Agora é só decisão

Neymar comemora primeiro gol da goleada sobre Camarões: atacante mais uma vez desequilibrou
Neymar comemora após abrir o placar na goleada de 4 x 1 sobre Camarões: atacante novamente desequilibrou

A goleada de 4 x 1 aplicada pelo Brasil na já eliminada seleção camaronesa garantiu o primeiro lugar do grupo e livrou o time de Felipão de um indesejável confronto com a Holanda já nas oitavas de final. O adversário será o Chile, um freguês histórico, mas que apresentou um bom futebol na primeira fase. Por isso, a seleção brasileira precisa jogar  bem mais do que jogou contra Croácia, México e Camarões para avançar na Copa e manter acesa a esperança no tão sonhado hexa.

Treinando junto há quase um mês, o grupo ainda não adquiriu padrão de jogo e a tranquilidade necessária a uma equipe campeã. Prova disso foram os sucessivos erros de passe e de marcação que resultaram no gol de empate de Camarões, aos 25 do primeiro tempo, menos de 10 minutos após o Brasil ter aberto o placar, de novo com o até agora onipresente Neymar.

A propósito, o fator que mais chama atenção é justamente a total dependência do time das jogadas do seu camisa 10. Claro que a seleção pode fazer muito mais em campo. Da defesa ao ataque, todos são atletas de altíssimo nível, mas a maioria deles ainda não reencontrou o bom futebol que os projetou no cenário mundial. Nas duas laterais, por exemplo, as falhas são tanto na marcação quanto no apoio. Daniel Alves e Marcelo ainda estão devendo, o que compromete o desempenho de toda a equipe.

Outra decepção é o volante Paulino, que chegou ao torneio como titular absoluto, mas após três atuações apagadas e duas substituições vai perdendo espaço e pode ser sacado por Felipão no confronto com o Chile, no próximo sábado, às 13h, no Mineirão. O provável substituto será Fernandinho, autor de jogadas que deram novo ritmo ao time e que coroou sua boa participação ao fazer o quarto e último gol contra os camaroneses.

Também ameaçado de ir para o banco, Fred,  ao que parece, terá mais uma chance no time titular após marcar pela primeira vez na Copa. Não poderia ser diferente, já que o gol pode dar ao atacante do Fluminense a confiança que faltava para que ele volte a ser o jogador decisivo de outrora.

Os pontos fortes do time são os zagueiros Thiago Silva e David Luiz, dois gigantes, o meia Luiz Gustavo, com sua regularidade impressionante, e, mais do que qualquer um, Neymar, que novamente desequilibrou e é o artilheiro da Copa até agora, com quatro gols.

A seleção brasileira não apresentou um futebol convincente em nenhum dos três jogos da primeira fase. Por isso, ainda é vista com certa desconfiança por grande parte da torcida e da imprensa especializada. Está na hora de a equipe evoluir e exibir consistência, pois só assim terá condições de fazer bonito em casa.

Secretário detalha obras da Sinfra e cala boca de Dutra

Dutra teve que engolir as críticas após explanação do secretário José Raimundo Frazão
Dutra teve que engolir as críticas após explanação do secretário José Raimundo Frazão

O secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão Ribeiro, recebeu na manhã desta segunda-feira (23) o deputado federal Domingos Dutra, acompanhado de lideranças de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. No encontro, o secretário José Raimundo apresentou as ações do Governo do Estado voltadas para as rodovias da Região Metropolitana.

“O Departamento Estadual de Infraestrutura e Transportes (Deint) já iniciou a recuperação da MA-201, conhecida como Estrada de Ribamar. Entre os trechos contemplados estão os acesso ao Residencial Lima Verde e ao Socorrão II, a entrada da Maiobinha e do Maiobão”, afirmou José Raimundo.

Ele informou, ainda, que também está em execução uma das primeiras etapas de obras do Anel Metropolitano, que inclui a duplicação e restauração da MA-203 (Estrada do Araçagi), que vai do trecho final duplicado do Araçagi até o retorno do Alphaville e terá 3 km de extensão. “Os serviços de drenagem no local já estão 80% concluídos, após a conclusão dessa etapa serão iniciados os serviços de terraplenagem e pavimentação”, contou o secretário.

O deputado Domingos Dutra ressaltou que o encontro foi positivo e serviu para conhecer os projetos da secretaria para a Região Metropolitana. “Eu agradeço ao secretário José Raimundo, pois tão logo eu solicitei a audiência ele abriu a agenda para atender as nossas solicitações. O secretário nos explicou todos os projetos que estão em andamento como a obra do Araçagi e a operação de tapa-buraco que está em operação na MA-201, 202 e 204, além de obras a longo prazo, como a da Forquilha até o Maiobão e a da MA 202, da Forquilha até o Beira-Rio, que já tem licitação”, assinalou Dutra.

Segundo o deputado, o secretário José Raimundo explicitou de forma didática as etapas do trabalho desenvolvido pela Sinfra. “Eu agradeço ao secretário a gentileza de explicar o que está ocorrendo para que a gente possa informar à população sobre a tramitação burocrática de uma obra. Primeiro tem que ter o projeto, depois que o projeto está feito tem que ir atrás dos recursos para execução e tudo isso demora. A reunião foi positiva e vamos repassar essas informações para a comunidade”, afirmou.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Nem sinal de obra

Calçadão da Litoânea não resistiu à erosão e representa risco a quem circula no local
Calçadão da Litoânea não resistiu à erosão marinha e representa risco a quem circula no local (Foto: De Jesus)

Quase um mês após a Justiça ter ordenado à construtora Serveng Civilsan que recupere o trecho danificado do prologamento da Avenida Litorânea, não há nenhum sinal de obra no local. A obra foi inaugurada há um ano e meio, mas já apresenta uma série de problemas estruturais.

A situação mais grave é a do calçadão, onde muitas pessoas circulam e se expõem a todo instante ao risco de acidentes. Para tentar resolver o problema, a Prefeitura de São Luís ajuizou ação judicial e obteve uma liminar que manda a empreiteira corrigir as falhas que cometeu na execução do projeto.

A decisão, proferida no início de maio pelo juiz Cícero Dias de Sousa Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública, poderá resultar em importante ganho à infraestrutura viária e paisagística de São Luís.

Contratada pela prefeitura em 2010 por mais R$ 143 milhões para executar a obra, a empresa, segundo comprovou a administração municipal na atual gestão, realizou um serviço malfeito, tanto que agora a estrutura está comprometida.

Obrigada judicialmente a corrigir os erros que cometeu, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, a empresa ainda não se mobilou para reparar o grave dano que causou à cidade.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima