Em um ano, reajuste concedido a professores municipais foi o dobro da inflação

Professores mantêm greve, apesar do maior reajuste salarial da história da categoria (Foto: Biné Morais/O Estado)
Professores  municipais mantêm greve há dois meses, apesar de terem obtido o maior reajuste salarial da história da categoria (Foto: Biné Morais/O Estado)

A greve de professores da rede municipal de ensino de São Luís, que nesta terça-feira completará dois meses, transcorre em meio a uma situação intrigante, que diz respeito justamente à melhoria salarial, principal item da pauta de reivindicações da categoria. Contemplados, em apenas um ano, com dois reajustes que somam 12,5%, os docentes da capital maranhense podem se considerar privilegiados, pois o acréscimo aplicado aos seus vencimentos equivale a quase o dobro da inflação registrada no período, que foi de 6,37%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Raras foram as categorias profissionais em todo o país que tiveram ganho tão significativo em suas remunerações. Em junho do ano passado, os professores obtiveram 9,5% de reajuste. Com os 3% de reposição concedidos mês passado pela Prefeitura de São Luís ao funcionalismo, a classe do magistério foi mais uma vez favorecida. Sem contar que já ganham acima do piso nacional.

Apesar de terem sido beneficiados com o maior reajuste salarial da sua história, os professores, tendo à frente o sindicato da categoria, insistem em manter a greve, que tanto prejuízo já causou aos mais de 130 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. Ao adotar postura tão radical, os educadores – se é que neste momento merecem ostentar tão nobre título – demonstram falta de bom senso e insensibilidade extrema com a situação de dezenas de milhares de crianças e adolescentes que dependem do seu trabalho e da sua boa vontade para vislumbrar um futuro melhor.

Obviamente, os professores merecem todos os ganhos possíveis, tendo em vista a atividade importante que exercem e o desgaste físico e psicológico ao qual são submetidos no dia a dia. Por outro lado, devem, mesmo diante das dificuldades, inerentes a tantas outras profissões, estar cientes do seu compromisso, algo que parecem ter esquecido em meio aos piquetes, assembleias gerais e ao ócio em que muitos passaram a viver neste período sem aulas.

Mesmo com os vencimentos reajustados em um percentual que chega a quase duas vezes o índice inflacionário, os professores se mantêm irredutíveis em seu propósito de continuar com a greve. E por sua intransigência começam a atrair para si a antipatia da sociedade, que já percebeu que a paralisação nunca teve razão de ser.

Vacina contra hepatite A já está disponível em Paço do Lumiar

vacinaA Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar (SEMUS) convoca pais e responsáveis para levar até o dia 31 de julho, as crianças entre 1 e 2 anos para tomar a dose da vacina contra a Hepatite A. Em Paço do Lumiar, todas as Unidades Básicas de Saúde e Centros de Saúde estão abastecidas com as doses desta, e de outras vacinas do calendário infantil e adulto.

A mobilização estadual contra a Hepatite teve início no dia 14 de julho. As UBS e Centros de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

A Hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Geralmente, não apresenta sintomas. Porém, os mais frequentes são: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Quando surgem, costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção. Como as hepatites virais são doenças silenciosas, consulte regularmente um médico e faça o teste.

Previna-se

A melhor forma de se evitar a doença é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico, como por exemplo:

· Lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos;

· Lavar bem, com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos;

· Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e carne de porco;

· Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras, entre outros cuidados.

UBS e CS

UBS Maiobão; UBS Tambaú; UBS Iguaíba; UBS Maioba; UBS Pirâmide; UBS; Itapera/Mocajituba; UBS Pindoba; UBS Lima Verde; CS Santa Rita de Cássia; CS Nsª Senhora da Luz; CS Vila São Pedro; CS Vila Cafeteira; CS Paranã; CS Nova Canaã; CS Vila São José.

Ministério Público Eleitoral divulga lista definitiva com 23 impugnações

Deputados Cleide Coutinho, Hemetério Weba, Magno Bacelar e Raimundo Louro estão entre os 23 impugnados
Deputados Cleide Coutinho, Hemetério Weba, Magno Bacelar e Raimundo Louro estão entre os 23 impugnados

A Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE/MA) concluiu a lista com os nomes dos 23 candidatos impugnados. Cada candidato tem o prazo de sete dias, depois da notificação, para recorrer. Todas as impugnações deverão ser julgadas até dia 21 de agosto, 45 dias antes da eleição.

Entre os impugnados estão quatro deputados estaduais: Cleide Coutinho (PSB), Hemetério Weba (PV), Magno Bacelar (PV) e Raimundo Nonato Alves Pereira, o Raimundo Louro (PR).

O último nome acrescido à lista foi o de Hildon Marques, que teve contas públicas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Assim como Hildon Marques, a maioria dos 23 candidatos impugnados pela PRE/MA foi com base na Lei da Ficha Limpa.

Segue a lista completa dos candidatos impugnados:

impugnados3

Celular escondido em saco de biscoito

Enedina, o celular, o pacote de biscoito e outros objetos apreendidos na revista
Enedina, o celular, o pacote de biscoito e outros objetos apreendidos na revista

Policiais militares flagraram, no último sábado, mais uma mulher tentando entrar com um celular em uma unidade do sistema prisional do Maranhão. Enedina Silva Campos, 43 anos, moradora da Cidade Olímpica, levava o aparelho escondido em um pacote de biscoito para ser entregue a um detento da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil, possivelmente o seu companheiro.

A ocorrência foi registrada por volta das 10h30 por policiais militares que faziam a revista em familiares que visitariam presos da unidade. O caso foi divulgado em boletim enviado diariamente à imprensa pelo Batalhão de Choque da PM.

Enedina foi conduzida sem lesões corporais ao Plantão Central do Cohatrac para que fossem tomadas as providências cabíveis.

Venceu, mas não convenceu

Válver comemorar após marcar o gol salvador do Sampaio, aos 41 minutos do segundo tempo
O meia Valber deixou o banco de reservas para marcar o gol salvador do Sampaio, aos 41 minutos do 2º tempo

Diferente do jogo contra o Náutico, na rodada anterior, quando dominou o adversário, mas acabou perdendo por 1 x 0, o Sampaio Corrêa derrotou o Bragantino, no último sábado, no estádio Nabi Abi Chedid, pelo mesmo placar, sem ter exibido um bom futebol. O time não marcou com eficiência, construiu poucas jogadas de ataque e foi ameaçado várias vezes pelo rival. Ainda assim saiu de campo com os três pontos, subiu três posições e agora é o 7º na classificação do Campeonato Brasileiro da Série B.

Deixando de lado a atuação pouco inspirada, o importante foi a vitória, que levou o Sampaio a reabilitar-se na competição. Isso porque um novo revés deixaria o Tricolor maranhense mais distantes do G-4 e acenderia o alerta para o risco de ingresso na indesejável zona de rebaixamento. Por isso, o placar, por si só, foi fundamental para as pretensões do time comandado pelo técnico Flávio Araújo. Quanto ao desempenho nos 90 minutos, este deixou muito a desejar, situação que precisa ser corrigida o quanto antes.

A mudança no ataque não surtiu o efeito esperado. Edgar, que dessa vez começou jogando, no lugar de Pimentinha, pouco produziu e quando teve a chance de marcar, ainda no primeiro tempo, não o fez. O centroavante Willian Paulista mais uma vez foi improdutivo e limitou-se a movimentar-se na frente, mas sem oferecer perigo ao Bragantino. O poder ofensivo do Sampaio foi quase nulo até os últimos minutos da partida, tanto que o gol salvador foi marcado pelo meia Valber, que saiu do banco de reservas para sacramentar a vitória, aos 41 minutos da etapa final, em um chute certeiro de fora da área, no canto direito do goleiro.

Por várias vezes, o time paulista, que é o penúltimo colocado da competição, chegou à defesa do Sampaio em condições de marcar. Não fossem as boas defesas do goleiro Luís Müller e o fato de o adversário ser pouco qualificado, o desfecho do jogo teria sido outro.

A vitória contra o Bragantino foi providencial, pois renovou as chances do Sampaio de continuar brigando pelas primeiras posições da tabela. Mas percebe-se que falta ao time capacidade ofensiva, uma falha imperdoável em qualquer competição.

Assista aos melhores momentos do jogo:

[youtube 83yvgTT19r4]

Flávio Dino deve respostas ao Maranhão

O candidato comunista ao governo, Flávio Dino, foi alvo de acusações graves do adversário Zeluís Lago (PPL) no último dia 14 e com seu silêncio parece admitir culpa. Flávio Dino, o povo quer saber:

[youtube oDgD33V5yOk]

[youtube wLJDD2a6qpQ]

[youtube r7b1x7yqHAE]

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima