Caravana de Lobão Filho vai ao Sertão e região Central Maranhense

A caravana de Lobão Filho, candidato a governador do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, vai percorrer a partir desta quinta-feira (17), 13 municípios das regiões do Sertão e Central maranhenses.

“Vamos levar a nossa mensagem com paz e alegria em nosso coração. Vamos dialogar com as nossas lideranças políticas, comunitárias e com povo do meu estado para ouvir os seus anseios para realizarmos uma administração eficiente, transparente e direcionada ao cidadão”, antecipou o senador Lobão Filho.

Acompanhado do candidato a vice-governador, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, e do candidato ao Senado Federal, deputado Gastão Vieira, ambos do PMDB, o senador Lobão Filho inicia a caravana em São Domingos, às 14h, com uma grande carreata até a localidade de Baixão Grande. À noite, às 20h, o senador fará um comício em Passagem Franca.

Na sexta-feira (18), Lobão Filho comandará, a partir das 9h, caminhadas em Santa Filomena, Graça Aranha e Tuntum. Ás 17h, acontece uma carreata em Presidente Dutra com a presença do senador peemedebista.

“Em toda a nossa campanha vamos sempre estar bem próximo da população. Sentir o seu calor e sua energia. Vou conversar, olhos nos olhos, com o povo do meu Estado para delinearmos e executarmos um grande programa de governo com desenvolvimento econômico e justiça social”, enfatizou Lobão Filho.

No sábado (19), às 10h, Lobão Filho participa da tradicional cavalgada do município de Grajaú. Às 15h, o candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão” prestigia a famosa vaquejada de Vitorino Freire. Às 19h, o senador fará uma caminhada em Sítio Novo e, encerrando a programação do sábado, às 22h, Lobão Filho participa da abertura da Exposição Agropecuária de Grajaú, a Expoagro.

No domingo (20), Lobão Filho participa de carreatas em Mirador, às 10h, Sucupira do Norte, às 14h, Pastos Bons, às 16h. A programação encerra, às18h, em Nova Iorque, com uma grande caminhada.

Proposta para reduzir perda na arrecadação é discutida na Câmara Municipal

A Prefeitura de São Luís enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei 43/2014, que autoriza o poder municipal a efetuar protesto de certidão de dívida ativa de título executivo judicial de quantia certa. O texto também autoriza a Prefeitura a registrar os devedores em entidades que prestam serviço de proteção ao crédito e cadastro de inadimplentes, como o Serasa. O projeto foi elaborado para evitar a perda da arrecadação de tributos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Somente a receita do tributo teve queda de 97,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, considerando os índices da inflação. São Luís é uma das capitais brasileiras com o maior índice de inadimplência do IPTU.

A partir da aprovação do Projeto de Lei 43/2014, a Prefeitura poderá encaminhar o nome dos inadimplentes aos órgãos de proteção ao crédito e garantir a cobrança para que os recursos possam ser utilizados nas melhorias que a cidade precisa. Durante a avaliação do dispositivo na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (16), o vereador Isaías Pereirinha (PSL) pediu vista do projeto em nome da Mesa Diretora, para que os parlamentares possam reexaminar a matéria.

O líder do governo, Osmar Filho (PSB), apoiou o pedido de vista para que todos os vereadores possam votar tranquilamente e tendo todo o conhecimento da matéria. “Uma vez que alguns vereadores não estavam presentes quando o secretário [José Cursino] esteve aqui, foi prudente o pedido de vista para uma melhor discussão e para que todos possam votar com clareza”, ponderou Osmar Filho.

Os secretários municipais José Cursino Raposo (Planejamento e Desenvolvimento) e Raimundo Rodrigues (Fazenda) estiveram na Câmara Municipal um dia antes do Projeto de Lei entrar na pauta do Legislativo. Na ocasião, eles esclareceram a importância da matéria para o município e responderam aos questionamentos dos presentes.

Osmar Filho explicou que a medida é necessária para o município melhorar a arrecadação. “Todos sabem a situação em que se encontra a nossa capital, que precisa melhorar a arrecadação. Se um cidadão deixa de pagar a prestação de qualquer coisa, seu nome vai para o SPC ou Serasa. Com a dívida do IPTU não teria por que ser diferente. Isso já é prática de várias outras cidades. Como nós queremos que os benefícios cheguem aos quatro cantos da cidade, a Prefeitura precisa de recursos. A melhoria da arrecadação passa pelo cadastro dos inadimplentes”, afirmou.

O vereador Astro de Ogum (PMN) reforçou que a medida é importante, principalmente porque uma parcela dos devedores são pessoas com maior poder aquisitivo. “As pessoas mais humildes pagam seu IPTU. Nós temos devedores de R$ 50 milhões. Os pobres pagam o IPTU. Quem não paga é o rico. Temos grandes tubarões que não pagam o IPTU em São Luís. Preferem pagar milhões para advogados”, observou.

De acordo com o projeto de lei, uma vez que o contribuinte quitar o débito, a Prefeitura requererá a baixa do protesto, bem como a suspensão ou extinção de ação que eventualmente tenha sido ajuizada. O projeto também visa preservar os contribuintes mais pobres. O art. 6º estipula que a Procuradoria Geral do Município (PGM) fica autorizada a não ajuizar execuções de crédito tributário de baixo valor.

Combate à inadimplência

O combate à inadimplência pelo poder público tem crescido em todo o país. A União possui cadastro próprio de inadimplentes através do Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin). Na esfera estadual, existem mecanismos de cobrança do IPVA que incluem até a apreensão do veículo nos casos de inadimplência.

O procedimento de cadastro dos inadimplentes no pagamento do IPTU em serviços de proteção de crédito já é adotado em várias cidades. No ano passado, foi aprovado em Recife (PE) projeto que prevê a inclusão no Serasa de contribuintes que possuírem mais de R$ 5 mil como dívida do tributo. A Câmara de Goiânia (GO) aprovou projeto semelhante em maio deste ano. Outras capitais como Manaus (AM) e Fortaleza (CE) já adotam a inclusão dos inadimplentes do IPTU no Serasa.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

15 latrocínios no primeiro semestre

Ambulâncias acionadas para socorrer a doméstica Dedilene Silva, que não resistiu aos tiros e morreu
Viatura da PM e ambulâncias acionadas para socorrer a doméstica Dedilene Silva, vítima de latrocínio em janeiro, no Olho d’Água (Foto: Heider Matos/Imirante.com)

Quinze pessoas morreram vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte) no primeiro semestre deste ano, na região metropolitana de São Luís, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Onze crimes aconteceram na capital e a maioria foi praticada com o uso de arma de fogo. Outros dois ocorreram em Paço do Lumiar. São José de Ribamar e Raposa registraram um caso cada um.

A maioria das vítimas eram homens com idade acima de 30 anos. Apenas três das pessoas mortas pelos ladrões estavam abaixo dessa faixa etária. A única mulher que aparece na estatística é a cozinheira Dedilene Lisboa Silva, 30, executada a tiros na tarde de 24 de janeiro quando saía do trabalho, no Olho d’Água. Os autores foram homens que ocupavam um Citröen C-3, que abordaram a doméstica para tomar-lhe a bolsa.

Os números mostram que não há uma área específica da Ilha para a ocorrência dos latrocínios. Os 15 crimes se dividiram entre bairros considerados de classe alta e média, como Olho d’Água, Recanto dos Vinhais, Angelim e Turu, e localidades onde predominam pessoas de baixa renda, a exemplo da Liberdade, Ilhinha e Cidade Olímpica.

Em boa parte dos roubos seguidos de morte as vítimas nem sequer esboçaram reação. Por outro lado, houve casos em que as pessoas mortas se negaram a entregar o bem material ao bandido ou mesmo chegaram a travar luta corporal com o criminoso.

Diante do risco cada vez maior de ser atacado por um assaltante, que muitas vezes age sob o efeito de drogas e/ou movido por extremas violência e covardia, o melhor mesmo é não reagir. E deixar que a polícia faça o seu trabalho depois.

Paulinha Lobão apresenta programa “Pra frente, Maranhão – com a força da mulher”

Paulinha reuniu cerca de 150 mulheres maranhenses para apresentação do programa “Pra frente, Maranhão – com a força da mulher”
Paulinha reuniu cerca de 150 mulheres maranhenses para apresentação do programa “Pra frente, Maranhão – com a força da mulher”

A apresentadora Paulinha Lobão, esposa do candidato a governador Lobão Filho (PMDB), recebeu na noite de ontem (15), em sua residência no Olho D’Água, cerca de 150 mulheres maranhenses para apresentação do programa “Pra frente, Maranhão – com a força da mulher”.

“Abri as portas da minha casa, como simbologia de um coração aberto para atender às mulheres do nosso estado. Estou dando esse primeiro passo de coragem na campanha do Lobão Filho e conto com o apoio de todas essas mulheres para seguirmos firmes com uma campanha bonita e vitoriosa”, declarou a apresentadora.

Na ocasião, Paulinha falou sobre as propostas de políticas públicas de Lobão Filho para as mulheres e sobre o Comitê da Mulher, inovação da campanha do peemedebista: “Nosso comitê é um espaço aberto para as mulheres: mulheres jovens, mulheres maduras… vamos ouvir os anseios dos diversos segmentos, vamos discutir, e apresentar os projetos que promoverão mudanças consistentes em suas vidas”.

Lideranças

Roseana falou das dificuldades de comandar um estado com as proporções do Maranhão e sobre a importância da mulher na vida pública
Roseana falou das dificuldades de comandar um estado com as proporções do Maranhão e sobre a importância da mulher na vida pública

Estiveram presentes no evento a governadora do Estado, Roseana Sarney e a ex-prefeita de São Luís, Conceição Andrade, entre outras líderes políticas e formadoras de opinião. Roseana falou da capacidade de Lobão Filho e de sua confiança no candidato: “eu apoio de todas as maneiras possíveis o candidato Lobão Filho. Ele é um jovem lutador, guerreiro, tem experiência como senador, foi presidente da Comissão Mista de Orçamento do Senado, que é uma grande responsabilidade, está preparado para ser o próximo governador do Maranhão e será ainda melhor do que eu”.

Roseana também falou das dificuldades de comandar um estado com as proporções do Maranhão e sobre a importância da mulher na vida pública. “É difícil, mas é possível. Fui a primeira mulher a governar um estado neste país, mas ainda somos a minoria na vida pública porque a mulher ainda se omite. As mulheres movem montanhas, elas são acostumadas a tomar conta de casa, tomar conta dos filhos e ainda trabalhar. Por isso estou confiante de que vamos desenvolver cada vez mais essa campanha, porque somos multiplicadoras de opiniões e podemos ajudar muito as pessoas a escolherem o melhor governador pro nosso estado. Vamos conseguir sim, porque a força da mulher é tudo!”, declarou confiante, a líder do executivo no Maranhão.

A ex-prefeita Conceição Andrade também destacou o papel da mulher na decisão do futuro político do estado. “A mulher é definitiva na campanha. A maioria do nosso eleitorado é composto de mulheres e nós precisamos dizer aos nossos governantes como queremos que ele governe, sobretudo porque o interesse maior diz respeito aos nossos filhos e netos, e nós precisamos de políticas públicas que levem estes jovens a um futuro melhor. Então, é participando que nós vamos contribuir. É necessário que as mulheres do maranhão se manifestem e venham participar e cobrar, para que o estado melhore cada vez mais”, concluiu.

Paulinha enumerou propostas de políticas públicas de Lobão Filho para as mulheres e sobre o Comitê da Mulher, inovação da campanha do peemedebista
Paulinha enumerou propostas de políticas públicas de Lobão Filho para as mulheres e sobre o Comitê da Mulher, inovação da campanha do peemedebista

Propostas de Lobão Filho de políticas públicas para as mulheres do Maranhão:

· Implantação gradativa de creches em horário integral nos grandes centros urbanos do Maranhão;

· Priorizar ações de segurança preventiva para combater a violência contra mulheres;

· Incentivo e apoio à economia solidária (artesanato, cultura e turismo) com ênfase no meio rural, priorizando as entidades de mulheres trabalhadoras rurais;

· Manter as ações de regularização fundiária e de assentamento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra;

· Priorizar a atenção às mulheres em situação frágil dentro da Política de Assistência Social;

· Desenvolver programas e projetos que assegurem a inclusão da mulher no processo de desenvolvimento mediante garantia de direitos à segurança, saúde, educação, trabalho e renda e o exercício pleno da cidadania;

· Implantar programas e projetos de defesa dos direitos da criança e o adolescente com ênfase no combate às drogas, ao abuso sexual, bem como à discriminação sexual;

· Aumento da participação das mulheres à frente de secretarias e órgãos executivos do governo.

Faltou objetividade

O atacante Tadeu comemora o gol que selou a vitória do Náutico sobre o Sampaio, na Arena Recife
O atacante Tadeu comemora o gol que selou a vitória do Náutico sobre o Sampaio Corrêa, na Arena Recife

O Sampaio Corrêa até que jogou bem em sua primeira partida na Série B após a parada para a Copa do Mundo, mas não o suficiente para pelo menos empatar com o Náutico, na Arena Recife. Se não foi justa, a derrota de 1 x 0 foi um castigo para um time que tocou a bola com desenvoltura, marcou com certa eficiência, mas não soube concluir com competência as jogadas que construiu. Com o resultado negativo, o Tricolor caiu duas posições e agora ocupa a 8ª colocação no campeonato.

Aliás, a imprecisão nas finalizações vem prejudicando gravemente a campanha do Sampaio na competição. O time maranhense foi melhor do que o adversário em quase todos os 10 jogos que disputou até agora. Ontem não foi diferente, mas a superioridade novamente não se converteu em gols.

Jogar bem e sair de campo com o empate ou até mesmo derrotado tornou-se comum para o Sampaio nesta Série B. Dentro ou fora de casa, a equipe sabe ocupar os espaços, joga com velocidade e mostra ter bom preparo físico. Mas quando parte para finalizar peca excessivamente, algo imperdoável para um clube que almeja continuar ascendendo no futebol nacional, objetivo traçado pelo presidente Sérgio Frota.

O Sampaio precisa acertar a pontaria ou substituir os jogadores que não estiverem cumprindo suas funções a contento. A necessidade maior de mudança é no ataque, pois os atletas da posição pouco produziram nos primeiros 10 jogos. Para se ter ideia da ineficiência, o jogador de frente que mais marcou gols até agora foi o reserva Edgar.

O Sampaio já provou ser um dos times mais qualificados dentre os 20 que disputam a Série B. O problema é a baixa produtividade dos atacantes, um drama que precisa ter fim o quanto antes, tamanha a ameaça que representa.

Desesperado, Flávio Dino acompanha trabalhos de Lobão Filho para pautar sua assessoria

Assessoria de Dino vem plagiando temas abordados por Lobão Filho
Assessoria de Flávio Dino vem plagiando temas abordados por Lobão Filho

O comunista Flávio Dino “incorpora” as idéias, projetos e atitudes do candidato Lobão Filho (PMDB), líder da coligação “Pra Frente, Maranhão”, composta por 18 partidos políticos.

Bastou o senador divulgar o projeto de lei 676/2011 em que solicita pena mais dura para os crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, peculato e contra licitações relativas a contratos, programas e ações nas áreas de saúde e educação públicas para que o chefão do comunismo soltasse a pérola: “combate à corrupção marcou a atuação de FD como deputado”.

Conforme pode se constatar nos print’s, a matéria do senador Lobão Filho foi publicada às 15h desta segunda-feira (14) enquanto a “cópia” do comunista foi postada no site oficial Vermelho às 17h23 também da segunda-feira, do dia 14.

Portanto, duas horas e 23 minutos após o senador Lobão Filho divulgar uma medida prática de combate à corrupção, em especial, nas áreas de saúde e educação, para que o “símbolo da mudança” ou a “cópia mal feita” tentasse enganar o eleitor com idéias ou posturas que não são suas de fatos. “Jogos de cena”, em que Dino veste o véu da mudança, mas da mudança para o pior.
O trabalho do senador faz eco e como ele mesmo afirma “esses fatos nefastos devem ser combatidos e denunciados, de forma incisiva, por todos os setores da sociedade”, enquanto Dino e sua trupe fazem apenas discursos vazios, sem nada de novo, nem trabalho a mostrar.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima