PRP oficializa apoio a Lobão Filho

Lobão Filho com o deputado estadual Marcos Caldas e lideranças do PRP
Lobão Filho com o deputado estadual Marcos Caldas e lideranças do PRP: partido é mais um a somar forças 

O senador Lobão Filho (PMDB) e pré-candidato ao Governo do Maranhão, recebeu nesta segunda-feira (30), apoio oficial do Partido Republicano Progressista (PRP), durante convenção realizada na sede da sigla, no bairro do São Francisco, em São Luís. 17 candidatos a deputado estadual, três a deputado federal e dirigentes dos 170 diretórios de todo o Maranhão votaram por unanimidade em favor da aliança com o PMDB que reúne ainda mais 18 partidos.

O consenso segundo o presidente do PRP, ex-vereador Severino Sales, reflete a força política e de liderança que o senador Lobão Filho já mostra antes mesmo de iniciar de fato sua caminhada. “A classe política está completamente mobilizada em torno do nome do senador Lobão Filho, porque acredita que o melhor nome é sem dúvida o dele e vamos seguir juntos, militância e todo o partido rumo à vitória”, declarou Sales que também confirmou durante a convenção, disputa por vaga na Assembleia Legislativa.

Lobão Filho que foi convidado pelo partido para a convenção disse que o PRP assim como os partidos coligados terão espaço reconhecido dentro de sua gestão. “Estamos seguindo juntos e será assim nossa caminhada que está apenas no início. A partir do dia 06 oficialmente vamos à luta com todos os nossos partidos levando nossa mensagem e propostas de avanço de desenvolvimento verdadeiro para o nosso Maranhão”, disse o peemedebista, convocando toda a militância do partido para a batalha.

Deputado estadual de segundo mandato, Marcos Caldas que concorre à reeleição, acredita que essa será a maior e mais democrática eleição porque o povo quer a verdadeira mudança. “Acredito muito na eleição do Lobão Filho porque ele caminha com mensagem de avanço e não de atraso. A campanha está sendo pautada com proposta e não com ódio, e isso é o que o povo espera de um pleito”, finalizou.

Eleições 2014: pesquisa aponta empate técnico entre Flávio Dino e Edinho Lobão em Timon

lobinho dino

O levantamento feito pelo Instituto Data Mérita apontou as duas principais candidaturas ao Governo do Maranhão, Flávio Dino e Edinho Lobão, tecnicamente empatadas no município de Timon-MA.

Na pesquisa, Flávio aparece com 43,32% dos votos, contra Edinho com 41,83%. O comunista já teve uma grande diferença de pontos em cima do peemedebista.

O Data Mérita mostrou também os candidatos Zeluís Lago (PPL) em terceiro lugar com 3,71%, o advogado Antonio Pedrosa (Psol) com 2,48%, e Saulo Arcangeli em último com 1,24%. Disseram não votar em nenhum dos candidatos 2,23% e 5,20% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa realizada no dia 25 de junho, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número 00017/2014 e ouviu 404 eleitores de Timon.

Fonte: Blog do Martin Varão

Zé Inácio oficaliza candidatura a deputado estadual

O candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT) é conclamado por várias lideranças
O candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT) é conclamado por várias lideranças

Durante convenção do Partido dos Trabalhadores, na últimasexta-feira (27), Zé Inácio teve a sua candidatura como candidato a Deputado Estadual oficializado. Zé Inácio é um dos dirigentes políticos dos mais influentes na defesa do Desenvolvimento Sustentável e da Agricultura Familiar no atual cenário maranhense.

A trajetória política do candidato a deputado estadual peloPT, Zé Inácio é marcada pela luta, na defesa da melhoria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo, por meio do acesso as políticas públicas de qualidade, voltadas para a redução das desigualdades de pobreza no Maranhão.

Zé Inácio com militantes do PT após homologação da da sua candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa
Zé Inácio com militantes do PT após homologação da da sua candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa

Ainda muito jovem Zé Inácio iniciou suamilitância política no movimento estudantil e como advogado atuou em defesa dos direitos humanos, dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e da população negra nas seguintes instituições: Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Federação dos Trabalhadores (as) Rurais do Maranhão (FETAEMA), Comissão Pastoral da Terra (PT), Centro de Cultura Negra (CCN). Na Justiça Global atuou junto a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (OEA) tendo como destaque os seguintes processos: deslocamentos compulsórios das famílias quilombolas de Alcântara e o caso dos meninos emasculados. Atuou como membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA).

Como Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Maranhão, Zé Inácio teve umaatuação mais voltada para a implantação dos programas do governo Lula, tais como: os Territórios Rurais, o Programa Territórios da Cidadania, os Colegiados Territoriais, os Projetos de investimento para os Municípios rurais (casas familiar rural, agroindústrias, centros de comercialização, etc), Crédito para Agricultura Familiar, através do PRONAF, criação e apoio aos assentamentos rurais e outras ações de infra estrutura, sócio-econômica e produtiva.

Várias lideranças de São Luís e do interior apoiam a candidatura de Zé Inácio a deputado estadual
Várias lideranças de São Luís e do interior apoiam a candidatura de Zé Inácio

No período em que esteve Superintendente Regional do Incra no Maranhão, Zé Inácio fez uma gestão orientada para a reforma agrária, num dialogo permanente com as organizações da sociedade civil e órgãos executivos e judiciários, objetivando o desenvolvimento das áreas de assentamentos, melhoria de vida e cidadania às famílias assentadas.
Em 2013, O Maranhão foi um dos Estados que teve mais áreas desapropriadas; Foi o Estado que criou o maior número de assentamentos no País, ficando em primeiro lugar entre as Superintendências do Nordeste quanto à quantidade de famílias assentadas.

Convenção

Na última sexta-feira (27), durante convenção do PT, no Centro de Convenção Paulo Freire, na UFMA, o pré-candidato a deputado estadual Zé Inácio foi conclamado em sua chegada por centenas de lideranças de vários municípios Maranhenses. Estiveram presentes caravanas de Alcântara,Brejo, Bom Jardim, Bequimão,Chapadinha, Itapecuru, Itinga, Santa Rita, todas para dar apoio à candidatura de Zé Inácio (PT).

Da grande São Luís estiveram presentes lideranças dos bairros Anjo da Guarda, Cidade Operária, Coroadinho,liberdade,Madre de Deus, Paço do Lumiar, Ribamar e Turu.

Mais de 110 mil pessoas prestigiaram arraial da Maria Aragão

Público numeroso prestigiou o Terreiro da Maria, montado pela Prefeitura de São Luís na Praça Maria Aragão
Público numeroso prestigiou o Terreiro da Maria, montado pela Prefeitura de São Luís na Praça Maria Aragão

Com 17 dias de programação ininterrupta, apresentações de 204 atrações culturais e um público estimado pela Guarda Municipal e Polícia Militar de mais de 110 mil pessoas, o Arraial Terreiro da Maria na Praça Maria Aragão repetiu o sucesso das edições anteriores e superou a expectativa de público. O encerramento da programação ocorreu no domingo (29), dia de São Pedro.

Promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), o último dia da festa foi iniciado às 18h, com o derrubamento do mastro erguido no dia 13 deste mês, dia da abertura do arraial. O momento especial foi acompanhado pelas caixeiras do Divino Espírito Santo.

Já o palco da Praça Maria Aragão recebeu como primeira atração da noite o Tambor de Crioula do Laborarte (Laboratório de Expressões Artísticas do Maranhão), grupo com mais de 40 anos e que trabalha com artistas locais em oficinas de tambor de crioula, cacuriá, capoeira, percussão, teatro, dança popular e outras produções.

A cantora Teresa Canto também foi uma das atrações do Terreiro da Maria. No repertório, a artista interpretou músicas de grupos juninos como Boi da Maioba e do cantor Pablo do Arrocha. “Eu gosto demais do período junino, das brincadeiras, dos grupos de bumba-meu-boi, sou fã da nossa cultura”, declarou ao público.

