos como esse são propícios para divulgar a cultura local. Ações assim mostram como são fortes nossos traços culturais e demonstram a hospitalidade do nosso povo”, afirmou o titular da pasta. Ele acrescentou que, com o incentivo do prefeito Edivaldo, novas parcerias estão sendo firmadas no intuito de intensificar as ações voltadas para o setor do turismo.
O mês junino é um dos períodos em que a cidade de São Luís atrai mais turistas. Com a chegada das festas de São João, visitantes procuram na cidade a diversidade cultural e culinária, além dos atrativos históricos e naturais da cidade. O maranhense Carlos Miranda, que mora no Rio de Janeiro, afirmou que sempre que pode volta à cidade. “Achei sensacional a recepção. É muito bom voltar e ser recebido de uma forma calorosa como essa”, declarou o Carlos.
Turistas ficaram encantados com a recepção calorosa que receberam ao chegar em São Luís para passar o São João
Para a paulista Fernanda Fernandes, a passagem por São Luís será breve. “Gostei muito da recepção, achei a ideia muito legal. Vou passar apenas o final de semana, mas vou visitar o São João”, disse a turista.
O diretor artístico da companhia Tramando Teatro, Armando Veras, destacou que a variedade de personagens como o vaqueiro, o caboclo de fitas, as coreiras e o pai Francisco despertam a curiosidade e envolvem os turistas na brincadeira. “O resultado da ação é muito positivo. Os visitantes interessados sempre param, tiram fotos e perguntam aos brincantes sobre as histórias das personagens. Eles se encantam com a brincadeira”, disse.
A Secretaria Municipal de Turismo tem investido em outras ações para atrair mais turistas e melhor recebê-los na cidade. O desenvolvimento e aplicação de pesquisas com o objetivo de avaliar as expectativas dos visitantes em relação a São Luís é uma dessas ações. Outra atividade planejada ainda para 2014 é a capacitação dos agentes de viagens, para que possam melhor incluir a cidade nos roteiros oferecidos pelas agências.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Com apoio do PRB, Lobão Filho ampliou a aliança que dará sustentação à sua candidatura (Fotos: Biaman Prado)
O Partido Republicano Brasileiro (PRB) oficializou nesta quinta-feira (20) o apoio à pré-candidatura do senador Lobão Filho (PMDB), ao governo do Maranhão, em convenção realizada no Rio Poty Hotel, em São Luís. O presidente do PRB, deputado federal Cléber Verde afirmou não ter dúvida da capacidade política e articuladora do senador Lobão Filho em unir bases em torno de sua pré-candidatura ao governo do Maranhão. Além do parlamentar, 28 prefeitos do PERB endossaram a aliança com o pré-candidato peemedebista.
“Tive a oportunidade de conhecer esse homem (Lobão Filho) sem nenhuma pretensão política ao governo do Maranhão e durante meu mandato pude diversas vezes contar com o seu apoio para as questões da pesca, mesmo não sendo do nosso partido ele sempre priorizou e interferiu para que o Maranhão fosse o foco de suas ações sempre”, disse Verde.
Lobão Filho agradece apoio do PRB ao presidente do partido, Cléber Verde
Lobão Filho reafirmou a intenção de contribuir ainda mais com o setor pesqueiro, sobretudo na Baixada maranhense com o fortalecimento da piscicultura. “Não canso de repetir, se Deus me deu uma nova oportunidade de vida, farei não apenas pela pesca como também por todos os setores, porque vamos fazer os maranhenses terem orgulho do Maranhão”, garantiu dizendo ainda que a sigla terá participação efetiva no governo.
O deputado federal Gastão Vieira (PMDB, pré-candidato ao Senado, falou de sua emoção com o apoio unânime do partido e sua militância “Emociono-me profundamente quando vejo uma militância decidida como essa que acredita na mudança e por isso vai pra rua declarar o seu apoio. A pré-candidatura do nosso senador e futuro governador, Lobão Filho, tem sido e será assim, de amor, fé e muita alegria”, finalizou.
Apoios
Faltando sete dias para a convenção do PMDB, cresce o apoio de dezenas de prefeitos de vários municípios a candidatura do senador e pré-candidato Lobão Filho.
Lobão Filho é saudado por eleitores durante a convenção, no Rio Poty Hotel
Gil Cutrim, prefeito do município de São José de Ribamar voltou a declarar seu apoio acreditando ser o único nome de peso para governar o Maranhão. “Reitero meu compromisso pessoal e de homem público porque o senador Lobão Filho vai realizar um bom trabalho em prol do nosso estado”, falou.
O prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Eunélio Mendonça, falou de sua admiração e respeito pelo homem público que é Lobão Filho. “Por onde tenho visto o senador falar tenho percebido cada vez mais o seu comprometimento com os municípios e o seu desejo que todos governemos com ele”, completou.
Já a prefeita de Chapadinha, Dulcilene Belezinha acredita na mudança pela força, juventude e amor que o pré-candidato vem pregando por onde tem passado. “Já nos reunimos com o senador e o tom de suas conversas é uma só. Mudança, não pelo discurso e sim pelo trabalho”.
A greve de professores da rede municipal de ensino completará um mês amanhã com um saldo de prejuízos a dezenas de milhares de alunos, a grande maioria crianças que estão dando os primeiros passos nos estudos. E o que é pior: não há qualquer perspectiva de desfecho, já que os educadores estão irredutíveis quanto ao reajuste salarial de 20% que reivindicam, ao passo que a Prefeitura de São Luís alega inviabilidade financeira e recorre à Lei de Responsabilidade Fiscal para negar o aumento no percentual pretendido pela categoria.
No caso específico do pedido de reajuste, a administração municipal apresentou uma contraproposta de 3% de reposição, considerada irrisória pela categoria, que reagiu indignada. Na verdade, a oferta serviu para acirrar ainda mais os ânimos dos educadores e estes passaram a ir às ruas com mais freqüência. No auge da revolta, um grupo de professores chegou a fazer um ato público em frente ao edifício onde mora o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).
Pelos cálculos do Sindicato dos Profissionais do Ensino Público Municipal (Sindeducação), 80% dos professores aderiram à greve. Isso quer dizer que oito em cada 10 salas de aula estão vazias, enquanto os estudantes passam o dia em casa ou em atividades alheias ao ensino que deveriam estar recebendo. Também já há notícias de pais que recorreram a escolas e professores particulares para amenizar a perda de conteúdo, o que representa um gasto a maior para as famílias com crianças matriculadas na rede municipal, a maioria delas carente.
À medida que o tempo passa, aumenta a defasagem do cronograma, ao mesmo tempo em que diminuem as chances de uma reposição satisfatória do conteúdo. A tendência é que quando a greve acabar as aulas sejam ministradas de forma acelerada e sem o rigor pedagógico que favoreça o aprendizado. Daí a necessidade urgente de se chegar a um acordo, o que vai depender, sobretudo, da capacidade do sindicato de ceder e do compromisso dos professores com a profissão que abraçaram.
Nem mesmo a intervenção do Ministério Público, por meio da Promotoria de Defesa da Educação, levou a um consenso. Em reunião na última quarta-feira entre o comando de greve e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vários assuntos foram abordados, entre os quais os processos de aposentadoria em tramitação e o tão esperado reajuste nos vencimentos. Houve certo avanço em relação ao primeiro item, mas quando as partes passaram o discutir a questão salarial, a negociação voltou a emperrar, frustrando as expectativas do MP, da Semed e dos milhares de pais e alunos que aguardam ansiosamente a normalização da rotina nas escolas.
Atendendo pedido dos grevistas, a promotora Luciane Belo, que mediou as discussões, deu prazo até o fim da próxima semana para que a prefeitura apresente o orçamento detalhado da educação municipal. Uma vez de posse dessa informação, a categoria poderá discutir o assunto com maior profundidade e, quem sabe, reavaliar o seu posicionamento. Até lá, o impasse permanece.
Comentários