O Terreiro da Maria também recebeu ainda os grupos de boi Fé em Deus (zabumba), Vargem Grande (sotaque de orquestra) e de Maracanã (matraca). “Estamos nos apresentando pela primeira vez aqui na Praça Maria Aragão. O que é uma honra para os nossos brincantes, pois esse é o maior arraial de São Luís”, destacou a presidente do Boi de Vargem Grande, Elizangela Raposo. O folguedo tem 21 anos de fundação e 60 componentes.

Por sua vez, o Barracão do Forró contou com as apresentações da banda Raízes da Terra e de Marinaldo do Forró, este último também participou da “Noite do Forró”, promovido pela Func na Praça Maria Aragão no último dia 26.

Novidades

Multidão assistiu às apresentações de dezenas de brincadeiras juninas nas 17 noites de programação
Multidão assistiu às apresentações de dezenas de brincadeiras juninas nas 17 noites de programação do arraial

Com o encerramento da programação deste ano do São João de São Luís, o presidente da Func, Francisco Gonçalves, anunciou os projetos para a edição do Terreiro da Maria de 2015, na qual pretende ampliar a infraestrutura do arraial montado na Praça Maria Aragão e trazer mais novidades para incrementar a programação junina, com a montagem de espaços onde serão oferecidas oficinas de dança para ensinar o cacuriá, o tambor de crioula e outros folguedos típicos da capital maranhense.

“O arraial da Praça Maria Aragão se consolidou como o maior e mais importante terreiro da cidade, não só pelo público presente, mas porque toda São Luís se encontrou aqui. Desse ano, para o ano passado, tivemos uma maior diversidade das brincadeiras, ou seja, a oportunidade de ver um panorama da diversidade cultural do Maranhão, ao mesmo tempo em que acrescentamos a política de salvaguarda no terreiro de brincadeiras que correm o risco de desaparecer, como a dança do Lelê e do Coco”, informou Francisco Gonçalves.

Segundo Francisco Gonçalves, a Func pretende fazer uma série de modificações no arraial da Maria Aragão em 2015, tanto no formato como na programação. Na montagem do terreiro, a ideia é a possibilidade de incorporar o espaço da Praça Gonçalves Dias ao acampamento junino, sobretudo para a realização de atividades com crianças.

“Ainda sobre os espaços, vamos criar mais um que é o Barracão do São João, para que quem venha à Praça também tenha a oportunidade de aprender a dançar o tambor de crioula, o cacuriá e outras brincadeiras”, explica.

Em 2014, a montagem do terreiro teve 20 barracas, sendo 16 barracas para a comercialização de bebidas e comidas típicas; uma para o Espaço do Artesanato, o Barracão do Forró, dois espaços institucionais para a prestação de serviços e o Espaço do Turista.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fé abalada

fé abaladaDepois de uma classificação sofrida contra o Chile, a seleção brasileira chega às quartas de final da Copa do Mundo em meio a um clima de inevitável desconfiança. Mesmo após quatro jogos no mundial e uma sequência de treinos de mais de um mês, o  time do técnico Luiz Felipe Scolari ainda não engrenou, o que deixa muitos torcedores descrentes na conquista do hexacampeonato. Para piorar, outras seleções estão jogando um bom futebol, a exemplo da própria Colômbia, que o Brasil enfrentará no próximo dia 4, em Fortaleza, valendo vaga na semifinal.

Nos quatro jogos que fez até agora, a seleção brasileira apresentou uma grave deficiência: a falta de articulação entre o meio de campo e o ataque, o que tem limitado o poder de fogo do time. Seria falha no esquema de jogo montado por Felipão ou incompetência de alguns jogadores para cumprir as funções táticas que lhes cabem? Na minha humilde opinião, são as duas coisas, o que torna a situação ainda mais complicada.

Uma das principais apostas do técnico e da torcida, Oscar está apagado. Após uma ótima estreia contra a Croácia, com direito ao passe para Neymar abrir o placar e ao gol que fechou o marcador, o meia caiu de produção e seu desempenho em campo se restringe a jogadas pelos lados, na tentativa frustrada de fugir da forte marcação imposta pelos adversários no meio. Com sua habilidade, juventude e vigor físico, Oscar poderia fazer mais pela equipe, mas lhe faltam inspiração e atitude.

Outros jogadores também estão devendo. O mais contestado é Fred, que brilhou na última Copa das Confederações e um ano depois não é nem sombra daquele atacante implacável que tornou-se artilheiro do torneio, com cinco gols. Para decepção da torcida, Jô, seu substituto natural, não mostrou firmeza nas vezes em que entrou em campo. De resto, a seleção está bem. O goleiro Júlio César passa segurança, os laterais Daniel Alves e Marcelo melhoraram o rendimento, a dupla de zaga, Thiago Silva e David Luiz, tem dado conta do recado e até o sempre criticado Hulk vem jogando com desenvoltura.

Sobre Neymar, único jogador do time que tem desequilibrado, há uma preocupação: caçado em campo por uma marcação cada vez mais voraz e com um cartão amarelo, ele pode vir a desfalcar a equipe na semifinal, caso o time supere a Colômbia. Por isso, todo cuidado é pouco para evitar uma lesão ou o segundo amarelo, já que uma eventual ausência do atacante seria desastrosa para a seleção brasileira.

Para chegar ao título, o time de Felipão precisa corrigir os erros que têm travado seu desempenho em campo, pois à medida que a Copa avança aumenta o grau de dificuldade dos confrontos. É inegável a qualidade do elenco brasileiro, mas, para seguir no torneio é preciso que os jogadores confirmem em campo o status de estrelas do futebol mundial.

UFMA esclarece cessão de prédio para convenções do PT e PMDB

A Universidade Federal do Maranhão, em respeito à opinião pública acadêmica, vem a público se posicionar sobre a nota de repúdio divulgada esta manhã pela Associação dos Professores da UFMA (Apruma), em mais uma tentativa de denegrir a imagem da instituição junto à Sociedade Civil e dizer que:

1- A UFMA foi procurada por vários partidos políticos, solicitando espaços com capacidade técnica para a realização de suas convenções, mas somente o PT e o PMDB formalizaram o pedido, conforme processo administrativo aberto na Prefeitura da Cidade Universitária, com parecer jurídico positivo da Procuradora Geral da União;

2- Segundo a Lei Geral das Eleições, Nº 9.504 de 30 de setembro de 1997 e, conforme redação dada pela Lei Nº 12.891 de 2013; artigo 8º, parágrafo 2º, informa que: “para a realização das convenções de escolha de candidatos, os partidos políticos poderão usar gratuitamente prédios públicos, responsabilizando-se por danos causados com a realização do evento

3- A UFMA, hoje, possui os melhores espaços para a realização de grandes eventos como os que aconteceram ontem (27) e, inclusive, tem cedido o local para eventos de várias naturezas, sem esquecer a prioridade da agenda de eventos da própria instituição;

4- A mesma Lei orienta que “a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 12 a 30 de junho do ano em que se realizarem as eleições, lavrando-se a respectiva reunião em ata em livro aberto, rubricado pela Justiça Eleitoral, publicada 24 horas depois nos meios de comunicação”.

5- Apesar da Lei informar que a liberação de espaços deve ser gratuita, a instituição cobrou à titulo de cobertura dos custos operacionais e eventuais danos, os partidos políticos fizeram os respectivos pagamentos na conta única de UFMA, mediante GRU;

6- A Administração Superior da UFMA ressalta ainda que, ao longo dos últimos anos, tem mantido com todos os partidos políticos o mesmo tratamento de cortesia institucional, principalmente, em razão dos recursos técnicos e financeiros que tem recebido de todas as representações políticas para a execução das ações que tem transformado a universidade num espaço de excelência e qualidade pública;

7- A política desenvolvida pela UFMA com todos os partidos políticos tem sido o de respeito mútuo; consideração pela coisa pública e responsabilidade com uma educação de qualidade em todos os níveis para o Maranhão;

8- A UFMA é uma instituição pública, cujo único posicionamento político é o de somente trabalhar para a comunidade acadêmica e não partidarizar as suas ações como afirma levianamente a APRUMA. Esta sim, substituiu a sua política em prol das causas dos professores em partidarismos de plantão para privilegiar meia dúzia de pessoas que vivem de “fazer política” vazia e que nada tem desenvolvido a favor da instituição.

São Luís, 28 de junho de 2014

Administração Superior da UFMA

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima